JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 20 de março de 2017

IBERÊ THENÓRIO ( O MANUAL DO MUNDO ) ESTEVE EM LONDRINA - PARANÁ

BONDE

Youtubers vêm a Londrina para encontro com fãs

Na última quinta-feira (16), os youtbers do canal "O Manual do Mundo", Iberê Thenório e sua esposa, Mari, vieram à Londrina para uma sessão de autógrafos e fotos com fãs, no Boulevard Londrina Shopping 

O casal chegou por volta das 16h15 e, do aeroporto, foi direto para o espaço que o shopping montou para recebê-los. Os dois fazem em seu canal vídeos bastante didáticos e experimentais. Com pegadinhas, experiências científicas e até receitas divertidas, o canal agrada crianças, adolescentes e até adultos. 

Muitas crianças estavam ansiosas para conhecer o casal e receber o autógrafo no livro "O Manual do Mundo". Os irmãos Felipe, Antônio, Augusto e Francisco de 7, 9, 11 e 6 anos, respectivamente, gostam muito do canal, principalmente dos vídeos que mostram experiências e pegadinhas. "O labirinto hidrofóbico foi o mais difícil de fazer.", confessaram os irmãos.


Eles foram até o shopping para receber um autógrafo no livro que os quatro usam para fazer as experiências: "É muito legal eles estarem aqui porque a gente pode conversar com eles e pegar um autógrafo" comentou Antônio. 

A química Kamila Ody também gosta bastante do canal. Ela contou que começou a assistir aos vídeos quando estava no ensino médio, pois se interessava muito pelas experiências e tinha interesse em fazer o curso de química, e acompanha o canal até hoje. "Eu gosto bastante quando é voltado para a área de química, científica. E eu já dei aula e às vezes usava os vídeos deles nas minhas aulas, algumas experiências que tinham relação com o conteúdo." 

Maisa Carvalho/Redação Bonde
Mari e Iberê dando entrevista para um programa de televisão local e conhecendo um fã londrinense

Maisa Carvalho/Redação Bonde
Crianças e pais que aguardavam desde às 14h em volta do espaço para receber Iberê e Mari

O Manual do Mundo 

O Youtube é, atualmente, uma importante plataforma na qual surgem cada vez mais profissionais e ídolos. As crianças e adolescentes nascidos depois dos anos 2000, acostumados com a internet, circulam muito mais por plataformas informacionais e de entretenimento online, que para eles têm muito mais influência que a televisão. 

"O Manual do Mundo" é um dos maiores canais brasileiros no Youtube, com mais de 7 milhões de inscritos. Hoje, o canal é a profissão de Mari e Iberê. "O que é legal é que como demorou dez anos, a gente viu que as coisas iam acontecendo. Em 2011 a gente percebeu que conseguiria transformar isto em profissão." 

Ao falar um pouco sobre sua história, eles informam que tudo começou de forma bem caseira e cada inscrito foi conquistado com muito trabalho. Eles conseguiram se dedicar e transformar "O Manual do Mundo" em profissão em 2012. "A gente foi montando o canal com o tempo. No começo, era um canal de ensinar a fazer coisas, mas aí as experiências começaram a fazer mais sucesso. A gente foi moldando o canal de acordo com o que as pessoas gostavam e a gente sabia fazer de melhor." 

Iberê afirma que é muito difícil chegar onde chegaram, porque diferente de muitos sucessos atuais, que conquistam fama em períodos de tempo muito curtos, o canal deles começou muito cedo, nos primeiros anos do Youtube. "É muito difícil você chegar a ficar grande e se manter grande. A gente foi crescendo junto com o Youtube, não foi uma explosão, não chocou a gente." 


Luana Harumi/Divulgação
O jovem Jonas, de 12 anos, que aguardava na fila pelo autógrafo dos youtubers em seu livro


Luana Harumi/Divulgação
Iberê com as crianças que esperavam em volta do espaço Manual do Mundo

Como começaram muito cedo, eles foram descobrindo como funcionava o entretenimento na internet e conseguiram se adaptar de acordo com o que seu público queria e como a internet evoluía. "Se você comparar nossos vídeos lá de 2008 com os de hoje, é muito diferente, a gente foi se profissionalizando.", conta Mari. 

Iberê afirma que o canal ainda pode se modificar bastante de acordo com os avanços do próprio Youtube. "Mesmo naquela época a gente nunca imaginava que faria tanto sucesso, a gente foi crescendo junto. Ainda hoje é algo que está se modificando. Hoje muitas crianças querem ser youtuber, não jogadores de futebol." 

O espaço "O Manual do Mundo" vai ficar no Boulevard Londrina Shopping até o dia 28 de março, das 14h às 20h, no piso térreo, e conta com uma oficina de experiências feitas por Iberê e Mari no canal. 


Luana Harumi/Divulgação
Tarde de autografos com Iberê e Mari no espaço Manual do Mundo

Maisa Carvalho - Redação Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário