JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 12 de julho de 2012

FESTIVAL DE MÚSICA DE LONDRINA 2012 SÁBADO

FOLHAWEB

Londrina já respira música
32 edição do Festival de Música começa no sábado e prossegue até o dia 28 com intensa programação de cursos e diversas atrações nos palcos
Fotos: Divulgação
O diretor artístico Marco Antônio de Almeida em foto tirada no saudoso Ouro Verde: espaço destruído pelas chamas será homenageado com um concerto especial
Bastante querido pelo público londrinense, maestro japonês Daisuke Soga compôs uma sinfonia especialmente para a ocasião
O incêndio do Cine Teatro Universitário Ouro Verde está completando cinco meses hoje. Palco principal para apresentações do Festival de Música de Londrina, o espaço destruído pelas chamas será homenageado com um concerto especial durante a programação do evento. 


A 32 edição do Festival começa neste sábado e prossegue até o dia 28 deste mês com suas tradicionais grades artística (concertos e recitais) e pedagógica (cursos e oficinas), além de seus projetos sociais. Pautado pelo slogan ''Festival de Todos os Sons'', abrange do erudito ao popular levando melodias e ritmos para diversos pontos da cidade e ainda para alguns municípios da região (Cambé, Rolândia, Sertanópolis e Maringá). 



Entre as atrações convidadas deste ano estão a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP); a Orquestra de Cordas da Universidade de Brasília; a fagotista norte-americana Janet Grice; a pianista ucraniana Julija Botchkovskaia; a soprano catarinense Kalinka Damiani; o Duo Ressonâncias (formado pelas pianista gaúchas Lúcia Cervini e Joana Holanda); o Duo de Violino e Piano formado por Nicolas Koeckert e Kristina Miller; e o cantor Moacyr Franco. 



O compositor Claude Debussy será homenageado na passagem dos 150 anos de seu nascimento com três concertos no Teatro Crystal. Outro destaque do evento será o ''Jazz in Festival'', coordenado pelo músico Kiko Jozzolino e que ocorrerá ao longo de três dias no bar Valentino. O concerto em homenagem ao Teatro Ouro Verde terá regência do maestro japonês Daisuke Soga, que compôs uma sinfonia especialmente para a ocasião com o objetivo de saudar a reconstrução do prédio histórico. 



A peça, intitulada ''Phoenix'' (uma alusão ao pássaro da mitologia grega que renasce das cinzas), foi escrita para orquestra, coro e solista. A apresentação está marcada para o dia 22 deste mês no Zerão. ''Foi ele a primeira pessoa a me avisar da tragédia do incêndio. Eu estava na Alemanha e recebi uma mensagem dele através da internet'', conta o pianista e diretor artístico do festival Marco Antônio de Almeida. 



Sem o Ouro Verde, a organização do 32º FML elegeu a Catedral Metropolitana para abrigar três dos concertos mais importantes - entre eles o de abertura neste sábado (com reapresentação no domingo) e que terá a Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) executando temas de Villa-Lobos e Beethoven, intercalados com apresentação de coros da UEL e da Igreja Presbiteriana Central e solo de trompete do músico Cícero Cordão. 



''Será uma nova experiência no processo de escuta, aliada à espiritualidade e a energia características de um templo'', assinala Almeida. ''Por ser uma iniciativa inédita, escolhemos repertório e instrumentos adequados ao ambiente para não correr riscos. Evitamos, por exemplo, o piano, que soaria como um zunzunzum de banheiro. Por outro lado, as vozes e os metais poderão resultar em efeito sonoros positivos na acústica. Espero que seja a primeira de uma série de apresentações no local.'' 



As vendas de ingressos para a programação artística começam hoje nas bilheterias instaladas no Shopping Royal Plaza, que funcionarão diariamente das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia), com apresentação de documentação. Os concertos de abertura serão gratuitos, sendo necessária a retirada de convites (máximo de dois por pessoa). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário