JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 15 de maio de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA ( JORNAL VIRTUAL )

15/05/17

CASAS COHAPAR



Exatamente 6.994 senhas foram distribuídas durante duas semanas na parceria da Prefeitura com a COHAPAR visando atender as famílias interessadas em participar dos novos programas habitacionais do governo estadual, direcionado às famílias de todas as faixas de renda. Agora começou o atendimento com horário agendado na Rua Santa Catarina nº 1431, centro. Cada cidadão deve se atentar para o dia e a hora marcada e levar toda a documentação necessária para dar andamento ao processo. 


TAPA BURACOS

A Secretaria de Infraestrutura promoveu um mutirão de tapa-buracos nas ruas do Jardim Novo Horizonte. Foram contempladas as ruas Croton, Goivos, Grevilha, Mogno, Bellis, Flamboyant, Jacarandá e Margaridas. 

ASS. SOCIAL

A Secretaria de Assistência Social rendeu homenagens às 16 Assistentes Sociais que atendem na cidade. Dia 15 de maio é celebrado o “Dia do Assistente Social”, que prestam relevantes serviços no alcance da cidadania. O Vice-Prefeito Roberto Negrão, a Secretária de Assistência Social Sandra Martins e as Assistentes Sociais estiveram no evento, que contou com um café da tarde e a entrega de uma lembrança as profissionais.


CAPS



Na manhã de sexta-feira (11), aconteceu um evento integrativo dos Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS)de Rolândia (CAPSi, CAPS Ad e CAPS II) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) em comemoração ao Dia das Mães, cujo objetivo foi discutir a saúde (física e mental), bem como a importância da maternagem. O evento contou com vários usuários dos três serviços, bem como seus profissionais. Os participantes (homens e mulheres) desfrutaram de um coffee-break, sorteio de brindes, maquiagem e cuidado com o cabelo (corte e penteado). 


SÃO MARTINHO


A Subprefeitura de São Martinho e a Secretaria de Infraestrutura promoveram melhorias em áreas institucionais no Distrito de São Martinho. Foram realizados os serviços de limpeza e roçagem nos arredores da Paróquia São Martinho. O Subprefeito Sandro Leonardi acompanhou os trabalhos. 

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para: 

Analista de Crédito;

Assistente Administrativo;

Conferente de Carga e Descarga;

Trabalhador na Avicultura de Postura;

Vendedor Interno (Materiais de Construção).

Obs. O SINE ainda tem disponibilidade de vagas para "JOVEM APRENDIZ" de 18 a 22 anos. Os interessados devem comparecer na Agência do Trabalhador para esclarecimentos. 

INTERNET



A Prefeitura comunica que, devido a um acidente em que um caminhão com carga alta destruiu a alimentação de internet da SERCOMTEL em Rolândia, situado na Rua Ivaí, os serviços online do site e a internet interna ficaram fora do ar da manhã de sexta-feira (12) até por volta das 12h40 desta segunda, dia 15, quando os técnicos da empresa religaram por completo a rede. Todos os serviços foram reestabelecidos. A equipe da Tecnologia da Informação da Prefeitura de Rolândia também trabalhou insistentemente na solução do ocorrido. Lamenta-se o transtorno provocado por motivo que foge da alçada do Executivo Municipal e agradecemos a compreensão. Da Assessoria. 

-- 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

ROLÂNDIA : PREFEITO FRANCISCONI FALA AO VIVO PELO FACEBOOK

15/05/2017

RESUMO

- Sobre os buracos nas ruas. Estamos esperando a vinda de recursos e uma máquina de micro pavimento.

- Neste momento de falta de verbas em todos os níveis estamos em busca de recursos. estamos correndo atrás.

- A infra-estrutura é o que mais exige do município. Estamos sempre em Brasília e Curitiba atrás de verbas e recursos.

- Estamos estudando a Municipalização do transito.

- Estamos estudando mudanças no centro da cidade. Iluminação com lâmpadas LED.

- Estamos perto de tomar posse dos barracões antigos da COMPAGER, armazéns ferroviários. Queremos revitalizar toda aquela área. Vamos por ali uma área do produtor, gastronomia, artesanato, cultura e artes.

- No jardim monte carlo tbm vai haver tapa buracos.

- Rolândia vai ter o maior hospital de olhos do Brasil. Vai começar em breve.

- O Hauly sempre ajudando Rolândia.

- Através do Hauly vamos recuperar o ginásio de esportes emílio gomes.

- Passarela na Igreja da ressurreição. cruzamento. estamos em busca de soluções. evitar acidentes.

- ampliar o sinal da internet.

- melhorias das calçada. dar incentivo ao proprietários.

- vamos receber ainda muitos recursos este ano.

- cada um tem que fazer a sua parte para manter a cidade limpa.

- se cada um limpar a frente de sua casa limpamos a cidade em 5 minutos.

- precisamos todos combater os focos do mosquito da dengue.

- O setor de saúde melhorou muito. a estrutura dos postos,. equipamentos. ar condicionado, cadeiras. melhorar a sala de espera. fisioterapia, aparelhos de cardio reversão. compramos novos carros. equipamentos ginecológicos.

- Estamos perto da retomada da obra da creche do Perazolo.

- Não temos mais falta de médicos. Pediatra é um problema nacional. falta em todo o brasil.

- Sobre o leite especial, temos que seguir os tramites da lei,

- quase que derrubo o café.

- agradeço a participação e presença de todos. Me ajudem a transformar Rolândia. Boa noite. Fiquem com Deus. Boa semana. Preciso da ajuda de vocês.

FRANCISCONI



ROLÂNDIA : VEREADOR REGINALDO SILVA VAI SER INVESTIGADO POR QUEBRA DE DECORO

RESUMO DO QUE FOI DISCUTIDO E APROVADO PELOS VEREADORES DE ROLÂNDIA. SESSÃO DE HOJE. 15/05/2017. TERMINOU AS 20:50 HORAS.


Representação feita por Patricia Benevides Ferreira.



Apresentou pedido de abertura de Comissão Processante para investigar Ato incompatível com o decoro parlamentar  praticado pelo vereador Reginaldo Silva.



O representado em data de 06/01/2017, usou "agressão covarde por meio de socos, deformando o seu rosto". Somente foi interrompido por terceiros que passavam pelo local. "usou de força física como se tivesse brigando com um homem", - diz o documento. 



Que não houve arrependimento posterior, - segundo a requerente. 


Diz a representação ainda que o Comportamento do vereador foi e é incompatível com a conduta de um homem de bem, devendo ser substituído pelo suplente,  obedecido o processo legal com direito a ampla defesa e o contraditório. 

Tudo segundo a representação que embasou o pedido e que foi lida pelo vereador Irineu de Paula, 1º secretário.



No pedido final foi solicitado a formação de uma comissão de julgamento obedecendo a proporcionalidade partidária. 



Ver. Rodrigão usa da palavra e opina contra a investigação. Chegou a chorar para dizer que é contra este tipo de investigação. Disse que isso é pra ser investigado na delegacia e não aqui na Câmara. 



Reginaldo Silva tentou falar mas foi proibido. Segundo a assessoria jurídica a lei proibi que o investigado fale nesta oportunidade. É que ele  já havia sido substituído pelo suplente.



Alex Santana disse que é favorável que seja investigado o fato por Comissão de vereadores. Temos que ouvir as duas partes. com ampla defesa. depois julgar. 



A votação foi nominal. Por partido político com representantes na Câmara. necessário 7 votos. 



Com a votação apurou-se 8 votos sim, sendo  aprovada a investigação, que será feita no prazo da lei.



João ardigo votou pela abstenção e Rodrigão foi contra. 



Ato contínuo, foi formada a Comissão processante.  ficou assim constituída: Edileine Grigio, Irineu de Paula e Rodrigão.



Fala do JOÃO GAÚCHO



Nestre 84 dias da nova legislatura este é o 3º pedido de CEI. Pergunta se é isso que a população espera de nós? Estamos lavando roupas sujas aqui. Precisamos respeitar o povo. o povo que reclama por melhorias, por obras. Precisamos avançar e melhorar muito. Precisamos começar uma nova política. Precisamos melhorar. Avançar. concluiu.



MARIA DO CARMO



Estamos passando por um momento delicado e desagradável. vamos analisar com carinho o caso do Reginaldo com carinho. o nosso julgamento vai ser isento de interesses políticos. vai ser imparcial. O povo pode confiar em nós.



REGINALDO SILVA



Em resumo assim se pronunciou: "Isto que está acontecendo aqui é uma perseguição política. é lamentável o que vemos. talvez aqui não seja o  meu lugar. Aqui não é o local para este tipo de denuncia e investigação. A politica está tudo errado. A cidade tem os políticos que merece.  Rolândia merece coisa melhor. Disse que apenas separou uma briga de sua  mulher com a  cunhada (denunciante). Não acho certo que um caso familiar seja julgado aqui. A palavra decoro é muito abrangente. Um dia um outro vereador aí pode passar por um caso semelhante ao meu e sofrer um processo semelhante de cassação de mandato. A justiça ainda não julgou o meu processo crime. Eu confio na justiça. Quero provar a minha inocência perante a Comissão julgadora. Que se faça justiça". Fui gerente de um estabelecimento e formei o meu nome com trabalho  e honra."



RODRIGÃO



Pediu a palavra mas não conseguiu falar. foi interrompido pela mãe de Reginaldo silva que estava muito nervosa no plenário.

Não havendo mas condições e evitando algo pior o sr. presidente encerrou a sessão.



SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ROLÂNDIA

15/05/2017

Perdi uma parte da sessão

ALEX
Pediu recursos financeiros ao deputado Cobra.

JOÃO ARDIGO

Pedido para recuperar as calçadas do centro da cidade. As mães com carrinho de bebê e cadeirantes estão sofrendo muito.

Pediu solução do trânsito da Av. Ailton Rodrigues Alves, onde mais uma vida foi ceifada.

Em frente o Pennachi tem muito sujeito. (aparte de Reginaldo Silva)

Em frente a AABB o problema é grave. (Alex)

Sobre médicos Oftalmo. Demora para a realização das consultar. Tem cadeirantes andando na  rua por causa das péssimas calçadas. ( Andrezinho)

Precisamos tbm construir a guia para deficientes visuais  nas calçadas.  ( Edileine)

Precisamos incrementar a industrialização do município. vários barracões fechados.

Precisamos dar prosseguimento da operação tapa buracos e lama asfáltica.

Amanhã reunião do CONTUR. 19:3O hrs. no Nanuk. Rolândia na rota do café. Agora com Museu.

Sábado tivemos a feira do artesanato. O público precisar participar mais. A prefeitura precisa  divulgar.  O Blog do Farina tem divulgado este encontro

SILVIA UNBEHAUN ( IGREJA LUTERANA)

Veio divulgar a festa da colheita que a Farina vídeos divulga todo ano. Veja no Youtube.

foi instalada em Rolândia em 29/03/1936.

Congrega membros alemães e de outras etnias.

Temos tbm outras festas.

Além dos produtos das colheitas, mas tbm o marceneiro, comerciante, etc...

A festa de Rolândia foi incluida em uma revista famosa no Estado.

Vem gente de longe.. divulga Rolândia.

começa sábado com um baile no Concórdia.

No domingo começa com o Culto as 10 horas.

Após o almoço com muita música e dança. Ambiente familiar com muito respeito e alegria.

Podem trazer as crianças. Há espaço para elas.

ORDEM DO DIA

Sessão sendo realizada neste momento. (Rolândia Total - Web Rolândia)

votação dos requerimentos dos vereadores.

Aprovado projeto de Resolução 01/2017. Não foi mencionado o teor. nem o resumo.

Requerimento endereçado ao Sismepar. Cirurgias ortopédicas. João Ardigo.

A fila está enorme. ( Alex)

Solicitação de faixa de pedestres elevada nas escolas. (Rodrigão)

Internet grátis nas praças.

Pedido de Cassação de mandato do vereador Reginaldo Silva


Vai haver agora a votação nesta sessão. Para analisar a necessidade da investigação.



Representação feita por Patricia Benevides Ferreira.



Ato incompatível com o decoro parlamentar.

O representado em data de 06/01/2017, usou agressão covarde por meio de socos, deformando o seu rosto. Somente foi interrompido por terceiros que passavam pelo local. usou de força física como se tivesse brigando com um homem.

Que não houve arrependimento posterior.

Diz a representação que o Comportamento do vereador foi e é incompatível com a conduta de um homem de bem, devendo ser substituído pelo suplente, enquanto o mesmo seja julgado pelos demais pares. Devendo ser obedecido o processo legal com direito a ampla defesa.


Deve ser formada comissão de julgamento obedecendo a proporcionalidade partidária.

Rodrigão opina contra a investigação. Chegou a chorar para dizer que é contra este tipo de investigação. Disse que isso é pra  ser investigado na delegacia.

Reginaldo Silva tentou falar mas foi proibido.

Alex Santana disse que é favorável a que seja investigado por Comissão. Temos que ouvir as duas partes. com ampla defesa. depois julgar.

A votação será nominal. Por partido. necessário 7 votos.

8 votos sim.   aprovada a investigação.

João ardigo votou abstenção e Rodrigão foi contra.

Está sendo formada agora a Comissão de julgamento.

Estamos acompanhando agora ao vivo.

Membros da comissão ficou assim constituída: Edileine, Irineu de Paula, Rodrigão.

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

JOÃO ARDIGO

Visitação aos postos de saúde amanhã. Amanhã 7 horas.

JOÃO GAUCHO
84 dias da nova legislatura. 3º pedido de CEI. Pergunta se é isso que a população espera de nós? Estamos lavando roupas sujas. Não respeitar o povo. o povo que reclama por melhorias. Precisamos avançar e melhorar muito. Uma nova política. Precisamos melhorar.

MARIA DO CARMO
Estamos passando por um momento delicado e desagradável.  vamos analisar com carinho o caso do Reginaldo com carinho.

REGINALDO  SILVA
Um perseguição política. lamentável. talvez aqui não seja o meu lugar. a politica está tudo errado. A cidade tem os políticos que merece. e Rolândia merece coisa melhor. Disse que separou uma briga da minha mulher com a minha cunhada. Não acho certo que um caso familiar seja julgado aqui.

RODRIGÃO
Não conseguiu falar. foi interrompido pela mãe de Reginaldo silva que estava muito nervosa.


VEJAM  UM DOS  VÍDEOS. By FARINA.
link
https://youtu.be/p7fuRChZcyk






VÍDEO GUERRA DO CONTESTADO EM CALMON - SC. By FARINA

NOTAS DE FALECIMENTOS EM ROLÂNDIA ( SEMANA )

FONTE\; MANCHETE DO POVO






































14/05 - CARLITO UNBEHAUN

POVO DE ROLÂNDIA E ARAPONGAS CONTRA O PEDÁGIO

FONTE: JORNAL MANCHETE  DO POVO

QUEREMOS A NOSSA ESTRADA DO CEBOLEIRO DE VOLTA.
ELA EXISTE DESDE 1932.





















SUELI EDINA LAZARI SCATOLIN DE ROLÂNDIA PUBLICA POESIA

FONTE: JORNAL MANCHETE DO POVO


motociclista morre em acidente na BR-369; garupa fugiu

BONDE


Cambé

Um jovem de 25 anos, identificado como Anderson dos Santos Rosa, morreu na madrugada deste domingo (14), perto das 4h15, no cruzamento da Estrada da Esperança com a BR-369, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima, que conduzia uma motocicleta com placas de Londrina, não resistiu após ser atingido por uma BMW que vinha no sentido Londrina-Rolândia. 

O motociclista morreu antes mesmo da chegada dos socorristas do Siate. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). O condutor do carro teve ferimentos leves. O passageiro da moto teria fugido do local do acidente. Ele seria morador de Apucarana. 

O Instituto de Criminalística constatou que o jovem morreu por conta de múltiplas fraturas. Segundo os levantamentos, ele foi arremessado mais de 80 metros do trecho exato da batida.

(com informações do Portal Cambé)

Redação Bonde