JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

BLUES EM LONDRINA - PR. DIA 10/03/17


NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA - PR. 24/02/17

SALÁRIOS


O Prefeito de Rolândia Dr. Francisconi autorizou a antecipação do pagamento do salário referente ao mês de fevereiro aos cerca de dois mil Servidores aposentados e da ativa, injetando assim mais de R$ 5 milhões na economia da cidade. Os salários foram pagos na data de hoje (24). Foram pagos também os 100% do reenquadramento do nível superior. A ação foi possível em virtude das medidas de contenção de despesas e austeridade, organização fiscal e contábil e uma gestão financeira responsável e equilibrada. Na foto - Prefeito Dr. Francisconi e o Secretário de Finanças Francisco Ramos Vasques Filho. 

DENGUE




Nesta quinta-feira (23), ocorreu no Centro de Especialidades do município a capacitação para os profissionais das Unidades Básicas Municipais e do Pronto Atendimento para a implantação do Teste Rápido para diagnóstico da Dengue proferida pelo bioquímico Jorge Campaner do laboratório Municipal e pela Equipe do Departamento de Vigilância em Saúde. A partir desta data todo o serviço de saúde municipal esta apto para a realização do teste em todos os pacientes suspeitos que se apresentarem nestas unidades. O resultado indicando dengue positivo ou negativo sai em quinze minutos. Segundo o Diretor de Vigilância em Saúde Rafael Dias “o teste rápido era um sonho de anos que agora foi alcançado devido ao apoio da Administração Municipal, equipe do Departamento de Vigilância em Saúde, Secretaria de Saúde e da Sra. Rosana Alves Secretária Municipal de Saúde, sendo uma ferramenta fundamental já que possibilitará ao paciente saber de imediato se esta com a doença além do fato de ser um instrumento de suma importância para o direcionamento de bloqueios e ações de campo de combate ao Aedes aegypti”. O teste que passa a ser executado em todas as unidades é de simples realização com eficiência de 99% para o diagnóstico da doença sendo necessária apenas uma gota de sangue. Rolândia é o segundo município da 17º Regional de Saúde de Londrina com descentralização de testes rápidos de dengue. Os testes foram adquiridos com recursos do VIGIASUS. 

,MAIS UMA ACADEMIA




A Secretaria de Infraestrutura finalizou a implantação dos dez aparelhos que formam a “Academia ao ar livre” do Roland Garten. O benefício estará disponível para a população nos próximos dias, visto que agora será procedida a limpeza e pequenas adequações para deixar o espaço em condições de uso. A obra atende o pedido via ofício de gabinete nº 299/2016 assinado pelo Prefeito Dr. Francisconi à Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo que por meio do Programa Paraná Saudável, disponibilizou os aparelhos de ginástica para a cidade. A Academia está instalada em área institucional de Praça do Jardim Roland Garten, nas proximidades da Clínica do Rim. Os itens da Academia ao Ar Livre proporcionam a prática de atividades físicas através de movimentos naturais e amplos, simulam caminhadas, contribuem no alongamento e não precisam de uma roupa específica de ginástica para usá-los, apenas uma vestimenta confortável e muita disposição, o que de certa forma desperta o gosto pela atividade física. A Academia ao Ar Livre é formada por equipamentos de ginástica que atendem todas as necessidades das pessoas acima de 12 anos, seja alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica e coordenação motora. 

CORRIDA DIA 5



PARA CONHECER O PERCURSO CLIQUE EM LEIA MAIS

BOLSAS FACCAR



A Prefeitura de Rolândia vai sortear 20 bolsas de estudos da Faculdade Paranaense (FACCAR) em meados de março na sede da Prefeitura. As bolsas são dirigidas aos alunos já matriculados, independente do ano letivo, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas. Todos os anos, a FACCAR cede à Prefeitura cinco bolsas de estudos integrais, válidas por um ano, porém, a Prefeitura as subdivide em 20 bolsas que dão direito a 25% de desconto cada uma. Aos interessados, as inscrições para o sorteio já podem ser feitas. Basta apresentar cópias da matrícula, RG, CPF e do comprovante de residência no setor de protocolo da Prefeitura, situada na Av. Presidente Bernardes 809, Centro, de segunda a sexta, das 12h às 18h. O benefício só será concedido aos alunos matriculados e residentes em Rolândia. 

-- 

Secretaria de Comunicação

VÍDEO 80 ANOS DA IGREJA LUTERANA DE ROLÂNDIA - PR.

BLOG DO JOSÉ CARLOS FARINA RECEBE ELOGIO ( José Mira )

Farina:


Antes de mais nada agradeço pela sua atenção e gentileza de me atender hoje ao telefone. Conforme te falei, suas fotos e relatos me fazem retornar com emoção à minha infância e adolescência na Fazenda Bulle nas décadas de 1950 e 1960.

Foto Bulle 7: Igreja onde fui crismado em 1958.

Foto Bulle 9: Na parte da frente era uma farmácia e nos demais cômodos era a residência da minha professora Dona Leoni dos Santos Grattão, casada com o farmacêutico Dorival Grattão.

Foto Bulle 10: Escola onde fiz o primário. Depois fiz admissão ao ginásio e mais três anos de ginásio no Seminário Vicente Pallotti na Avenida Tiradentes em Londrina, no início dos anos 1960. Depois disso fui estudar em Arapongas no Colégio La Salle e finalmente, em 1968, vim para Campinas.

Essas construções estavam no chamado “Patrimônio do Bulle”, que contava com dois bares, um armazém de secos e molhados, um dentista, uma farmácia, uma escola, a igreja, um campo de futebol e algumas outras residências. Quando tinha alguma festa ou quermesse na igrejinha ou torneio de futebol, o lugarejo fervilhava de gente que vinha de toda a região.

Foto Fazenda Bulle: Estrutura de madeira onde tinha um vagão sobre trilhos que levava o café já seco para o beneficiamento. Quando o vagão não estava circulando ali (na entressafra), eu brincava naqueles trilhos.

Quanta lembrança! Quanta saudade!

A Fazenda Bulle era uma fazenda modelo, com 900 alqueires plantados com café da melhor qualidade. Em tempos de colheita, cerca de 50 famílias e mais uns 100/150 peões trabalhavam dia e noite para colher, transportar, lavar, secar, beneficiar e carregar os caminhões rumo ao Porto de Paranaguá.

As constantes geadas, especialmente uma nos anos 1970, acabou com o cafezal e, em seu lugar veio o gado, a soja e outras culturas.

Farina, sua atividade, mais que um trabalho é uma missão: a de resgatar e preservar uma memória que se perderia completamente sem a sua visão, seu esforço e seu amor pelo Norte do Paraná.

Parabéns e obrigado por nos proporcionar tão rico e importante acervo!

Forte abraço! JOSÉ MIRA





VÍDEO HOMEM COM VÁRIOS HOMICÍDIOS É PRESO EM ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO MILAGRE EM ROLÂNDIA - PR.

VÍDEO DE JOSÉ CARLOS FARINA DO YOUTUBE RECEBE ELOGIO ( Eduardio )

COMENTÁRIO DO VÍDEO "UM DIA NA ROÇA By FARINA". YOUTUBE

"As vezes estamos aqui com o stress do dia a dia etc, e encontramos pessoas como o Sr, com grande conteúdo, nos mostrando uma cultura em muitos lugares perdida, quem vivenciou épocas em que esses valores eram primordiais entenderão o que estou dizendo, e o Sr com seu carisma nos mostra essas imagens maravilhosas de lugares que valem realmente a pena, isso recarrega as baterias, alegra, emociona, só tenho a agradecer, gosto muito de seus vídeos, obrigado por compartilhar, que Deus sempre lhe abençoe, sou muito grato, um forte abraço". EDUARDO GALDINO DA SILVA.
RESPOSTA:
Você e mt gentil. Fico feliz com o seu comentário e por saber que gostou. Deus te abençoe. FARINA.

EIS O VÍDEO:
CLIQUE



NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 24/02/17

NOTICIAMOS COM PESAR OS FALECIMENTOS DE:

1)- ANSELMO DO CARMO FELIPE

CAPELA DA VILA

2)- LUIZ DE SOUZA, 79 ANOS

VELÓRIO: SÃO MARTINHO

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE  PESAR À FAMÍLIA


AINDA A POLÊMICA DO CASO EUGÊNIO SERPELONI NA RÁDIO LÍDER

EUGÊNIO SERPELONI AGORA AO VIVO NO PROGRAMA DO GUILHERME SPANGUEMBERG DISSE:- "não tenho cargo...  o Rodrigão não tem cargo... são cargos da Câmara que eu mencionei... nenhum vereador tem cargo na prefeitura... você ( Guilherme) está induzindo o povo a entender do jeito que vc quer... eu fui mal interpretado... o prefeito não tem nada a ver com a eleição da Câmara... o prefeito conversou com todos os vereadores e pediu consenso.... os dois cargos mencionados são da Câmara... não indiquei cargos para os distritos... eu fui mal interpretado...  era uma conversa informal... foi uma conversa informal mantida mt antes da eleição da mesa da Câmara... pode ser que eu blefei... vamos encerrar este assunto... eu não tenho cargo na prefeitura"....