JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 17 de maio de 2017

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA E FERROVIA ATRAEM TURISMO EM ROLÂNDIA

Como apaixonado por trens e ferrovias, já  viajei para  varias partes do Brasil para conhecer e filmar  estações ferroviárias, túneis e viadutos ferroviários. Ex. Londrina, Apucarana, Maringá, Califórnia, Mauá da Serra, Serra do Cadeado, Serra do mar, Antonina, Morretes, Ponta Grossa, Curitiba, Baurú, Presidente Epitácio, Caçador-SC., Calmon, Rio das Antas, Jacarezinho, Santo Antonio da Platina, Jaguariaíva, etc.
Todas estas  cidades tem atrativos para os apaixonados por trens e ferrovias.
Rolândia tem um potencial muito grande  neste setor. Já filme aqui dezenas de vídeos que têm grande audiência em todo o planeta. No canal "José Carlos Farina" do Youtube.
Existem no planeta milhões de pessoas apaixonadas e fanáticas por trens. Tanto é que de todos os segmentos que tenho em meu canal, este é o 2º com maior número de acessos e visualizações.
As Estações de Caçador-SC. e Jaguariaíva-Pr. não recebem  mais trens, mas estão bem preservadas. Viraram museus, e recebem milhares de turistas todo ano.
Mas para que isso seja mais um fator agregador ao nicho de mercado, é preciso que a Prefeitura termine de uma vez por todas o Hotel Rolândia e a construção em anexo a antiga estação ferroviária. É necessário que enquanto a prefeitura não recebe a cessão dos antigos armazéns ferroviários da COMPAGER, que os mesmos sejam mantidos intactos. Hoje vemos as portas demolidas, o telhado já todo furado por "pedradas". Passou  ser um hotel de andarilhos e drogados. O Correto é colocar guardas para cuidar deste patrimônio de imenso valor histórico. Outro cuidado indispensável é manter a grama  sempre podada e sem lixo.
Uma cidade para ser considerada turística precisa mostrar mais de um atrativo e assim atrair  turistas.  Mas tudo deverá ser bem cuidado. tudo limpinho, ajardinado. com flores. Com segurança. Lanchonetes, cafés...  Restaurantes com pratos que indentificam o lugar. Ex. o Barreado de Morretes.
Temos que manter impecável o lago são Fernando, a estrada, igreja e cemitério São Rafael. Estátua do Roland, a praça central, a praça da igreja matriz, Igreja luterana, ginásio de esportes, museu japones, museu histórico, Caixa d´água, porco no tacho, são martinho, bartira, pousada marabú.
Precisamos também da inclusão oficial de uma casa de fazenda com arquitetura alemã para visitações. Mas neste local deverá ter um local para lanches, refeições e compras. De preferencia uma pousada. Com  espaços para locação de quartos, passeios à cavalo, charretes, caminhadas, etc.
Fica aí a minha sugestão ao  COMTUR liderados por Daniel Steidle, Flavia Galbero e o prefeito que tem uma ampla visão deste setor.

JOSÉ CARLOS FARINA




Nenhum comentário:

Postar um comentário