JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 14 de abril de 2017

TURISMO EM LONDRINA ( PARQUE ARTHUR THOMAS )

BONDE

QUE TAL?

Parque Arthur Thomas é opção de passeio no feriado

Parque Arthur Thomas, reconhecido como Unidade de Conservação desde 1994, oferece várias opções de atividades, mesmo no feriado. A entrada é gratuita, e as visitas podem ser feitas de segunda a domingo, inclusive feriados, das 9 às 18 horas. O Parque Arthur Thomas fica localizado na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza. 

Devido às fortes chuvas ocorridas em janeiro de 2016, a trilha da Cuíca está parcialmente aberta, sendo possível trafegar em aproximadamente metade dos seus 800 metros de extensão originais. As outras trilhas disponíveis são a da Cotia, que tem início próximo da escadaria, acima da cachoeira, com extensão de 611 metros; da Capivara, que circunda o lago e possui a maior extensão, com 1.687 metros; e a trilha do Tatu, inaugurada neste ano com 1.500 metros. 

Segundo a gerente de Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Ambiente (SEMA), Alexsandra Carla da Vanço Siqueira, os animais silvestres do parque Arthur Thomas continuam sendo uma grande atração do local. "Em especial os macacos-prego, que dão um show para os visitantes. Temos também uma grande população de quatis e outros animais típicos da Mata Atlântica, como lagarto teiú, cágado, entre outros. E também as plantas, como Peroba-Rosa, Cedro, Cajarana, e Pau-d’alho."


Outro passeio muito interessante que pode ser feito no Parque Arthur Thomas é a visita ao mirante, com cerca de 12 metros de altura. "Ali é possível ter uma vista panorâmica do parque", destacou Alexsandra. 

Para a gerente de Áreas Verdes da Sema, é importante que a comunidade londrinense, e também das cidades próximas, conheçam e visitem o parque Arthur Thomas, unidade de conservação localizada dentro da área urbana. "São poucos os municípios com cachoeiras dentro da área urbana, como acontece em Londrina. É um privilégio, o que reforça a importância de a comunidade valorizar, defender e visitar", ressaltou. 

Recomendações – O parque conta com estrutura para receber passeios de grupos, inclusive com área de alimentação. Na lanchonete do Parque Arthur Thomas, seis grupos do programa Economia Solidária comercializam lanches e bebidas para os visitantes. 

É permitido levar a própria alimentação ao parque, desde que elas sejam consumidas fora das trilhas. No entanto, é proibida a entrada de bebidas alcoólicas, assim como alimentar os animais silvestres. Também não é recomendado levar animais domésticos ao parque. 

Além disso, é expressamente proibido caçar ou pescar no local. "O parque Arthur Thomas é um espaço próprio para prática do turismo de natureza. Ou seja, é voltado à contemplação, para pessoas que buscam reforçar esse contato com a natureza. Aqui, destacamos aos visitantes a importância de preservar e conservar a biodiversidade, garantindo a sustentabilidade do meio ambiente", frisou Alexsandra.

Redação Bonde com N.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário