JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 25 de abril de 2017

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA

25/04/2017

PLANO DIRETOR




A Secretaria de Planejamento convoca toda a população para a primeira audiência pública para discutir o Plano Diretor de Rolândia para os próximos dez anos. A reunião, aberta ao público, será dia 26 de abril (quarta), 19h, no Centro Cultural Nanuk,na Rua Arthur Thomas, Centro. Venha e traga sua contribuição para o planejamento sustentável da cidade. 

ESTRADA DO CANÁRIO




A Secretaria de Infraestrutura promove melhorias na Estrada do Canário (antiga Estrada da Algodoeira). Na via, foi colocado moledo, além de ajuste e compactação do solo visando melhorar a trafegabilidade no local.

EMBALAGENS




Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais) são considerados saneantes. Como exemplo temos detergentes, sabão, cera, água sanitária, desinfetantes e inseticidas em geral. A Vigilância Sanitária atua nestes produtos com o objetivo de evitar a fabricação, a venda e o uso destes produtos que estejam adulterados. Todos os fabricantes de produtos saneantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização do Ministério da Saúde para cada produto saneante colocado à venda. Os produtos saneantes devem possuir rótulos com alguns dizeres que são fundamentais para saber a origem e conteúdo do mesmo. Portanto, antes de adquirir qualquer produto de limpeza verifique sua rotulagem, pois um produto que não tenha autorização da ANVISA para ser comercializado pode trazer sérios danos à sua saúde e de sua família, como queimaduras, intoxicações entre outros. Fique atento principalmente aos produtos comercializados por vendedores ambulantes, em embalagem de refrigerantes e outras bebidas eles podem ser produtos clandestinos. “O barato pode sair muito caro!” O QUE FAZER: DENUNCIE, EXERÇA SUA CIDADANIA! Para o bem da sua saúde, não compre nem use produtos clandestinos. Em caso de dúvida, desconfiança ou algum problema com um produto saneante, informe à Vigilância Sanitária sobre o ocorrido: Vigilância Sanitária: telefone: 3906-1126, 

NOTIFICAÇÃO DA CAPINAS



A Secretaria de Fazenda do Município de Rolândia, através do Departamento de Fiscalização, NOTIFICA todos os proprietários de terrenos vazios localizados no município a efetuarem a limpeza através da CAPINA ou ROÇAGEM do MATO no prazo de dez (10) dias a contar da data de publicação desta, fazendo cumprir o Art. 129 da Lei complementar 17/2006. APLICAÇÃO DE HERBICIDA NÃO SERÁ ACEITA COMO CUMPRIMENTO DA PRESENTE NOTIFICAÇÃO. Não sendo cumprida a presente notificação o Município efetuará a limpeza e será lançado em seu cadastro o valor do serviço realizado ao metro quadrado, acrescido de 30%(trinta por cento) a título de administração, bem como as MULTAS previstas no Art. 149 da mesma Lei. 

CHIKINGUNYA EM ROLÂNDIA??



A Secretaria Municipal de Saúde confirma um caso de Chikungunya em um morador de Rolândia na manhã desta segunda-feira (24 de abril). “O caso é importado, ou seja, o paciente contraiu a doença em viagem que fez a Bahia e apresentou os sintomas em Rolândia a partir de 6 de fevereiro de 2017. Ele procurou atendimento na Rede Municipal de Saúde no dia 30 de março e os exames confirmaram a doença”, explicou Marcelo Marques Ferreira, gerente de Vigilância Epidemiológica de Rolândia.Ainda segundo Marcelo Ferreira, o paciente em questão esta sendo tratado desde a suspeita de Chikungunya e passa bem. A Secretaria Municipal de Saúde vem fazendo um trabalho intensivo na cidade, visando eliminar qualquer eventual foco do mosquito Aedes aegytpi. Com ações de orientação, prevenção e combate, em parcerias com ramos da sociedade, a Secretaria de Saúde não vem medindo esforços para confrontar o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Até o momento, segunda-feira (24), segundo a Secretaria de Saúde, Rolândia registrou 9 casos de dengue em 2017, nenhum caso de Zika e umimportado de Chikungunya em 2017. 

MAIS MEDALHAS




Atletas da equipe “Os Tucanos”, da Secretaria de Esportes, treinados por Ivar Benazi,fizeram bonito neste fim de semana. Em Novo Mundo (MS). Wallace Dias Macedo foi campeão na prova de 8 km. Já Sônia Berti foi vice-campeã de sua categoria na corrida de montanha do Cânion Guartelá, situado no planalto dos Campos Gerais, entre os municípios de Castro e Tibagi, no Paraná.

EMPREGOS



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

Auxiliar Contábil;

Montador de móveis de madeira;

Operador de Máquina Dobradeira;

Preparador físico;

Técnico eletrônico em geral. 


VOCÊ É LÍDER???



Na quinta-feira, dia quatro de maio, às 19h30, na Câmara Municipal, na Rua Duque de Caxias, centro, o Secretário de Serviços Públicos, Paulo Gaffo, vai se colocar a disposição dos 56 líderes de Associações de Moradores de Rolândia visando elencar as prioridades de obras e intervenções em cada bairro/distrito/localidade do município, seja da área urbana ou rural, com a finalidade de otimizar os serviços públicos e trabalhar em parceria com a sociedade. Cada representante deve trazer as necessidades coletivas para registro junto a Administração Pública. 

SÃO FERNANDO



Entre os dias 13 de fevereiro à 20 de março de 2017, ocorreu em todas as escolas municipais, a “2º Gincana ESCOLA SEM AEDES”. Os alunos foram convidados a coletar possíveis criadouros removíveis do Aedes aegypti de suas casas e do entorno e levá-los para a Escola. Estes criadouros foram separados e pontuados pela equipe de controle de endemias municipal e destinados ao local correto, onde não ofereçam risco à população. Nesta edição foram removidos do meio ambiente pelos alunos um total de sete toneladas de possíveis criadouros do vetor de toda a planta municipal. A turma campeã desta edição foi a 5ºB da Escola Municipal São Fernando com 9720 pontos. A premiação dos campeões ocorrerá no dia 13 maio na Praça Municipal Castelo Branco.


VACINAÇÃO DOS IDOSOS




No Paraná existem 1.184.212 idosos e o Ministério da Saúde só enviou 11 mil doses de vacina Pneumo 23. Com isto no estado, as indicações da vacina pneumo23 são para: Idosos a partir de 60 anos, acamados, hospitalizados ou residentes em intuições fechadas, como asilo, casas geriátricas e casas de repouso e Povos indígenas .A revacinação, quando indicada, deve ser realizada apenas uma vez após cinco anos da primeira dose. A vacina PNEUMO 23 é uma imunização pneumocócica polivalente, preparada a partir de polissacarídeos capsulares bacterianos purificados. Ela é indicada como agente imunizante contra infecções pneumocócicas causadas por qualquer dos 23 sorotipos de Streptococus pneumoniae incluídos na vacina, os quais são responsáveis por cerca de 80 a 90% das doenças pneumocócicas graves, como pneumonia, meningite e bacteremia/septicemia. Para pacientes de Rolândia que possuem indicação da vacina pneumo 23 (com receita médica) o enfermeiro do Posto de Saúde deve preencher o formulário para Imunobiológicos Especial (impresso do CRIE) e encaminhar ao setor de Vigilância Epidemiológica de Rolândia que enviará à 17ª Regional de Saúde que fará avaliação e possível liberação da dose da vacina. 

Secretaria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário