JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

TEMPORAL CAUSA ESTRAGOS NO PARANÁ ONTEM ( 20/10/16)

Temporal afeta 2,1 mil paranaenses e deixa 90 mil casas sem luz no Norte do PR

Redação Bonde - 21/10/2016 --

O forte temporal que atingiu quase todo o Paraná entre o final da tarde e a noite da última quinta-feira (20) afetou 2.143 pessoas em 18 municípios, a maior parte deles no Norte Pioneiro, no Centro e no Sudoeste do estado. O fornecimento de energia a 90 mil domicílios da Região de Londrina, no Vale do Ivaí e no Norte Pioneiro foi interrompido durante a chuva. 

Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


De acordo com relatório publicado pela Defesa Civil na manhã desta sexta (21), foram registradas 21 ocorrências, com 271 casas danificadas, 13 pessoas desalojadas e uma residência destruída. Apenas uma pessoa se feriu e ninguém morreu ou está desaparecido. 

Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Ainda segundo o boletim, a cidade cuja população foi mais atingida é Grandes Rios (110 km ao sul de Apucarana), onde 797 pessoas foram afetadas. Na sequência aparecem Reserva do Iguaçu (130 km ao sul de Guarapuava), com 320 e registros de queda de granizo; Dois Vizinhos (46 km ao norte de Francisco Beltrão), com 259; e Pato Branco (Sudoeste), com 245. 

Reprodução/WhatsApp Grupo Folha
Reprodução/WhatsApp Grupo Folha


Apesar de não aparecer no relatório, a cidade de Abatiá (61 km a oeste de Jacarezinho) teve seu centro de eventos severamente destruído pelo temporal (fotos). Prevista para começar na noite de quinta, a 17ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro quase foi cancelada devido à falta de condições do local, mas a direção resolveu realizar o evento neste final de semana e no próximo. 

Energia 

As chuvas que atingiram toda a região Norte do Paraná na tarde de quinta causaram danos à rede elétrica e desligamentos em 35 municípios. A região chegou a registrar interrupções no fornecimento de energia a 90 mil domicílios do Vale do Ivaí, na região de Londrina e no Norte Pioneiro. 

Na manhã desta sexta-feira, equipes permanecem em campo para concluir as manutenções e religar os 3,5 mil imóveis que no momento estão sem luz na região, localizados principalmente em áreas rurais. O município de Jundiaí do Sul é o único que se encontrava totalmente sem energia, por volta das 7h, por conta da quebra de dois postes na fonte que abastece os 1.304 imóveis atendidos na cidade.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 21/10/2016

SEX, 21 DE OUTUBRO DE 2016 



O Prefeito Dr. Francisconi, o Secretário de Planejamento Dario Campiolo e o Diretor da Secretaria de Infraestrutura Luiz Soares acompanharam o início das obras de recape que estão sendo realizadas no município. A série de recapes com recursos da Paraná Cidade e do Fomento Paraná contemplam a Rua Europa e todas as ruas do Jardim Monte Carlo. Ainda serão contempladas com o benefício outras vias da cidade. Da Assessoria.


SEX, 21 DE OUTUBRO DE 2016 




O Prefeito Dr. Francisconi participou na manhã desta sexta-feira (21), em Londrina, no auditório do Cismepar, da reunião ordinária dos Prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR). Na ocasião, os líderes municipais discutiram sobre a administração pública, o contato com os parlamentares do estado em Curitiba e em Brasília para obter verbas para os municípios, além do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o ano que vem. Da Assessoria. 

SEX, 21 DE OUTUBRO DE 2016 14:03



A Escola Municipal Monteiro Lobato, situada na Rua Alice Rocha, S/Nº, no Jardim Santiago, convida toda a comunidade para prestigiar a 2º Feira Cultural e Científica da unidade, que acontece nesta segunda e terça(24 e 25 de outubro) das 8h às 17h, nas dependências da escola., com entrada gratuita. O evento é temático: os alunos da educação infantil vão trabalhar a literatura infantil, a biodiversidade e a reciclagem; o 1º ano vai trabalhar as abelhas e o fundo do mar; o 2º ano vai detalhar a zona rural, os cinco sentidos, a cadeia alimentar além de jogos e brincadeiras infantis; o 3º vai mostrar a água e as Olimpíadas; o 4º ano apresentará o sistema solar e a fauna e flora brasileira; o 5º ano trará a história de Rolândia, geometria e o meio ambiente; além de uma Exposição de Arte com telas e quadros. Da Assessoria. 

SEX, 21 DE OUTUBRO DE 2016 13:49



A Secretaria do Esporte e do Turismo do Paraná comunicou o cancelamento dos Jogos Abertos do Paraná “Final A”, que seria realizado na cidade de Guarapuava. O cancelamento ocorreu devido à ocupação das escolas públicas no município, o que inviabilizou o alojamento para os mais de quatro mil atletas que disputariam a competição. Os Jogos Abertos do Paraná fazem parte do calendário oficial do Estado e seu cancelamento trouxe grande prejuízo para toda a comunidade esportiva. Rolândia iria participar do certame com dez atletas nas modalidades Karatê Feminino e Masculino e no atletismo Masculino. Da Assessoria.



SEX, 21 DE OUTUBRO DE 2016 



Foi realizada mais uma edição do Cooperjovem, uma parceria entre a Cooperativa COCAMAR e a Secretaria Municipal da Educação. O projeto visa trabalhar junto aos alunos, através de produção textual, o significado da ideia de cooperação entre as pessoas, que, quando praticada, produz bons frutos para toda a sociedade. O tema para as redações escolhido para esse ano foi “sustentabilidade”. Os alunos do 4º ano que se destacaram, sob a orientação da Professora Rosimeiri Baviloni Adas, foram Bruno Vinicius Onofre de Moura, Gabriel da Silva Galbo e Maria Marcela Gomes de Moura, que ficou em 1º lugar, premiada com uma linda bicicleta. Participaram da cerimônia de entrega dos prêmios o Gerente da unidade da Cooperativa de Rolândia, Bernélio Orsini, Secretária da Educação Rosilene Moloni, as Coordenadoras do projeto na cidade Gisele Negrão, Silvia Unbehaun, Direção da escola, além de familiares dos alunos premiados, corpo docente, funcionários e alunos. Da Assessoria. 

SEX, 21 DE OUTUBRO DE 2016 13:24



A Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h, de segunda à sexta. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:


* CORRETOR DE IMÓVEIS

* MÉDICO DO TRABALHO

* TAPECEIRO DE MÓVEIS

* MONTADOR DE ESTOFADOS

* ADMINISTRADOR RURAL 

QUI, 20 DE OUTUBRO DE 2016 17:30




O Prefeito Dr. Francisconi assinou a ordem de serviço para a revitalização da Estrada dos Pioneiros. O empreendimento visa a reconstrução do pavimento asfáltico, adequação da drenagem, execução do meio-fio, enleivamento e reconstrução de aterro. A KRB Obras Ltda ganhou a licitação e vai executar o serviço que custa R$ 2.978.407,38, sendo que o recurso é advindo de convênio com o estado do Paraná. Os Deputados Luiz Carlos Hauly (Federal – PSDB) e Cobra Repórter (Estadual – PSD) contribuíram na obtenção e liberação da verba. O Secretário de Planejamento, o Engenheiro Dário Campiolo acompanhou a assinatura do contrato e vai acompanhar o andamento dos trabalhos. O prazo para a execução é 8 meses. A empresa vencedora da licitação fica responsável pela garantia do serviço durante o prazo de cinco anos. De acordo com o Código Civil, fica sob a responsabilidade os eventuais reparos durante esse período de tempo. Da Assessoria. 

QUI, 20 DE OUTUBRO DE 2016 17:14




Em celebração ao mês da mulher/outubro rosa, a Secretaria de Assistência Social promoveu um seminário que teve como tema a violência contra a mulher no Centro de Convivência do Idoso (CCI). O Delegado Chefe da Polícia Civil na cidade, Bruno Rocha, explanou aos presentes sobre a lei “Maria da Penha” e a legislação sobre os direitos das mulheres. O Servidor da Secretaria de Saúde Rafael Dias deu um panorama quanto ao mapa da violência doméstica na cidade. Já a Professora Dra. Juliana Domingues deu exemplos de como a mulher pode identificar casos de abusos dos companheiros e que caracterizaria violência doméstica. Mais de 150 pessoas acompanharam atentamente o seminário. A Secretária de Assistência Social Rozimari Veronez, o Chefe de Gabinete Diego Silva, que representou o Prefeito Dr. Francisconi no evento, a Coordenadora do CCI Marlei de Oliveira, o Vereador Odir Polaco representando a Câmara Municipal, Servidores municipais, usuários do CCI, convidados e a comunidade em geral. Dia 27, a partir das 13h30, também no CCI, haverá a última atividade alusiva ao mês da mulher. Da Assessoria.LEIA MAIS...

QUI, 20 DE OUTUBRO DE 2016 17:03



A Cocamar em parceria com a Secretaria de Educação promoveu mais uma edição do Cooperjovem, atividade que desenvolve o cooperativismo nas escolas, por meio de atividades com os estudantes. O tema da ação neste ano foi “Sustentabilidade” e cada aluno teve de escrever uma redação sobre o tema. Na Escola Municipal Maria do Carmo Campos, do Conjunto Domingos Neves, o aluno Gustavo Henrique da Silva Carvalho, do 4ºD, escreveu a melhor redação, julgada por uma comissão da Cocamar de Maringá. Ele recebeu do Gerente da unidade da Cooperativa de Rolândia, Bernélio Orsini,uma bicicleta. As alunas Máduli Rodrigues e Katlen Pereira ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, elas que estudam no 4ºB, ganharam um kit da Cocamar como premiação. Outras escolas de Rolândia participaram da promoção. O Chefe de Gabinete Diego Silva representou o Prefeito Dr. Francisconi no evento. Uma das Coordenadoras do Cooperjovem, Gisele Negrão, representou na premiação a Secretária de Educação Rosilene Moloni. Participaram ainda da entrega, a Diretora da escola, Sandra Alves da Silva, Professoras, Servidoras municipais, alunos e convidados prestigiaram o encontro. Da Assessoria.LEIA MAIS...

-- 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

RECAPE ASFÁLTICO EM ROLÂNDIA




PREFEITO ACOMPANHA INICÍO DE RECAPES NO JARDIM MONTE CARLO

O Prefeito Dr. Francisconi, o Secretário de Planejamento Dario Campiolo e o Diretor da Secretaria de Infraestrutura Luiz Soares acompanharam o início das obras de recape que estão sendo realizadas no município.


A série de recapes com recursos da Paraná Cidade e do Fomento Paraná contemplam a Rua Europa e todas as ruas do Jardim Monte Carlo. Ainda serão contempladas com o benefício outras vias da cidade.

Da Assessoria






FOCOS DO MOSQUITO DA DENGUE EM ROLÂNDIA


DENGUE MATA..

ATENÇÃO!..

VAMOS ELIMINAR FOCOS DE ÁGUA PARADA...

NAS CASAS, COMÉRCIO, INDUSTRIA E AGRICULTURA..

LIMPE O SEU QUINTAL, SALÃO OU BARRACÃO INDUSTRIAL...

CALHAS, CONSTRUÇÕES ABANDONADAS, VASOS, LATAS, GARRAFAS, BROMÉLIAS....

A VÍTIMA PODERÁ SER VOCÊ MESMO...

CAMPANHA DO BLOG DO FARINA

ROLÂNDIA: OBRA DA ESTRADA DOS PIONEIROS AGORA SAI DO PAPEL


ASSINADA A ORDEM DE SERVIÇO PARA A REVITALIZAÇÃO DA ESTRADA DOS PIONEIROS

O Prefeito Dr. Francisconi assinou a ordem de serviço para a revitalização da Estradados Pioneiros. O empreendimento visa a reconstrução do pavimento asfáltico, adequação da drenagem, execução do meio-fio, enleivamento e reconstrução de aterro.


A KRB Obras Ltda ganhou a licitação e vai executar o serviço que custa R$ 2.978.407,38, sendo que o recurso é advindo de convênio com o estado do Paraná. Os Deputados Luiz Carlos Hauly (Federal – PSDB) e Cobra Repórter (Estadual – PSD) contribuíram na obtenção e liberação da verba.

O Secretário de Planejamento, o Engenheiro Dário Campiolo acompanhou a assinatura do contrato e vai acompanhar o andamento dos trabalhos.

Da Assessoria

PLANTIO DE ÁRVORES NA FAIXA DE DOMÍNIO DO DER e DNER


30 m. DO CENTRO DA RODOVIA, PARA AMBOS OS LADOS, É FAIXA DE DOMÍNIO DO “DER”. Bem ali, ao longo da rodovia, que forma o divisor das águas, as chuvas entrariam mansamente na terra com a presença de árvores para abastecer o lençol freático. Poderiam ser plantadas em fileiras árvores neste espaço, não tão altas como o Eucalipto, mas espécies nativas de porte médio que não atrapalhariam o trânsito nem a agricultura. Além da infiltração das chuvas, haveria controle de erosão, quebra-vento e sombra para os ciclistas e caminhantes.











ROLÂNDIA: PEDIMOS PIEDADE PARA A "FAZENDA SANTA CRUZ

O Daniel Steidle disse que estão loteando a Fazenda Santa Cruz, que era dos Schauff. É verdade? e a casa sede da fazenda que possui uma arquitetura única e importantíssima do patrimônio histórico do norte do paraná, o que será dela? pedimos que a mesma seja preservada para a história do norte do paraná.

DANIEL STEIDLE POSTOU:

PERGUNTEI SE CORREMOS O RISCO DA CASA SEDE SER DESMANCHADA.


Grandes dúvidas José Carlos Farina. Mas mesmo com uma possível preservação, tem a urbanização agora tão perto... E quem não aprendeu amar a nossa história e natureza dificilmente vai ter respeito... Alí é um dos poucos marcos do ínicio de Rolândia. Além do casario tem um paisagismo invejável, obra da D. Karin Schauff, mãe do Tobias, Nikolaus...

ROLÂNDIA: VÍDEO PARTE DA PONTE DO TEREZÓPOLIS CAIU "RODOU" COM AS ÁGUAS

CRIAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE NO PARQUE INDUSTRIAL ITAMARATY

21/10/2016 - 12 HORAS - VÁRIAS RECLAMAÇÕES AQUI NA REDAÇÃO. CRIAÇÃO DE MOSQUITO EM GRANDE QUANTIDADE EM UM BARRACÃO EM RUÍNAS. É QUASE UMA PISCINA COM ÁGUA PARADA. AQUI PODEM SER CRIADOS MILHÕES DE NOVOS MOSQUITOS A CADA 10 DIAS. (CICLO DA CADA FÊMEA). CADA FÊMEA PÕE MILHARES DE NOVOS MOSQUITOS, QUE LOGO COMEÇAM A PROCRIAR TAMBÉM. . PEDIMOS AO EMPRESÁRIO QUE LIMPE A ÁREA E ESGOTE ESTA ÁGUA PARADA DE PREFERÊNCIA AINDA HOJE. SAIBAM QUE A QUESTÃO NÃO É PESSOAL. É DE SEGURANÇA, SAÚDE, HIGIENE E BEM ESTAR PÚBLICO. A DENGUE, A ZIKA E CHIKUNGUNYA MATAM. QUANTO VALE UMA VIDA? NÃO TEM PREÇO NÉ? EM ROLÂNDIA ALGUNS IRMÃOS ROLANDENSE FALECERAM POR CAUSA DA DENGUE, DENTRE ELES O SAUDOSO DR. TERTULINO. FALAMOS PESSOALMENTE COM O EMPRESÁRIO E PEDIMOS A ELE PROVIDÊNCIAS. ELE FICOU DE MANDAR LIMPAR E ESGOTAR ESTA ÁGUA AINDA HOJE. ELE DEU A SUA PALAVRA QUE TUDO SERÁ LIMPO E SECO. VAMOS AGUARDAR. ESPERO NÃO RECEBER MAIS RECLAMAÇÕES DOS VIZINHOS. NÃO QUEREMOS VER NINGUÉM MAIS MORRENDO POR CAUSA DA DENGUE. PEDIMOS A COLABORAÇÃO DE TODA A POPULAÇÃO. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA EM LUGAR NENHUM DA SUA CASA OU QUINTAL. TAMBÉM NO COMÉRCIO, INDUSTRIA E AGRICULTURA. QUALQUER INFRAÇÃO CHAME OS AGENTES DE SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA. A GUERRA É DE TODOS. TEXTO e FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA.

VÍDEO FARINA VISITA DRENAGEM DA AVENIDA BRASÍLIA / MORADA DO SOL

ROLÂNDIA: ESTRADA DOS PIONEIROS SERÁ RECUPERADA LOGO


O deputado estadual Cobra Repórter comemorou nesta semana a assinatura da ordem de serviço para a revitalização da Estrada dos Pioneiros em Rolândia.…
COBRAREPORTER.COM.BR

ROLÂNDIA: PEDIMOS CLEMÊNCIA PARA A "SANTA CRUZ"

O Daniel Steidle disse que estão loteando a Fazenda Santa Cruz, que era dos Schauff. É verdade? e a casa sede da fazenda que possui uma arquitetura única e importantíssima do patrimônio histórico do norte do paraná, o que será dela? pedimos  que a mesma seja preservada para a história do norte do paraná.

DANIEL STEIDLE POSTOU:

PERGUNTEI SE CORREMOS O RISCO DA CASA SEDE SER DESMANCHADA.

Daniel Steidle

Grandes dúvidas José Carlos Farina. Mas mesmo com uma possível preservação, tem a urbanização agora tão perto... E quem não aprendeu amar a nossa história e natureza dificilmente vai ter respeito... Alí é um dos poucos marcos do ínicio de Rolândia. Além do casario tem um paisagismo invejável, obra da D. Karin Schauff, mãe do Tobias, Nikolaus...