JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 18 de março de 2016

Mulher é estuprada após sair de igreja evangélica

Rafael Machado - Redação Bonde - 18/03/2016 

A Polícia Civil de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, prendeu um homem de 45 anos nesta quinta-feira (17). Ele foi detido em flagrante após cometer abuso sexual contra uma mulher de 39 anos, que não teve o nome revelado pelos investigadores. A prisão aconteceu depois que a vítima procurou a polícia para registrar queixa. 

De acordo com o delegado Isaías Fernandes, que atualmente responde pela Delegacia de Santo Antônio da Platina, o crime aconteceu na última quarta-feira, por volta das 23h, enquanto a mulher saía de uma reunião de oração em uma igreja evangélica localizada na região central do município. 

A vítima voltou para casa a pé. No meio do caminho, em uma área bastante escura, ela percebeu que estava sendo perseguida. O agressor estava armado e obrigou a mulher a segui-lo. Enquanto os dois se distanciavam dos fiéis que deixavam o encontro religioso, o homem teria feito ameaças de morte caso a mulher recusasse a proposta. 

Em determinda residência, ainda no centro de Santo Antônio da Platina, o detido abriu a porta, mas foi surpreendido pelo próprio sobrinho, que questionou o porquê dele estar naquele local. Assustado, o agressor pediu silêncio e levou a mulher para uma casa abandonada localizada na rua Marechal Deodoro, ao lado de uma funerária, onde o estupro foi consumado. 

"Podemos dizer que essa mulher foi muito violentada. O abuso também é psicológico", comentou Fernandes. Bastante nervosa, a vítima procurou a Polícia Militar ainda na madrugada de quinta-feira. Ela foi levada para um posto de saúde para avaliação médica, até porque o responsável pelo abuso não teria usado preservativo durante o ato sexual 

Uma equipe da PM, junto com investigadores da Polícia Civil, averiguou o local indicado pela mulher abusada. Os agentes foram até a casa do sobrinho do acusado. Em depoimento, ele confirmou que o tio tinha aparecido repentinamente, mas não confirmou se ele estaria acompanhado de outra pessoa. As vestes foram apreendidas. 

Após algumas diligências, a polícia conseguiu encontrar o homem no início da tarde desta quinta-feira. Levado à delegacia, ele foi reconhecido pela vítima, mas afirmou ao delegado Isaías Fernandes que "o ato sexual foi praticado com o consentimento da mulher". Traumatizada, a vítima quase desmaiou ao ver o agressor. Ela contrapôs a versão do detido, afirmando que foi "forçada a entrar no local abandonado, onde tudo aconteceu". 

O homem, que não tem passagens pelo sistema criminal, possui endereço fixo em Santo Antônio da Platina. Ele tem dois filhos, mas atualmente está separado. Esta foi a primeira vez que ele acabou detido. "Vamos indicia-lo pelo crime de estupro, podendo pegar uma pena de oito a 15 anos", concluiu o delegado. Ele permanece detido na carceragem da Delegacia de Santo Antônio da Platina.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 18/03/20126



A empresa terceirizada que presta serviço para a Prefeitura promoveu a troca de 64 lâmpadas amarelas por 64 lâmpadas brancas, que são mais eficientes, com mais luminosidade e menor custo, na Praça da Paróquia São Pedro Apóstolo da Avenida Girassol, no Novo Horizonte. As lâmpadas retiradas serão reutilizadas em outras praças de maneira provisória, naqueles espaços em que há iluminação precária. Ainda a Secretaria de Infraestrutura promoveu melhorias e pintura no entorno da praça da Igreja. Da Assessoria. 


SEX, 18 DE MARÇO DE 2016 17:04

A empresa terceirizada que presta serviços para a Prefeitura promoveu a troca de lâmpadas do semáforo da Avenida Interventor Manoel Ribas, esquina com Monteiro Lobato, no Centro. 


SEX, 18 DE MARÇO DE 2016 16:32


Nesta quinta-feira, 17 de março, aconteceu na Secretaria de Esportes, o Congresso Técnico dos Jogos Escolares do Paraná - fase municipal. Os jogos de futsal masculino e feminino, volei masculino e feminino categoria "A" e "B" serão disputados no Ginásio de Esportes Emilio Gomes, no Centro. Ficou definido que do dia 11 a 15 de abril, será disputada a categoria "A" no período da manhã e a categoria "B" no período da tarde. As partidas de futebol de campo e vôlei de areia serão no Estádio Erick Georg, de 18 a 21 de abril, categoria "A" período da manhã e categoria "B" a tarde. Já o 
festival de atletismo acontecerá no dia 26/04 na pista de atletismo. A tabela completa dos jogos estará a disposição dia 07/04 quinta-feira. As escolas inscritas são:

Colégio Estadual Presidente Kennedy
Colégio Estadual Souza Naves
Colégio Estadual Professor Franscisco Villanueva
Colégio Estadual Padre José Herions
Colégio Estadual José Alexandre Chiarelli
Colégio Estadual Lauro Portugal Tavares
Colégio Alfa
Colégio Roland
Colégio Bom Jesus
Colégio Sesi

SEX, 18 DE MARÇO DE 2016 16:15



A Secretaria de Infraestrutura promoveu um mutirão de limpeza no final da Avenida Maracanã, no Jardim do Lago. Do local, os Servidores Municipais retiraram quatro caminhões trucados de lixo e entulho que perfizeram cerca de 30 toneladas. No local, a Secretaria encontrou focos de dengue, escorpiões, aranhas, cobras, animais mortos, dentre outras circunstâncias adversas. Sendo assim, é refeito o alerta para que a população não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, públicos ou particulares nem em fundos de vale. A orientação é para que seja procedido de maneira adequada o descarte de lixo e entulho, além de restos da construção civil. Da Assessoria. LEIA MAIS...

SEX, 18 DE MARÇO DE 2016 12:39



Na sexta feira, onze de março, a Escola Municipal Maria do Carmo Campos realizou uma passeata contra a dengue pelas ruas dos bairros próximos. Foi um momento de conscientização e de compromisso com a cidadania. Cerca de 600 alunos participaram, divididos em dois turnos. Além dos estudantes, participaram do evento os pais, servidores municipais, professores e os agentes de saúde que também realizaram um teatro para os alunos. A Polícia Militar fez o acompanhamento e a segurança. A Escola está trabalhando com os alunos em sala de aula para que através deles as famílias possam perceber a gravidade da doença. A passeata foi animada pelo grito de guerra: "Chegou a hora, eu vou vencer, esse mosquito combater! Alerta! Alerta! Alerta total! O mosquito é pequeno, mas a doença é fatal!!!" Essa música foi elaborada pelos alunos do 4° ano A, da Prof. Sueli Ines. Da Assessoria.LEIA MAIS...

SEX, 18 DE MARÇO DE 2016 12:30


Agência do Trabalhador/SINE Rolândia atende das 8h às 14h. O SINE Rolândia fica na Avenida dos Expedicionários 604, Centro. O telefone é 3255-1118. Vagas para:

* VENDEDOR PRACISTA
* MECÂNICO DE MOTOR A DIESEL
* VENDEDOR INTERNO
* OPERADOR DE MÁQUINAS FIXAS, EM GERAL
* ALINHADOR DE PNEUS 

QUI, 17 DE MARÇO DE 2016 15:44


Visando recuperar o acervo e reestabelecer laços com a comunidade, as Bibliotecas Municipais de Rolândia vão promover, de 21 a 23 de março, segunda à quarta-feira, a 1ª Semana do Perdão. Durante este período, todos os cidadãos que emprestaram livros e que não devolveram no prazo, poderão devolver os materiais sem a necessidade de pagar a multa que incide na entrega fora do prazo. O acervo municipal é de pouco mais de 50 mil itens, sendo 45 mil na Biblioteca Municipal Central e o restante dividido entre as outras duas Bibliotecas Municipais: a Indústria do Conhecimento e a Cidadã. Atenção você leitor que está em débito. Confira o endereço e o horário de atendimento das unidades da cidade:

Biblioteca Municipal Central “Rui Barbosa” – Rua Arthur Thomaz, 1719, Centro - (Ao lado do Centro Cultural Nanuk). Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h às 20h, de segunda a sexta-feira. (Semana do perdão - segunda à quarta).

Biblioteca Municipal Indústria do Conhecimento – Rua Eduardo Gretzlak, s/n°, Conjunto São Fernando. Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. (Semana do perdão - segunda à quarta).

Biblioteca Municipal Cidadã – Rua Antonio Campaner, 100, Conjunto Domingos Neves. Horário: 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. (Semana do perdão - segunda à quarta). 

QUI, 17 DE MARÇO DE 2016 14:57


O Comitê Intersetorial de Dengue, Zika e Chikungunya, que combate o mosquito aedes aegypti, fez sua reunião mensal nesta quinta-feira, 17 de março, no gabinete do Prefeito Dr. Francisconi. Participaram do encontro o Secretário de Governo Antonio Souza, a Secretária de Saúde Rosana Alves, Servidores Municipais da Saúde, Educação, Agricultura e Meio Ambiente, o Vereador Rodrigo Leocardio Jorge representou a Câmara Municipal, representantes da Polícia Militar, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil organizada. Na oportunidade, o Coordenador de Endemias Rafael Dias fez uma explanação detalhada sobre as ações adotadas no combate ao aedes na cidade. Até aqui, Rolândia registrou 44 casos de dengue, um caso importado de zika e um caso importado de chikungunya. Da Assessoria.LEIA MAIS...

-- 

Secretaria de Comunicação 
Prefeitura de Rolândia

DOMINGO TEM JOGO DA COPA COBRA RADIO CULTURA DE ROLÂNDIA

16 HORAS - REC - ROLÂNDIA ESPORT CLUB x PRADO FERREIRA - ESTÁDIO ERICK GEORG - JOGÃO DE BOLA - QUEM GOSTA DE FUTEBOL NAO PODE PERDER. FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA















































ROLÂNDIA: NOVO PROFESSOR DE JORNALISMO


Tem sido uma honra e uma experiência incrível lecionar Jornalismo na UNOPAR. Alunos dedicados e empolgados com o curso tornam a missão revigorante e estimulante! Fui escolhido entre os docentes para ser mediador, no 4º WorkJor, de uma mesa redonda que discutiu o Jornalismo esportivo, com feras do quilate de Gelson Negrao II,Thiago Mossini e Rodrigo Gutuzo Saviani. Um prazer imenso ter contribuído no evento! Parabéns a comissão organizadora, visto que o encontro foi altamente produtivo! Felicidade enorme! Obrigado aos alunos pela recepção e acolhida formidáveis! Que venha o 5º WorkJor! Quanto a ser professor, preciso agradecer, de coração, referências que deram o empurrão necessário para que o sonho se materializasse: Márcio Miranda, Emerson Scada, Márcia Neme Buzalaf, Reinaldo César Zanardi, Sônia Lenira, dentre outros que foram fundamentais no processo, além dos "professores da profissão", colegas de trabalho que contribuíram demais para acumular um pouco de conhecimento e poder passar, um pouco do adquirido em 14 anos de estrada, aos futuros jornalistas. Fotos de Gabriela Lima e do Facebook da Professora Liberaci Pascuetto. GUILHERME LIMA - ASSESSOR DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE ROLÂNDIA.

ROLÂNDIA: PONTES RECUPERADAS

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA













PONTE BANDEIRANTES ( ESTRADA DE PITANGUEIRAS )





























PONTE BANDEIRANTES (ESTRADA DA SERRINHA/CERVIN)












PONTE BANDEIRANTES ( ESTRADA DA SERRINHA )






































PONTE DA ESTRADA SERRINHA













PONTE QUE LIGA SERRINHA À CAPTAÇÃO DA SANEPAR E A ESTRADA DE PITANGUEIRAS.




VENDA DO CAMPINHO DE ARAPONGAS ( O QUE SOBROU )

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA
























TÁBUA FILÉ DE COSTELA COM MANDIOCA, ARROZ, VINAGRETE E FAROFA



LONDRINA.

PROMOÇÃO POR TEMPO LIMITADO.

CONFIRME ANTES.




ROLÂNDIA: LIMPEZA DA CIDADE








MUTIRÃO DE LIMPEZA NO JARDIM DO LAGO RETIRA CERCA DE 30 TONELADAS DE LIXO E ENTULHO

A Secretaria de Infraestrutura promoveu um mutirão de limpeza no final da Avenida Maracanã, no Jardim do Lago. Do local, os Servidores Municipais retiraram quatro caminhões trucados de lixo e entulho que perfizeram cerca de 30 toneladas.

No local, a Secretaria encontrou focos de dengue, escorpiões, aranhas, cobras, animais mortos, dentre outras circunstâncias adversas. Sendo assim, é refeito o alerta para que a população não jogue lixo ou entulho em terrenos baldios, públicos ou particulares nem em fundos de vale.

A orientação é para que seja procedido de maneira adequada o descarte de lixo e entulho, além de restos da construção civil.

Da Assessoria

BOMBA!... TRF DÁ DECISÃO FAVORÁVEL A LULA MINISTRO

G1/GLOBO

FALTA AINDA DECISÃO DO STF

LÁ É OUTRA HISTÓRIA

TRF-2 derruba liminar que impedia posse de Lula como ministro

Nesta quinta (17) TRF-1 já havia suspendido outra liminar que impedia posse.
Liminar poderia acarretar 'grave lesão à ordem', disse desembargador.

O vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, desembargador Reis Friede, no exercício da presidência, derrubou nesta sexta-feira (18) uma liminar da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio de Janeiro que suspendia a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a chefia da Casa Civil. A decisão foi proferida em pedido apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU).

Segundo a assessoria da AGU, com a derrubada da segunda liminar, a situação de Lula no governo fica regularizada e ele pode exercer a chefia da Casa Civil efetivamente.


Um recurso da Advocacia Geral da União (AGU), que faz a defesa do governo na Justiça, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (17), a suspensão de todas as ações do tipo que tramitam no país -- mas ele ainda não foi julgado.

Esta foi a segunda liminar derrubada por um TRF que impedia o ex-presidente Lula de assumir a Casa Civil. Na quinta-feira, uma decisão do TRF da 1ª Região derrubou uma liminar da 4ª Vara do Distrito Federal. Até o momento da publicação desta reportagem, não há informação outra liminar que suspenda a posse.

Em sua decisão, Reis Friede ressaltou que o Judiciário deve se limitar a observar a correta aplicação das leis e da Constituição: "Não se pode olvidar, principalmente em um momento de clamor social como o que vivemos, que os atos administrativos gozam de presunção de legalidade, veracidade e legitimidade, a qual somente pode ser afastada mediante prova cabal, constante nos autos, acerca de sua nulidade".

O vice-presidente acrescentou ainda que a liminar poderia acarretar grave lesão à ordem e à economia públicas, "tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a nação atravessa".

A liminar havia sido concedida em ação popular. Nos termos da decisão do desembargador, o juízo de primeiro grau não é competente para analisar o pedido apresentado na ação popular, "uma vez que este impugna ato privativo de Presidente da República, o qual deve ser apreciado pelo Supremo Tribunal Federal".

Liminar citava blindagem de Lula
De acordo com o texto da liminar concedida nesta quinta-feira (17), a juíza Regina Coeli Formisano entendia que havia tentativa de "blindar" Lula nomeando-o como ministro: "Fere de morte o princípio constitucional do juiz natural e o sistema jurídico brasileiro". Ainda segundo a juíza, os fatos revelados na operação Lava Jato "maculam de forma indelével" a reputação de Lula.

"Não se afigura razoável que a presidente da república deste país tente obstruir o curso da Justiça em qualquer grau de jurisdição. Efetivamente, não pode o Juiz julgar com base em fatos narrados pela mídia e sem conhecimento amplo do processo, embora estes fatos possam servir como vetor de investigação. No entanto, uma vez retirado o sigilo dos processos oriundos da operação Lava Jato, tenho que os fatos ali veiculados maculam, de forma indelével, a reputação do referido cidadão que pretende agora o cargo de ministro de estado, para obter o privilégio de foro."

Ela afirmou que houve tentativa de direcionar o processo contra Lula para o Supremo porque lá "sete, dos onze Ministros atuantes, foram indicados pelo partido do governo". "Efetivamente, tal assertiva não foge à realidade, vez que é amplamente divulgado pela mídia nacional que a intenção da presidente da república era, exatamente, “blindar” referido cidadão e redirecionar os processos referentes à operação Lava Jato para a Suprema Corte Nacional".

ROLÂNDIA: PREOCUPAÇÃO COM AS ÁGUAS



Estive hoje junto com alguns secretários participando do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. Debatendo e encontrando soluções sustentáveis para o desenvolvimento, juntamente com vários prefeitos Deputados e autoridades da região!

E vamos em frente!!!


ROLÂNDIA: REGINALDO SILVA MUDOU DE PARTIDO

FOI PARA O SOLIDARIEDADE - É DA BASE  DO PREFEITO FRANCISCONI - FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA


ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA ( CHIKUNGUNYA )


Rolândia confirma primeiro caso de chikungunya


Paciente contraiu a doença durante viagem a Pernambuco; diretor de Vigilância em Saúde diz que bloqueio elimina risco de proliferação

Anderson Coelho
Agentes de saúde fizeram bloqueio no Jardim Nobre, onde dois casos suspeitos de dengue são investigados

Rolândia – Exames do Laboratório Central do Estado (Lacen) confirmaram ontem o primeiro caso de chikungunya em Rolândia, na Região Metropolitana de Londrina. Segundo o diretor municipal de Vigilância em Saúde, Rafael Dias, a paciente, uma mulher de meia idade, contraiu a doença em Pernambuco e sentiu os sintomas quando voltou de viagem. Ela procurou atendimento na cidade no dia 12 de fevereiro e os exames confirmaram a doença. 
Dias informou que a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência visitou a moradora, que reage bem ao tratamento. Segundo ele, os agentes fizeram um bloqueio no bairro e não há mais riscos de surto da doença em decorrência deste caso. "Se não há uma intervenção rápida, o mosquito pode picar o paciente, se contaminar com a doença e espalhá-la rapidamente", explicou. "O começo do ano é um período complicado. Por conta de férias escolares, as pessoas circulam bastante, o que acaba espalhando as doenças", completou. 
Além do caso importado de chikungunya, Rolândia já havia registrado um caso importado de zika, confirmado no dia 20 de fevereiro. De acordo com Dias, os dois casos já foram controlados com bloqueios de eliminação dos vetores, no entanto, os moradores não devem se descuidar. "O município tem hoje uma situação mais confortável se comparado a outros que vivem níveis epidêmicos da dengue. Mas isso não quer dizer que podemos baixar a guarda, pois, sem os cuidados, a infestação se alastra muito rápido", advertiu. 
Segundo o mais recente boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há dois dias, no atual ciclo epidemiológico, que começou em agosto do ano passado, a cidade tem 55 casos confirmados de dengue, sendo 52 autóctones e três importados. Outro caso de chikungunya também é investigado pela Sesa. Pela proporção, o município de 63,3 mil moradores tem uma incidência de 82,13 casos por 100 mil habitantes. É considerada epidemia incidência a partir de 300 casos a cada 100 mil habitantes. 
A agente de saúde Eliete Serafim, que trabalha na área há 14 anos, avaliou que o perigo aumentou muito com a chegada da zika e chikungunya. "Mais que nunca a população precisa se conscientizar do risco de deixar o terreno sujo. Os sintomas são severos e, em casos mais graves, pode resultar em morte", reforçou. "Hoje, o morador não pode mais falar que não sabia, o assunto está em todo o lugar." 
Na tarde de ontem, os agentes de saúde fizeram um bloqueio no Jardim Nobre, na zona oeste da cidade, onde dois casos suspeitos de dengue são investigados. Larvas do Aedes aegypti foram encontradas em pelo menos duas casas. Alguns terrenos com mato alto também escondiam recipientes com água parada. A dona de casa Fátima Margarida de Assis, de 59 anos, recebeu os agentes e demonstrou preocupação com o risco de contaminação. "Pode ver o terreno, está limpinho. O problema é que não é todo mundo que cuida, né?", lamentou. 
O auxiliar de serviços gerais Acácio Benedito Querino, de 62 anos, disse conhecer amigos que sofreram com a dengue e teme pelos parentes. "É uma doença que derruba a gente. Fico muito preocupado em saber que estamos em risco. Sempre converso com os vizinhos para cada um fazer a sua parte", comentou. Dias informou que as próximas quatro semanas estão entre as mais críticas do ano em relação à infestação pelo mosquito e pediu a empenho da população no combate aos focos.
Celso Felizardo
Reportagem Local

ROLÂNDIA: LADRÕES ATERRORIZAM NO JARDIM NOVO HORIZONTE


NA RUA MOGNO, JARDIM NOVO HORIZONTE, POR VOLTA DAS 22 HORAS DE ONTEM, UM MORADOR  FOI SURPREENDIDO POR DOIS LADRÕES ENCAPUZADOS AO ADENTRAR SUA RESIDÊNCIA,   QUE LHES DERAM VOZ DE ASSALTO, SUBJUGANDO-O, AMARRANDO SUAS MÃOS NA CABECEIRA DE SUA CAMA. FOI LEVADO DA CASA UM CELULAR, TABLET, UMA BICICLETA, UM APARELHO TELEVISOR E CERCA DE SEISCENTOS REAIS EM DINHEIRO, FUGINDO NA SEQUENCIA.  A VITIMA INFORMOU QUE FATO SEMELHANTE LHE OCORRERA NO DIA OITO DESTE MÊS, ONDE FORA VITIMA DE OUTRO ROUBO COM O MESMO MODUS OPERANDI.

Cúmplice de advogado estuprador é preso em Londrina

Fernanda Circhia - Redação Bonde -

O administrador de empresas Pedro Henrique de Oliveira, de 23 anos, cúmplice do bacharel em Direito Lucas Ferreira Ramalho, de 25, foi detido na tarde desta quarta-feira (16) e encaminhado à Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I), onde chegou por volta das 17h50. 

Ramalho e Oliveira foram condenados pela 3ª Vara Criminal de Londrina, em maio de 2014, a 12 anos e seis meses e 11 anos e oito meses de prisão, respectivamente. A pena do segundo era menor porque ele tinha menos de 21 anos na noite do crime. 

Em novembro de 2015, a decisão do juiz Juliano Nanuncio foi mantida pela 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), mas com a redução da pena para 10 anos, também em regime inicial fechado, para ambos. 

A decisão se baseia no novo entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que desde fevereiro autoriza o início do cumprimento da pena após condenação já em segunda instância, portanto antes de se esgotarem todos os recursos da defesa. 



O crime 

Lucas Ferreira Ramalho e Pedro Henrique de Oliveira respondem por um estupro cometido na madrugada de 24 de maio de 2012, após festa em uma casa noturna localizada na Gleba Palhano (zona sul). Durante o evento, Ramalho teria colocado uma substância sedativa na bebida de uma estudante de Direito. Mais tarde, ele a teria levado, com a ajuda do então estudante de Administração da UEL Pedro Henrique de Oliveira, a um motel da cidade - onde o estupro se consumou. Na manhã seguinte, a garota foi deixada em casa pela dupla. 

Apesar de a garota ser maior de idade à época, Ramalho foi indiciado por estupro de vulnerável por ter utilizado uma substância sedativa para retirar a capacidade de reação da vítima. Foi considerado ainda o agravante de o condenado ter se valido de um cúmplice para executar o abuso.

RAFAEL SILVA ( BABY ) DE ROLÂNDIA NA COMPETIÇÃO

Rafael Silva esquenta briga por vaga olímpica no judô

Agência Estado - 
Campeão no Aberto de Buenos Aires, no domingo, e no de Lima, uma semana antes, Rafael Silva esquentou a briga pela convocação para os Jogos Olímpicos do Rio no peso pesado. Ainda que os torneios da série Open sejam os menos valiosos para o ranking olímpico, o 'Baby' conquistou todos os 200 pontos possíveis e, tão importante quanto, mostrou estar de volta à boa forma. 

Com os resultados no giro sul-americano do Circuito Mundial, Baby alcançou 899 pontos no ranking olímpico, que já leva em consideração o peso correspondente de cada resultado ao fim da corrida olímpica. David Moura aparece cerca de 200 pontos à frente, com 1.091. Enquanto Rafael Silva se recuperava de lesão, o mato-grossense foi ao pódio de dois eventos da série Grand Slam e ganhou o Aberto de Sofia. 

A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) já avisou que vai priorizar o ranking como critério na hora de definir os convocados para a Olimpíada, ainda que considere outros fatores. Até o Rio-2016, entretanto, o calendário prevê mais de 10 torneios internacionais, incluindo o Campeonato Pan-Americano (400 pontos ao campeão) e o Masters (700), além de dois Grand Slams (500). 

Os resultados em Buenos Aires proporcionaram outras mudanças importantes no ranking olímpico. Na categoria feminina até 63kg, a mais fraca do judô brasileiro, Ketleyn Quadros ganhou prata na Argentina e passou Mariana Silva por cinco pontos: 371 a 366. Na masculina até 90kg, Eduardo Bettoni agora está dois pontos atrás de Tiago Camilo: 388 a 390. Marcelo Contini reduziu a nove pontos a vantagem de Alex Pombo na até 73kg (494 a 503), enquanto na até 100kg Rafael Buzacarini aparece a 23 de Luciano Corrêa. 

Pelo ranking olímpico, os melhores do País são atualmente: Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Alex Pombo (73kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), David Moura (+100kg), Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).

VÍDEO PROTESTO EM ROLÂNDIA CONTRA A DILMA, LULA E PT 17/03/2016 QUINTA