JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 7 de março de 2016

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 0703/2016




A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Empresa Trassi & Cia Ltda vão desenvolver atividades socioambientais no Lago do São Fernando. Uma das ações será a de repovoar o lago, com cerca de dois mil alevinos e peixes. O grupo de Escoteiros Guarani também vai participar da ação, que vai ocorrer neste fim de semana. Da Assessoria. 


SEGUNDA NOTIFICAÇÃO

A Administração do Cemitério Municipal de Rolândia, nos termos das Leis que dispõem sobre cemitério e das outras providências de nº 2.870/01 e Lei n° 2.399/94 artigo 19, notifica os familiares ou responsáveis dos túmulos abaixo relacionados, que estão em estado de ruína, a providenciarem as devidas reformas. O prazo de 60 dias já expirou mas a adm. do Cemitério concedeu mais 15 dias a partir da data desta publicação, caso as referidas reformas não sejam efetuadas , serão aplicadas medidas administrativas baseadas nas referidas Leis. (demolição dos túmulos e exumação dos restos mortais). CONFIRA A LISTA -





Em fevereiro de 2016, o Centro de Atenção Psicossocial(CAPS II) comemorou 10 anos de existência no município. O CAPS II é um serviço especializado, que oferece reabilitação psicossocial à pacientes adultos, portadores de transtornos mentais graves. Nestes 10 anos, o CAPS tem atendido a população de Rolândia e mais seis municípios da região. Para celebrar a data, uma festa, envolvendo os usuários, familiares e servidores, marcou a primeira década de atendimentos. A festa foi integralmente planejada e executada por pacientes do serviço, tanto a decoração, convites e até os alimentos servidos foram elaborados por eles nas oficinas terapêuticas, com objetivo em empoderar esses usuários do serviço, mostrando para as famílias, sociedade e para eles próprios que é possível viver ativamente, apesar do transtorno. Segundo a Coordenadora da unidade, Fernanda G. Z. Tamari, “aos pacientes atuais e os que já receberam alta, funcionários e ex-funcionários o nosso agradecimento e o desejo que outros prósperos anos venham a acompanhar o serviço. Viva!”. O CAPS II atende na Av. Presidente Bernardes, 494 – Centro - (43) 3906-1011. Da Assessoria.





Por meio de ofício assinado pelo Prefeito Dr. Francisconi encaminhado ao SESI, ficou definido que vinte alunos, que estudam em Escolas Estaduais, vão participar de uma prova para concorrer a bolsas integrais do 1º e 2º ano do ensino médio, para estudar no SESI em Rolândia, que está instalado nas dependências da FACCAR. Nesta segunda e terça-feira, 7 e 8 de março, os interessados devem procurar as Secretarias das Escolas Estaduais da cidade para fazer a inscrição. A prova deve ser aplicada no dia 10/03, em local a ser definido. Da Assessoria. 






O Prefeito Dr. Francisconi e o Secretário de Planejamento Dário Campiolo estiveram neste sábado, cinco de março, conferindo a finalização da obra de reconstrução da ponte do Rio Jaú, edificada em parceria da Prefeitura junto a comunidade local, a um custo de mais de R$ 200 mil. Agora, os agricultores terão mais tranqüilidade para escoar a safra de verão e a comunidade da região terá mais mobilidade para transitar. Da Assessoria.

ROLANDENSE GANHA O MISS MUNDO INFANTIL



​O Prefeito de Rolândia, Dr. Francisconi, recebe nesta terça-feira, 08/03 às 10h, em seu gabinete, a rolandense Maria Julia Luchiacenkol, de oito anos​, que no fim de semana, ganhou o título de Mini Miss Mundo, em evento realizado em Johanesburgo, África do Sul. Ela é filha da arquiteta Graziela Cristina e do médico cardiologista Osvaldo Luchiacenkol. A imprensa acompanhou o concorrido encontro na prefeitura. FOTO  ASSESSORIA PREFEITURA.

ROLÂNDIA: NOTÍCIAS DO DEPUTADO COBRA



Deputado Cobra: Colégio Kennedy em Rolândia



Colégio Kennedy em Rolândia . Estive visitando o Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Rolândia, que teve parte do prédio interditado por conta de rachaduras que apareceram depois das fortes chuvas de janeiro. Cinco salas estão interditadas e há problemas por todo o local. O colégio atende em três turnos do Ensino fundamental II e Médio e, além das rachaduras, precisa de reformas nas estruturas, pintura e cobertura de uma das quadras para melhor atender aos alunos. Visitei todas as dependências do colégio e nesta semana vai verificar em Curitiba a situação em que se encontra a liberação de verbas para a reforma e solicitar urgência na mesma.

ROLÂNDIA: REINICIOU A RECONSTRUÇÃO DO HOTEL ROLÂNDIA

07/03/2016 - FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA

CLIQUE NA FOTO PARA AUMENTÁ-LA












































ROLÂNDIA: ESTRADA DO INGÁ E MARABU

FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA.

CLIQUE PARA AUMENTÁ-LAS














































ROLÂNDIA: LEI MUNICIPAL AUTORIZA CONVÊNIO PARA MANTER PRAÇAS

Esta praça é conservada e mantida com a grama podada graças a uma lei municipal que redige no tempo em que fui assessor jurídico, entre os anos 1999 e 2.000.  Esta   serve de exemplo. Sempre foi bem cuidada. O primeiro empresário a assinar este tipo de convênio foi a Lanchonete  do Zé, daquela praça localizada entre as Ruas Castro Alves e Paranaguá, em frente a casa da Sonia Perazolo  e Tutti Pizza. Não sei se o contrato foi renovado. Deve ter sido pois a lanchonete funciona lá até hoje. TEXTO e FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA

















NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA 07/03/2016

COMUNICAMOS COM PESAR

O FALECIMENTO DE:

AMABILE MONTANHA TOLOTO,  85 ANOS

VELÓRIO: CAPELA CENTRAL,

SEPULTAMENTO: AMANHÃ 08/03/16,  10:00 horas.

OS NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR À FAMÍLIA


ROLÂNDIA: DANIEL STEIDLE DEFENDE UMA NOVA "BANDEIRA"



O POVO, “UM MONSTRO HORRÍVEL”, QUE TEM QUE SER PAPARICADO E MANTIDO QUIETO? A Audiência Pública, do dia 02 de março, no Centro Cultural Nanuk, sobre a prestação de contas da Prefeitura, permitiu gratificantes 15 minutos à platéia para perguntas e opiniões. Para ninguém ser deixado de fora ainda se abriu espaço a perguntas e colocações por escrito que seriam todas respondidas. Este clima de abertura teve a agradável surpresa de todos manterem a boa educação. Mas mesmo se houvessem opiniões exaltadas ou ofensivas, seria oportuno ampliar o aprendizado da cidadania nos espaços públicos, até para minimizar apatia e agressões do povo que geralmente só ouve ou se depara diante fatos consumados. Lentamente está havendo movimentação para uma participação ativa do povo na Câmara dos Vereadores de Rolândia, considerada a “Casa do Povo”, mas onde ainda é proibida a manifestação popular. Que reformas profundas equilibrem essa incoerência. Hoje são horas de monólogos dos Vereadores aos quais a população fica exposta sem poder se colocar. Que um diálogo fosse aceitável! E não apenas uma possível “esmola” controlada de alguns minutos para manifestações da platéia.

COMENTÁRIO:

Os gregos da idade antiga construíram anfiteatros  em todas as cidades para que a população pudessem ouvir e dialogar com os políticos o oradores. Isso no tempo de Aristóteles.. mas hoje os tempos são outros... falar só para quem se candidata e vence uma eleição. Mas podemos escrever... escrever em jornais... blogs... FARINA

Parabens pela iniciativa o povo tem q ter voz mesmo... Esse pedido já estamos fazendo a tempo não só eu mas alguns vereadores também, quem sabe agora com esse movimento a presidência da câmara acelera o processo.

Marcello Christiano Gorla Sou favorável a manifestação democrática em todas as instancias em especial na câmara de vereadores, pois é a instância mais próxima do cidadão. Com um regulamento adequado, esse momento de participação popular só contribuiria para o direcionamento entre as decisões dos vereadores e os anseios populares. Outra medida que tornaria esse poder mais democrático seria pagar apenas um salario minimo aos vereadores e triplicar o número de cadeiras. Acredito que uma representatividade por bairro seria o ideal. Mais empenho de forças setorizadas, menos despesas, holofotes e campanhas milionárias.



ROLÂNDIA: RECUPERANDO RUAS








MELHORIAS NA AVENIDA BARÃO DO RIO BRANCO

A Secretaria de Infraestrutura realizou o serviço de tapa buraco à quente (CBUQ – concreto betuminoso usinado à quente) na Avenida Barão do Rio Branco, no Jardim Campo Belo, na altura do Contorno Norte e também realizou o conserto do poço de visita da galeria pluvial da mesma rua.

O Prefeito Dr. Francisconi, o Secretário de Infraestrutura Wanderlei Massucci e o Chefe de Gabinete Diego Silva acompanharam os trabalhos.

Da Assessoria

CANAL DE VÍDEOS DE ROLÂNDIA By FARINA ( 3.000 FILMES )