JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 26 de novembro de 2016

PREFEITO LUIZ FRANCISCONI RESPONDE AOS ATAQUES DA INTERNET

O Fuxico Rolândia publicou:

Hoje o Prefeito Luiz Francisconi sofreu diversos ataques, devido uma licitação de fogos de artifícios, e os opositores não perderão tempo para criticar... As vezes fico pensando; Quando isso vai acabar, em vez de criar polemica porque de não se unir por uma cidade melhor... Me desculpa o autor deste circo, levando o nome de nossa cidade em rede estadual para contar uma mentira, difamando o nome de Rolândia, ai eu deixo uma pergunta, e também já deixo a resposta . 
VOCÊS SABE COMO FUNCIONA UM PROCESSO LICITATÓRIO?

O processo Licitatório é composto de diversos procedimentos que têm como meta os princípios constitucionais da legalidade, da isonomia, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência com o intuito de proporcionar à Administração a aquisição, a venda ou uma prestação de serviço de forma vantajosa, ou seja, menos onerosa e com melhor qualidade possível, é o chamado "eficiência contratória".

Isso acontece utilizando-se de um sistema de comparação de orçamentos chamados de propostas das empresas que atendam as especificações legais necessárias, todas constantes dentro do edital. A empresa que oferecer maiores vantajens ao governo, será a escolhida para o fornecimento do produto ou do serviço. Oferta mais vantajosa, na legislação entende-se pelo critério de menor preço ou a de melhor técnica ou a de técnica e preço ou, por fim, a de maior lance ou oferta para os casos de alienação de bens ou de concessão de direito real de uso. Dentre estes, o critério 'menor preço' é comumente mais utilizado. Ao lado deste, figuram o critério de 'Melhor Técnica', quando se leva em consideração, além do preço, a qualificação do licitante e as características de sua proposta; e 'Maior Lance', utilizado quando o objetivo é alienar (vender) bens públicos, como ocorre nos leilões.

Edital 

Chama-se edital o documento através do qual a instituição compradora estabelece todas as condições da licitação que será realizada e divulga todas as características do bem ou serviço que será adquirido. A correta elaboração do edital e a definição precisa das características do bem ou serviço pretendido pela entidade licitadora são essenciais para a concretização de uma boa compra ou contratação. É estipulado um valor da licitação no edital, uma vez que se não houver necessidade não será gasto, e sim utilizado de acordo com as necessidades do licitador “PREFEITURA”

Gente abre o olho, não deixe levar, licitação é coisa seria uma maneira de obter serviços e produtos com o melhor preço e qualidade, com um valor estimulado para ser gasto, e gastando somente o necessário, isso não quer dizer que o Prefeito vai gastar 100, talvez não gaste nem 0,3% deste valor, população abre o olho, o momento é de se unir, não de atrapalhar o crescimento da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário