JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 25 de março de 2016

DEZENAS DE CASAS FORAM DESTRUÍDAS EM SANTA MARIANA - PR.

DEVASTAÇÃO


FOLHA DE LONDRINA 


 Dia de reconstrução em Santa Mariana


Moradores contabilizam os prejuízos e começam a limpar as casas; cidade foi destruída por tempestade de granizo

Fotos: Gina Mardones
Joniles Gonçalves mostra o carro que foi arrastado pela chuva e derrubou o imóvel do vizinho
Pelo menos dez postes de energia elétrica foram derrubados na quarta-feira


Santa Mariana - Depois do temporal de granizos que assolou Santa Mariana (Norte Pioneiro) na tarde de quarta-feira, os moradores iniciaram ontem o processo de reconstrução de casas e estabelecimentos comerciais. Logo pela manhã os bombeiros do município de Bandeirantes foram até Santa Mariana para realizar a distribuição de lonas. 
No trajeto realizado pela equipe de reportagem até o município foi possível ver o rastro de destruição provocado pelo fenômeno. Placas de sinalização das rodovias ficaram tombadas, árvores foram arrancadas pelas raízes e o equipamento de fiscalização eletrônica da rodovia BR-369 tombou com a força do vento. Cerca de dez postes de concreto da rede de energia elétrica da Copel caíram, deixando 98% de Santa Mariana e parte de Cornélio Procópio sem luz. José Mauro, da Delbony Energy, empresa responsável pelo conserto dos postes terceirizada pela Copel, disse à reportagem que tudo seria resolvido ontem mesmo. A energia elétrica só foi restabelecida no início da tarde. 
A falta de energia provocou também o desabastecimento de água na região. Sem luz e sem água, restou para a população a força de vontade para retirar o entulho e a sujeira. Na base de enxadas, pás e do carrinho de mão, volumes grandes de entulhos eram retirados das casas, mas nada parecia ser suficiente para realizar a limpeza diante de tanta lama. 
O lavrador Joniles Luiz Gonçalves, de 52 anos, calcula que teve um prejuízo de mais de R$ 20 mil. Morador de uma área de baixada, o volume de água que chegou a sua casa derrubou a parede do quarto de seu filho e a enxurrada foi carregando tudo o que encontrava pela frente: geladeira, móveis, guarda-roupas, camas, televisor. O único móvel que Gonçalves conseguiu salvar foi um sofá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário