JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Poste instalado no meio da pista chama a atenção em Rolândia




jornaldelondrina




Erika Pelegrino
09/09/2015


Indo para um sítio em Rolândia, perto da Pousada das Alamandas, a leitora Cláudia Fernandes dos Reis se deparou com um poste quase no meio da pista da marginal da Rodovia Contorno Norte.

Isso é resultado das obras naquele local. Segundo informações da Prefeitura de Rolândia, a realocação do poste está sendo solicitada há dois meses e a obra foi marcada para 17 de setembro.

A assessoria de imprensa da Copel informou que a solicitação foi feita pela Prefeitura no início de julho e todo o procedimento até autorizar a obra foi concluído no início do mês passado.

Em virtude da existência de outros projetos e da obrigatoriedade de avisar 105 consumidores que serão afetados - pois outros três postes também terão que ser removidos a obra só será realizada em meados deste mês.

NOVOS FOTOS DO INCÊNDIO NA PREFEITURA DE ROLÂNDIA HOJE 10/09/15

FOTOS By JOSÉ C. FARINA




















































3º VÍDEO DO INCÊNDIO NA PREFEITURA DE ROLÂNDIA ( AGORA À NOITE ) By FARINA

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA 10/09/2015

QUI, 10 DE SETEMBRO DE 2015 


Dando sequência na conquista para a cidade de R$ 250 mil  para melhorias na sinalização viária da cidade obtidas junto  ao DETRAN-PR, quando na oportunidade, o Prefeito José de Paula Martins assinou o convenio junto ao Governador  Beto Richa, em Curitiba, o Secretário de Serviços Públicos,  João Santana, esteve nesta quinta-feira, 10 de setembro em  Cornélio Procópio (88 km leste de Rolândia), para receber a  documentação do DETRAN e saber do início dos trabalhos,  que serão executados pela SINASC, empresa catarinense  vencedora da licitação e que vai iniciar os serviços nos  próximos dias. Das 104 cidades paranaenses  contempladas com o benefício, apenas sete estão   na Região Norte: Rolândia, Ibiporã, Uraí, Leópolis,  Jaboti, Cambará e Wenceslau Brás. 


QUI, 10 DE SETEMBRO DE 2015 19:08



Na tarde desta quinta-feira, 10 de setembro, um incêndio  consumiu parte do depósito de arquivos da Prefeitura   de Rolândia. O fogo começou por volta das 15h e só por  volta das 19h10 é que foi totalmente dominado. Nem a forte   chuva que caiu durante todo o período foi capaz de deter   as labaredas e a densa fumaça. Seis Bombeiros  trabalharam incessantemente no combate as chamas  e trouxeram consigo dois caminhões anti incêndios e  contaram com a ajuda do caminhão pipa da Secretaria   de Infraestrutura. Conforme o servidor Geraldo Picotti,  que trabalha há 28 anos no funcionalismo público e há 10 cuida do arquivo, "pouco antes das três da tarde,  desliguei a energia elétrica para fazer a troca de uma   lâmpada e quando liguei a força percebi que a força da  chuva tinha quebrado duas telhas. No tempo em que eu  deixei o depósito para avisar que estava destelhado para  voltar ao meu lugar de trabalho, vi o fogo e chamei o Bombeiros",  informa. Rapidamente, os Bombeiros chegaram para conter  o incêndio. Ninguém se feriu. Conforme Picotti, a área atingida  pelas chamas consumiu parte dos arquivos municipais  entre os anos de 1958 a 1980. Agora a Prefeitura aguarda o   rescaldo dos Bombeiros para saber o que foi perdido no  tocante aos documentos e também se as chamas danificaram   a estrutura do prédio do depósito de arquivos, que está situado  anexo ao Prédio da Prefeitura. O Prefeito José de Paula Martins  lamentou o ocorrido. "Triste porque a cidade perdeu documentos  históricos. Agora vamos esperar os laudos e relatórios das autoridades competentes, como os Bombeiros, para saber o que  provocou o incêndio e ver o que mais foi perdido ou comprometido".

QUI, 10 DE SETEMBRO DE 2015 18:52



Confirmando a boa fase e as expectativas o ciclista Leonardo    Back conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Escolares  da Juventude realizado em Fortaleza. O ciclista representou o  Colégio Souza Naves e foi campeão nas provas de velocidade  e de resistência superando 37 ciclistas de vários estados  Brasileiros. Os Jogos Escolares da Juventude  é a competição escolar mais importante do Brasil, promovida  pelo Comitê Olímpico Brasileiro, reunindo os campeões das  modalidades individuais e coletivas de todas as modalidades  Olímpicas dos Jogos Escolares Estaduais. Com um trabalho  de base desde 2010 quando o professor  José Ricardo Moraes iniciou a escolinha de ciclismo pela   Secretaria Municipal de Esporte, Rolândia vem revelando talentos  para a modalidade e nos últimos cinco anos conseguiu colocar um  representante na fase nacional dos Jogos Escolares e trazer medalhas dessa competição. Leonardo Back iniciou seus treinamentos a  apenas um ano e já foi campeão Brasileiro e dos Jogos Escolares  sendo mais uma promessa do ciclismo Rolandense. A equipe de  Ciclismo é mantida pela Prefeitura Municipal de Rolândia através  da Secretaria de Esportes em parceria com a “FOR BIKES”e patrocínio da  FACCAR, GRUPO SORRIA e Metalúrgica Metalmax e a colaboração  do Armarinhos Frazatto/Distribuidora Caviúna, CENAIC e Ótica King. 

 ROLÂNDIA PODE TER PISTA DE MOTOCROSS 




Em reunião com o Prefeito José de Paula Martins e com os Vereadores Alex Santana e João Ardigo, um grupo de amantes da velocidade de Rolândia apresentou a intenção de, no terreno anexo ao Kartódromo na Vila Oliveira, fazer uma pista de Motrocross e Velocross. A ideia é desenvolver as modalidades esportivas na cidade e fazer um trabalho social iniciando crianças na moto velocidade. Com a intenção exposta, o Departamento Jurídico da Prefeitura vai avaliar a viabilidade legal para a cessão do terreno para o desenvolvimento da prática esportiva. 






Já está disponível o serviço de Holerite Online para todos  os aposentados e pensionistas do Rolândia Previdência,  que poderão acessar seu contracheque  desde o mês de Janeiro de 2015. De acordo com a  Presidente do Rolândia Previdência, Eluiza Messiano  “esta medida irá facilitar para aposentados e  pensionistas que tem dificuldades para se deslocar até o  nosso atendimento na Prefeitura, trazendo maior  comodidade, e atendendo também à reivindicações”.   O método de acesso é simples, basta seguir os seguintes   passos:  - Acessar o link da Prefeitura no endereço.  www.rolandia.pr.gov.br – Clicar em Serviços Online (lado esquerdo da página) -  Clicar em Fundo de Previdência – Holerite Online.  No LOGON digitar o nº do CPF (sem pontos) e na   SENHA digitar a data de nascimento (sem barras).  Após o primeiro acesso a senha poderá ser alterada.  Para os que preferem retirar o holerite  impresso in loco, continuaremos fornecendo, como de  rotina.





A Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia convida a   população para, nesta terça-feira, 15 de setembro, a partir  das 14h, com entrada grátis, acompanhar uma  "Sessão Mazzaropi" no Centro Cultural Nanuk, Rua Arthur  Thomas s/n, Centro. O objetivo é promover uma sessão  valorizando a filmografia de Amácio Mazzaropi. Abrimos  com o clássico Jeca Tatu, um filme de cómedia de 1959, escrito e dirigido por Milton Amaral e estrelado por  Mazzaropi. O roteiro é baseado no personagem  Jeca Tatu de Monteiro Lobato. Para quem já viu é  uma boa oportunidade pra matar saudade e pra  quem ainda não viu é uma ótima chance para  conhecer um pouco do Cinema Nacional e dos  valores brasileiros expressos nesse personagem  tão próximo da gente, que é o Caipira.






A Secretaria de Saúde de Rolândia informa que a vacina contra HPV (Papilomavírus) esta disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Rolândia. Esta vacina previne contra câncer de colo de útero. O esquema vacinal é composto por três doses. Esta vacina é SOMENTE para as meninas entre 09 e 13 anos de idade e mulheres de09 a 26anos portadoras deHIV .Pais e responsáveis de meninas de 09 a 13 anos devem estar atentos, pois está marcada para o mês de setembro a 2ª dose da vacina contra o HPV (vírus do papiloma humano). Para receber a imunização, basta apresentar o cartão de vacinação, caderneta do adolescente ou documento de identificação. Conforme Marcelo Ferreira, Diretor de Vigilância em Saúde, “pedimos que os pais levem as suas filhas aos postos de saúde em setembro, pois a segunda dose é fundamental para que as adolescentes fiquem protegidas informamos ainda que uma 3ª dose de reforço deverá ser tomada daqui a cinco anos”. A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará, nas próximas décadas, prevenir essa doença, que representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil. Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero. Em 2011, 5.160 mulheres morreram em decorrência dessa doença, o terceiro câncer mais comum entre as brasileiras, atrás dos tumores de mama e colorretal. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 290 milhões de mulheres no mundo têm HPV. 





Para mais informações a respeito das vagas, o trabalhador deverá   comparecer pessoalmente a Agência do Trabalhador/SINE, portando   CTPS, RG e CPF para realizar/atualizar seu cadastro e consultar  possíveis encaminhamentos. O SINE em Rolândia atende na  Avenida Expedicionários 604, Centro.  

De segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

VAGAS PARA:

* MECÂNICO DE AUTO EM GERAL
* AUXILIAR DE LIMPEZA
* BALANCEIRO DE CONCRETO
* ESTOQUISTA
* OPERADOR DE EMPILHADEIRA ELÉTRICA
* BALANCEIRO
* MECÂNICO DE AUTOMÓVEIS E CAMINHÕES
* OPERADOR DE TELEMARKETING
* ELETRICISTA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
* VENDEDOR ORÇAMENTISTA







Os três novos bairros de Rolândia terão Feira Livre toda terça-feira, a partir de seis de outubro. Em reunião nesta quarta-feira, nove de setembro, no gabinete do Prefeito José de Paula Martins, ficou definido que os moradores do Tomie Nagatani, José Perazolo e Ernesto Francischini terão a tradicional Feira Livre, com seus quitutes, verduras, legumes, frutas, carnes, frios, artesanato e outros artigos. A Feira será na Avenida Julio Braz Damasceno, das 5h30 às 12h. No dia cinco de outubro, às 9h, os Feirantes interessados em participar da edição do Tomie Nagatani terão uma reunião no local com o Secretario de Infraestrutura Milton Alves para fazer a marcação dos lugares de cada barraca e ainda a oferta, por parte da Prefeitura, de um banheiro químico e ainda um ponto de energia elétrica para os feirantes que necessitarem. Conforme a Presidente da Associação dos Feirantes de Rolândia, Marlene Vicentini Santin, a cidade tem cerca de 60 feirantes cadastrados e destes, até aqui 18 deles confirmaram a intenção de participar da nova Feira Livre da cidade. Estiveram na reunião que selou a nova Feira Livre, o Prefeito José de Paula Martins, o Secretário de Infraestrutura Milton Alves, o Vereador João Ardigo, a Presidente da Associação dos Feirantes de Rolândia, Marlene Vicentini Santin e os feirantes Massao e Rosa Nishiyama, Ester Ferreira (Ester da Cocada), Débora Marinho, Rosangela Alves e Mario Flavio. A cidade conta agora com o seguinte calendário de Feiras:

FEIRAS LIVRES

TERÇA-FEIRA – TOMIE NAGATANI – A PARTIR DE 06/10

QUARTA-FEIRA – AVENIDA PRESIDENTE BERNARDES – CENTRO

SÁBADO – RUA TOPÁZIO NA VILA OLIVEIRA

DOMINGO – AV. CASTRO ALVES – CENTRO

FEIRA DA LUA

TERÇA-FEIRA – RUA DAS PALMEIRAS - VILA OLIVEIRA

QUINTA-FEIRA – PRAÇA CASTELO BRANCO

FOTO DO INCÊNDIO HOJE EM ROLÂNDIA VISTA DE CIMA

foto by valentin  junior


ELEIÇÃO, POSSE E FESTA NO ROLÂNDIA COUNTRY CUB

FOTOS DO ROLÂNDIA COUNTRY CLUB
             (CLIQUE NA FOTO PARA AUMENTÁ-LA)












































































































































































































































































































2ª VÍDEO DO INCÊNDIO DO ARQUIVO HISTÓRICO DA PREFEITURA DE ROLÂNDIA By FARINA

VÍDEO DO INCÊNDIO NA PREFEITURA DE ROLÂNDIA ( 10/09/15 )

ROLÂNDIA: INCÊNDIO DESTRÓI ARQUIVO HISTÓRICO DA PREFEITURA

10/0915 - 15 HORAS -  70% DOS ARQUIVOS E DOCUMENTOS FORAM PERDIDOS. SEGUNDO O RESPONSÁVEL PELO SETOR O MESMO FOI TOMAR ÁGUA E QUANDO VOLTOU O FOGO JÁ ESTAVA ALTO. ELE ACREDITA  QUE A CAUSA TENHA SIDO UM "CURTO CIRCUITO". QUE AS SALAS SÃO ANTIGAS E A MUITO TEMPO NÃO SE FAZ REVISÃO DA PARTE ELÉTRICA. DAQUI A POUCO VÍDEO COMPLETO NO AR. O Corpo de Bombeiros trabalharam por  mais de duas horas  no rescaldo do incêndio. Documentos da década de 50 até a década de 80  foram  consumidos pelo fogo. Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura, os documentos da década de 80 para cá foram salvos. FOTOS  By JOSÉ CARLOS FARINA






















FOTOS DE JOSÉ CARLOS FARINA DO GOOGLE EARTH / PANORAMIO (10 MIL VISITAS POR MÊS )

CLIQUE PARA AMPLIAR E LER
DIVULGANDO ROLÂNDIA E O NORTE DO PARANÁ EM TODO O PLANETA
COM A MARCA By FARINA


GOVERNO DILMA DESACREDITADO DENTRO E FORA DO PAÍS


NINGUÉM AGUENTA MAIS


Mercado prevê alta de dólar e juros


FOLHA DE LONDRINA

Na avaliação de profissionais do mercado financeiro ouvidos pelo Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, o rebaixamento da nota de risco do Brasil trará forte viés de alta para o dólar e para os juros nesta quinta-feira, 10, enquanto a BMF&Bovespa tende a cair num primeiro momento. 

Ricardo Lacerda, fundador do banco de investimentos BR Partners, disse que a perda do grau de investimento do Brasil "é sem dúvida o maior retrocesso da economia brasileira dos últimos 20 anos". Segundo ele, muito do capital que costuma fugir nesses momentos de crise já saiu do País. "Mas creio que veremos pressão no câmbio e no juros. No médio e longo prazos, as consequências serão ainda piores. Como o próprio ministro da Fazenda (Joaquim Levy) antecipou, esse movimento vai gerar desemprego por muitos anos. Com isso, teremos um aprofundamento da recessão e uma dificuldade da retomada de crescimento. Basta analisar a importância do fluxo de capitais estrangeiros no último ciclo de crescimento, entre 2007 e 2013." 

Onda vendedora 

Para Edwin Gutierrez, gestor para o Brasil da Aberdeen Asset Managers, em Londres, os mercados brasileiros reagirão nesta quinta-feira com uma onda vendedora. Ele acredita que o rebaixamento veio antes do esperado pelos investidores. Entretanto, a possibilidade de acontecer já vinha crescendo nos últimos dias. "Depois da entrega do Orçamento na semana passada, passamos a achar que os riscos de perder o grau de investimento ocorrer este ano havia aumentado." 

Na avaliação do estrategista, a permanência do ministro Levy no cargo, mesmo após a perda do grau de investimento, faz diferença para os investidores. "Se ele sair, a onda vendedora (de ativos) será ainda mais dramática." 

Queda 

No início da noite de quarta-feira, 9, os fundos de índices (ETFs, na sigla em inglês) ligados ao Brasil despencaram no after market (operações após o fechamento do mercado) em Wall Street, refletindo o rebaixamento do rating brasileiro pela Standard & Poor’s (S&P). 

Entre as carteiras listadas na plataforma Arca, da Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), o Direxion Daily Brazil Bull 3X, da Direxion Investiments, despencava 20,1% por volta das 20h10 (horário de Brasília). Outro fundo de índice, o iShares MSCI Brazil Index, mais conhecido pela sigla que é negociado no mercado, EWZ, recuava 7%. 

Para um operador de um banco de investimento em Nova York que investe em papéis brasileiros, a perda do grau de investimento era esperada, sobretudo após a redução das metas fiscais e a proposta de orçamento para o ano que vem com déficit, mas o momento da decisão da S&P acabou surpreendendo. A expectativa, disse ele, é que o corte da nota fosse vir no começo do ano que vem. 

Aversão ao risco 

Profissionais consultados após a decisão da S&P foram unânimes em afirmar que, apesar de precificado em parte, o efeito inicial da nota vai ser de forte aversão ao risco. Pode pesar negativamente nos ajustes de preços justamente a manutenção do outlook negativo pela agência. 

Na BM&FBovespa, as avaliações são de que, apesar da tendência de baixa hoje, o principal índice à vista pode até exibir recuperação durante o dia. "Os investidores mais leigos entram vendendo e depois há uma correção natural. Achei a notícia ótima para a Bolsa. É um sinal de fundo para os preços", comentou Alexandre Wolwacz, diretor da escola de investimentos Leandro & Stormer. 

Um gestor de investimentos disse que o efeito na BMF&Bovespa deve acontecer principalmente em cima de empresas mais endividadas, como CSN e Petrobrás. "Os bancos, que teoricamente cairiam mais, já tiveram fortes perdas recentes", disse. 

s informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Agência Estado