JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

JUÍZA É ASSALTADA EM LONDRINA

Juíza é alvo de assaltantes pela manhã em Londrina

Redação Bonde - 19/08/2015 -
Assaltantes tentaram levar o carro de uma juíza na manhã desta quarta-feira (19) em Londrina. Carla Pedalino chegava em uma clínica na rua Tijuca, nas proximidades do Lago Igapó, quando foi abordada pelos suspeitos armados. 

De acordo com a rádio Paiquerê AM, eles exigiram que a vítima entregasse a chave do carro. A juíza teria gritado por socorro inibindo a ação dos marginais. 

Os suspeitos fugiram em um Renault Sandero aparentemente sem levar nada. A Polícia Militar foi acionada para tentar localizar os envolvidos.

JUSTIÇA MANDA MST SAIR DA FAZENDA EM LONDRINA

Justiça concede reintegração de posse de fazenda invadida pelo MST em Londrina

Marco Feltrin - Redação Bonde - 19/08/2015
O juiz da 1ª Vara Cível de Londrina, Bruno Pegoraro, concedeu liminar em favor da Fundação de Estudos Agrários LUiz de QUeiroz (FEALQ) para reintegração de posse da Fazenda Figueira, invadida por integrantes do Movimento Sem Terra (MST) na tarde da última segunda-feira (17). 

Os invasores serão notificados e terão prazo de 15 dias para contestar a decisão. O juiz ainda solicitou que a Polícia Militar seja acionada para prestar auxílio no cumprimento da ordem, fixando multa de R$ 5 mil para cada dia em que a invasão for mantida após a notificação. 
A ação impetrada pela FEALQ ainda pedia à Justiça a identificação de bens pertencentes aos integrantes do movimento, como veículos, para que sejam bloqueados, impedidos de sair da propriedade, e usados em um futuro pedido de indenização. 

Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
Ricardo Chicarelli/Grupo Folha


"Não há qualquer impedimento ao próprio interessado apresentar, diretamente, notícia de possíveis crimes à autoridade policial ou ao Ministério Público, não necessitando da intervenção judicial", argumenta o juiz na decisão. 

Antes da decisão judicial, uma reunião havia sido marcada entre representantes do Incra e da assessoria de assuntos fundiários do governo do Estado para discutir a ocupação.

NOTÍCIAS DE ROLÂNDIA ( 19/08/2015 )


INICIADA SEGUNDA ETAPA DE CONSTRUÇÃO DE COMPLEXO COMERCIAL

QUA, 19 DE AGOSTO DE 2015




Foi iniciada nesta quarta-feira, 19 de agosto, a segunda etapa da construção de dois empreendimentos comerciais importantes para a cidade: no mesmo complexo, na Avenida Presidente Vargas esquina com Rua Willie Davies, serão construídos o Supermercado Cidade Canção e o Comercial Ivaiporã. O canteiro de obras voltou a funcionar depois da visita do Prefeito José de Paula Martins (PSD) até a cidade de Ivaiporã, onde se reuniu com o Prefeito de Ivaiporã e Diretor Proprietário das empresas Luiz Carlos Gil (PMDB). Esta fase será a de marcação do terreno. A primeira fase foi a de terraplanagem. O atual estágio tem prazo de conclusão de sessenta dias e após a finalização desta fase, será iniciada a última etapa, a da construção física. A terceira fase de execução da obra terá duração de doze meses após ser iniciada. Segundo o projeto, a Comercial Ivaiporã ficará na esquina com a Willie Davies, o Supermercado Cidade Canção na outra extremidade do terreno e ao centro do empreendimento haverá um amplo estacionamento. O Prefeito José de Paula Martins foi até o local e conferiu a retomada das obras do empreendimento. 

FIM DO PRIMEIRO TURNO DO 3º CAMPEONATO DE FUTSAL




A Secretaria de Esporte comunica o encerramento do Primeiro Turno do 3º Campeonato de Futsal categorias menores vespertino/matutino, que teve início dia 18/07. A rodada que encerra esta fase será no dia 29 de agosto. No certame até aqui, conforme o Coordenador de Esportes da Secretaria, Francisco Maninho, são cinco categorias em disputa: Sub 8/9/10; Sub 11/12; Sub 13/14; Sub 15/16 e Sub 17/18. No total são 40 equipes, 320 atletas, 137 jogos até aqui e cinco projestos participantes. Os jogos ocorrem no Ginásio da Vila Oliveira. 

IMPLANTAÇÃO DE EMISSÁRIO DE DRENAGEM NA AVENIDA BRASÍLIA





Está em fase de escavação para a implantação do emissário da rede de drenagem de águas pluviais que irá atender o prolongamento da Avenida Brasília, bem como o Parque Industrial Itamaraty e adjacências, perfazendo uma área de cerca 40 hectares. A obra deve perdurar mais três meses. O Secretário de Planejamento, Valdenir Duque, o Secretário de Governo, Daureo Sergio Gonçales e o Engenheiro Claudio Metzger foram vistoriar a obra nesta quarta-feira, 19 de agosto. 







Para mais informações a respeito das vagas, o trabalhador deverá comparecer pessoalmente a Agência do Trabalhador/SINE, portando CTPS, RG e CPF para realizar/atualizar seu cadastro e consultar possíveis encaminhamentos. O SINE em Rolândia atende na Avenida Expedicionários 604, Centro. 
A Agência fica aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 14h.

VAGAS SINE:

* VENDEDOR INTERNO

* BALANCEIRO DE CONCRETO

* ATENDENTE DE TELEMARKETING

* AUXILIAR ADMINISTRATIVO

* COSTUREIRA EM GERAL

MATRÍCULAS PARA CRIANÇAS COM QUATRO ANOS NA REDE MUNICIPAL




De acordo com a Constituição Federal (Emenda Constitucional n° 59/2009), a Educação Básica obrigatória e gratuita passou a ser dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Segundo a Resolução CNE/CEB nº 06/2010, artigo 2º que Define Diretrizes Operacionais para a matrícula no Ensino Fundamental e na Educação Infantil 
Art. 2º Para o ingresso na Pré-Escola, a criança deverá ter idade de 4 (quatro) anos completos até o dia 31 de março do ano que ocorrer a matrículas. 
CADASTRO DE INFORMAÇÕES, não é uma matrícula oficial da criança em nenhuma unidade de CMEI ou Escola de nosso município. O Calendário de matrículas será divulgado posteriormente.


DIA DO SERVIDOR 

DECRETO Nº 7.871, DE 18 DE AGOSTO DE 2015

Ponto Facultativo.

O PREFEITO INTERINO DO MUNICÍPIO DE ROLÂNDIA, ESTADO DO PARANÁ, no uso das atribuições legais, considerando que o dia 28 de outubro é data consagrada às comemorações do “DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO”, e por ser conveniente aos interesses do servidor público e da Administração Municipal”. 
D E C R E T A: 
Art. 1º - O expediente do dia 28 de outubro de 2015 (quarta-feira), nas repartições públicas municipais pertencentes à Administração Direta será normal, ficando, em substituição, declarado facultativo o expediente no dia 30 de outubro de 2015 (sexta-feira). 
Parágrafo único: As Secretarias de Saúde, Educação e Infra-Estrutura deverão regulamentar o trabalho dos servidores que executam serviços essenciais para que não haja prejuízo à população. 

Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário, este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. 

EDIFÍCIO DA PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ROLÂNDIA, ESTADO DO PARANÁ, aos 18 de Agosto de 2015. 

JOSÉ DE PAULA MARTINS
Prefeito Municipal Interino

ELVIO FLÁVIO DE FREITAS LEONARDI
Secretário Municipal de Administração

ESCOLA DA VILA OLIVEIRA PROMOVE ATIVIDADES PARA UNIR A COMUNIDADE





A Escola Municipal Sebastião Feltrin, situada na Rua Tapajós 540, na Vila Oliveira, promove atividades para unir a comunidade escolar, pais, alunos, professores e servidores. No mês de agosto, foram realizadas seis "Noites em Família", com a comunidade escolar. Conforme a Pedagoga da Escola, Silvana Aparecida Ciola Festi, para este mês estão previstas mais duas atrações: No dia 26 (quarta-feira), um Sarau Familiar a partir das 19h15, com apresentações musicais, dança, teatro e sorteio de brindes. Já no sábado dia 29, haverá a partir das 14 horas, uma grande Gincana Esportiva, fechando as festividades do mês. 


Visando atender a demanda de inscrições para o Casamento Coletivo do Programa Justiça nos Bairros, foi prorrogado o período de inscrição para 31/08/2015. Lembrando que os casais terão até o dia 04/09/2015 para comparecerem ao Cartório. O Poder Judiciário, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, e Prefeitura Municipal de Rolândia realizarão, no dia 19 de setembro, na Faculdade Paranaense - FACCAR, o Justiça no Bairro Sesc Cidadão. O evento atenderá a população vulnerável economicamente. 

ROLANDIENSES NA MEIA MARATONA DO RIO DE JANEIRO





A equipe de corrida da Associação de Corredores de Rolândia "Os Tucanos" vai participar da XIX Meia Maratona Internacional do Rio 2015 no dia 30 de agosto de 2015. No dia 28, 32 atletas, doze homens e vinte mulheres, vão correr na cidade maravilhosa com a intenção de vencer seus limites e curtir uma das mais belas paisagens do nosso país. 
A equipe treina com a orientação do Professor Ivar Benazi há seis anos nas dependências do Estádio Erich Georg, de segunda a sexta-feira, a partir das 18h. As aulas são gratuitas visto que é um projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esporte. 
Sobre o desafio em terras cariocas, o percurso sai da praia de São Conrado, passa pelos principais cartões postais da cidade, como a subida da Av. Niemayer, que tem uma vista maravilhosa para o Oceano Atlântico, Leblon, Ipanema, Copacabana e segue para o aterro do Flamengo, reta final dos 21km. A prova também conta com um percurso de 5km. 
Mais de 20 mil inscritos vão participar do evento, entre eles os principais atletas da elite do atletismo mundial e do Brasil. Os atletas Tucanos estão treinando forte, e a maioria vai ter sua primeira experiência em uma prova de 21km, sendo que o acompanhamento do Professor Ivar Benazi (Tucano) está sendo fundamental para os atletas. 
Quem se interessar em praticar treinos de corrida, alongamentos e caminhadas, comparecer à pista de atletismo no Estádio Municipal Erich Georg de segunda a sexta-feira as 18h. Nos finais de semana, o grupo percorre ruas, avenidas e a zona rural da cidade como parte da preparação. 

FOTOS e MATÉRIAS de JORNAIS ANTIGOS de ROLÂNDIA - PR., para a HISTÓRIA

FOTOS E PESQUISA DE JOSÉ CARLOS FARINA


JORNAL "A VOZ DE ROLÂNDIA" DO ANO DE 1993.












































A SENHORA DA FOTO É A DONA ANGELINA CHIARATTI




































































































JOSÉ CARLOS FARINA CONVOCA OS AMBIENTALISTAS PARA A FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO ECOLÓGICA DE ROLÂNDIA
















DATA DA CONVOCAÇÃO PELO JORNAL "A VOZ DE ROLÂNDIA"







































AINDA BEM QUE LIBERATI FOI VOTO VENCIDO




















































































































































AJUDEI O TAVARES A TRANSMITIR ESTE JOGO PELA RÁDIO CULTURA (FARINA)























ROLÂNDIA: CAVALOS SOLTOS NA RUA NO CONJUNTO PARIGOT DE SOUZA




. . publicação de Maico Dida.



Maico Dida


Olha eles ai no Jardim Parigot. Será que não tem dono.

JOSÉ CARLOS BONOTO FALECEU

É com imenso pesar que noticiamos o falecimento do nosso amigo José Carlos Bonoto, 56 anos, ocorrido em Londrina no último dia  15 de agosto. O velório foi feito em Londrina e o sepultamento em Rolândia no dia 16. Bonoto foi nascido em Rolândia, filho do pioneiro Lauro Bonoto, de saudosa memória. Foi proprietário da Farmácia Humanitária. Foi candidato a prefeito em uma campanha nos anos 90. Os nossos sentimentos de pesar à família. Deus conforte e console o vosso coração. Não tinha filhos.JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA: ASFALTO RUIM NO J. MONTE CARLO

Moradores da Rua Francisco Bertoncelos, Jd. Monte Carlo, reclamam da quantidade exorbitante de buracos na via pública. Foram incontáveis Requerimentos de minha autoria enviados ao Executivo, e nenhuma das duas Administrações resolveram o problema!

MINI SALGADOS - PASTEL e CHURROS EM ROLÂNDIA - PR.








































ACADEMIA DE MUSCULAÇÃO, CONDICIONAMENTO FÍSICO e JUMP em ROLÂNDIA - PR.













NOVO RESTAURANTE EM ROLÂNDIA - PR.

VENHA CONHECER O NOSSO CARDÁPIO E PREÇOS

VOCÊ VAI FICAR COM "ÁGUA NA BOCA"


VEREADORES ROUBAM O POVO COM DESPESAS DE VIAGENS DE "ARAQUE"

FOLHA DE LONDRINA

TCE apura ‘farra’ de diárias em prefeituras e câmaras do Paraná

Levantamento do Tribunal de Contas do Estado identificou 45 excessos de pagamentos em 18 prefeituras e 27 câmaras; gastos somam R$ 5 milhões

Paulo Lisboa
"Como é que estes prefeitos conseguem viajar tanto?", questiona Ivan Bonilha, presidente do TCE
Curitiba – Numa operação "pente fino", o Tribunal de Contas do Estado (TCE) identificou 45 excessos de pagamentos de diárias em 18 prefeituras e 27 câmaras municipais no ano passado. Ao todo, conforme o órgão, o valor de total de gastos somam cerca de R$ 5 milhões. O levantamento do TCE foi realizado em duas fases. Na primeira foi identificado o valor individual gasto com diárias e, na segunda, se adotou como referencial o gasto superior a 7% do orçamento das câmaras municipais com as diárias de seus integrantes. 

Em relação ao Executivo, o órgão de fiscalização verificou que prefeitos de 18 cidades gastaram R$ 565.216,00 em viagens por pessoa. Mais de 80% destas cidades são de pequeno porte. São elas: Assaí, Bom Jesus do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Guapirama, Guaraqueçaba, Jaboti, Mamborê, Moreira Sales, Nova Prata do Iguaçu, Palmital, Porto Amazonas, Quedas do Iguaçu, Rio Bom, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Inês, São João do Triunfo, São José da Boa Vista e Wenceslau Braz. 

Já os gastos detectados com diárias em 27 câmaras municipais chegam a R$ 4,3 milhões. Após a constatação o TCE notificou os municípios de Antonina, Guaratuba, Turvo, Palmas, Quedas do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Quatro Barras, Andirá, Wenceslau Braz, Faxinal, Assaí, Mamborê, General Carneiro, Ivaí, Santa Mariana, Cidade Gaúcha, Santa Tereza do Oeste, Itaipulândia, Mauá da Serra, São Jorge do Oeste, Marilândia do Sul, Guaraqueçaba, Luiziana, Vitorino, Quarto Centenário e Rancho Alegre do Oeste. 

Os órgãos públicos terão 30 dias para enviar ao TCE justificativas para os gastos. Caso considere que houve abuso, o tribunal pode abrir um processo contra os agentes políticos, o que pode resultar desde a devolução dos gastos efetuados indevidamente até a inscrição do político por ato de improbidade administrativa. 

"O que a gente cogita é que em alguns casos o elevado gasto seja até justificado. Por exemplo, em decorrência de um programa específico que está sendo desenvolvido na cidade e que demandou uma quantidade maior de viagens. Todos os agentes políticos devem conta disso, você não escolhe se vai ou não viajar, tem que ter um significado de interesse público", apontou o presidente do TCE, Ivan Bonilha. 

O presidente do órgão indicou algumas situações mais graves detectadas pelo levantamento. Entre elas está o caso de Mauá da Serra (Norte). O TCE identificou que praticamente 21% do orçamento da Câmara Municipal foi gasto com diária em 2014. Outro caso curioso envolve o prefeito de Moreira Sales (Noroeste). Segundo o órgão estadual, foram emitidas 105 diárias para o administrador que somam R$ 55.989,00. 

"Tivemos 256 dias úteis no ano passado, como um prefeito viaja praticamente a metade destes dias? Temos que esperar as respostas aos nossos ofícios, mas é no mínimo curioso. Fico imaginando o meu caso. Como presidente do TCE tenho um monte de compromissos e, mesmo assim, não costumo viajar tanto, inclusive porque tenho que presidir as sessões. Como é que estes prefeitos conseguem viajar tanto? É normal e razoável que o prefeito tenha que vir pelo menos uma vez por mês a Curitiba ou até mesmo a Brasília, mas os casos aqui verificados ficam muito além daquilo que se poderia ser justificável, mas vamos aguardar", reforçou Bonilha. 

Outros casos citados pelo TCE envolvem os gastos de R$ 378,8 mil em diárias pela Câmara de Quatro Barras, município com apenas nove vereadores e que fica a apenas 20 quilômetros de Curitiba; e as 426 diárias pagas pela Câmara de Guaratuba, a pouco mais de 100 quilômetros de Curitiba, sendo 100 delas somente para o presidente da Casa. Ainda conforme o levantamento, o município de Wenceslau Braz (Norte Pioneiro) pagou R$ 161.290,00 em diárias, sendo R$ 134.630,00 mil na Câmara e R$ 26.660,00 para o prefeito. O mesmo ocorreu em Guaraqueçaba, onde os cofres públicos arcaram com as diárias de R$ 100.750,00 da Câmara, e de R$ 26.450,00 da prefeita. 

"O fato é que se gastaram valores muito acima do normal em diárias. Ainda não podemos afirmar com precisão, mas existem suspeitas que precisam ser apuradas. Em alguns casos, foram emitidas diárias em grande número. Em outros, o valor dos pagamentos das diárias corresponde à quase totalidade dos vencimentos que o agente político recebe. Ou seja, levanta-se a possibilidade de que os agentes políticos estavam usando as diárias para aumentar suas remunerações", suspeita Bonilha. 



Rubens Chueire Jr.
Reportagem Local