JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

segunda-feira, 20 de julho de 2015

ROLÂNDIA: VAMOS TER OKTOBERFEST ESTE ANO

ENTIDADES ABRAÇAM A ORGANIZAÇÃO DA OKTOBERFEST
20 DE JULHO DE 2015




Em reunião na tarde desta segunda-feira no gabinete do Prefeito José de Paula Martins (PSD), ficou definido que a cidade de Rolândia terá em 2015 a tradicional OKTOBERFEST, de 8 a 12 de outubro, no espaço VIVA VIVA. Produtores culturais, entidades e associações vão formar uma Comissão Organizadora para materializar a festa. A Prefeitura se comprometeu a contribuir com materiais licitados no valor de até R$ 20 mil. A Comissão agora vai se mobilizar visando patrocinadores e levantar custos para realizar a promoção. A Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Vila Oliveira (ACREVO) vai liderar o grupo de pessoas na formatação da Comissão. Estiveram no encontro os Secretários Municipais de Cultura, Simone Carvalho, Administração, Elvio Leonardi, Serviços Públicos, João Santana, Infraestrutura, Milton Alves, Finanças, Carlos Gulzow e o Procurador do Município, Lucas da Silva, além de produtores culturais, membros de entidades culturais, da ACREVO e servidores municipais. Ass. de Imprensa.
COMENTÁRIO:
Todo ano quando tem Oktoberfest a prefeitura gasta uma grana para comprar  madeiras, fios, lampadas e etc. . Passado a festa tudo é  perdido. Este material não é guardado.  Espero que neste ano alguém se preocupe com isso. Espero que guardem as madeiras para usar no próximo ano. JOSÉ CARLOS FARINA

2º VÍDEO ENDURO MOTOCROSS ROLÂNDIA By FARINA

VÍDEO ENDURO DE MOTOCROSS EM ROLÂNDIA ( IMAGENS ) By FARINA

ÁRVORE COM 30 METROS FOI TRANSPLANTADA EM LONDRINA E PASSA BEM

Árvore transplantada às margens do Igapó tem boa adaptação

Redação Bonde com assessoria de imprensa - 20/07/2015 

Passados cinco meses do transplante de uma sapucaia de cerca de 30 metros de altura e que chamou a atenção dos moradores de Londrina, o paisagista responsável pela façanha, Ricardo Armando, da Fora Decari, tem uma boa notícia para a comunidade: a imensa árvore resistiu à operação e passa muito bem em sua nova morada, às margens do Igapó, próximo à rotatória da Avenida Ayrton Senna. 


A Sapucaia, de 53 anos e 25 toneladas, exigiu um trabalho e tanto da equipe comandada por Decari. Foram necessários dois guindastes e uma plataforma enorme para o transplante. A iniciativa da mudança de endereço da árvore partiu da Construtora Galmo. A sapucaia havia sido plantada num terreno no alto da Gleba Palhano pelo pioneiro Geerther Sathler Rosa. 


Divulgação
Divulgação



Em 2012, Armando foi questionado sobre a possibilidade da mudança da imponente árvore, já que a construtora ergueria um empreendimento no alto da Palhano e não queria, simplesmente, cortá-la. "Disse que daria trabalho, mas que era possível fazer o transplante", recorda-se. Começava ali uma grande e desafiadora empreitada. 

"Assim que a Flora Decari foi contratada pela construtora para executar o transplante foi traçado um planejamento preliminar e feito todo um estudo botânico, além de pesquisas sobre a fisiologia da Lecythis pisonis, nome científico da planta", conta o paisagista. 


Divulgação
Divulgação



Ele explica que, presente na Mata Atlântica do Piauí até São Paulo e também na floresta Amazônica, esta importante espécie seletiva higrófita precisaria de umidade no solo e no ar para sobreviver ao transplante, e de preferência de alguma sombra natural, pois estava há mais de 50 anos em um terreno de terra virgem, extremamente fértil, originariamente um palmital nativo, bem como parte da Gleba Palhano num passado recente. 

Feitos os levantamentos, conduzidas as conversas com os diversos órgãos competentes, desenhada a logística, escolhido o local exato do replantio, começou, então, a operação propriamente dita. 

"Foi primeiramente feita uma pulverização preventiva com produtos de última geração para proteção contra fungos e patógenos, e indução ao enraizamento, um mês antes do sangramento da planta", conta Ricardo Armando. "Passado o descanso e com o produto agindo na seiva da árvore, foi feita uma poda drástica da copa, calculada de maneira que a planta pudesse ser transportada em carreta, e deixando parte das folhas e galhos finos, para acelerar a recuperação, como um ‘termômetro’ visual do estado geral da planta. Foram deixadas depois as raízes finas para acelerar a brotação, e esta sutileza fez toda a diferença na recuperação da planta", explica. 

Iniciado o processo de transplante, foram necessários mais de cinco dias trabalhando com os grandes guindastes, caminhões munk e carretas para, finalmente, no dia 7 de fevereiro, pontualmente às 16 horas a árvore ser replantada às margens do Igapó.

ROLÂNDIA: ZÉ DE PAULA FICOU NA HISTÓRIA

O  ÚNICO QUE EXONEROU CARGOS DE CONFIANÇA

OS OUTROS SÓ CONTRATARAM

ZÉ DE PAULA exonera 21 cargos comissionados

Redação Bonde - 20/07/2015 

O prefeito de Rolândia, José de Paula Martins (PSD), exonerou 21 cargos comissionados, após recomendação da promotora Lucimara Salles Ferro, da 2ª Promotoria Pública de Rolândia. Foram dispensados zeladores, motoristas, cozinheiros e professores de Educação Física. 

De acordo com Martins, a nomeação irregular ocorreu sob a justificativa de manutenção da máquina pública frente à troca de comando do Executivo. O ex-presidente da Câmara Municipal assumiu a cadeira de prefeito depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou, de forma definitiva, o mandato de Johnny Lehmann (PTB) em abril. Na ocasião, os magistrados revogaram a liminar que o mantinha no cargo e negaram provimento ao recurso da defesa pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). 

Câmara Municipal de Rolândia
Câmara Municipal de Rolândia


"Pegamos a pauta do ex-prefeito e vice e tivemos que dar sequencia ao trabalho. Nós já sabíamos que, em algum momento, teríamos que exonerá-los. Como a promotora nos surpreendeu com a ação cível, tivemos que cumpri-la", explicou em entrevista à CBN Londrina

A reposição, ainda conforme Martins, será feita a longo prazo, já que é necessária a elaboração de um projeto de lei para a criação de novos cargos. "Existe um trâmite pois, atualmente, não existem vagas para convocação dos aprovados em concurso recente. Primeiro, os vereadores devem criá-las", completou. Com as exonerações, o município conta, agora, com 73 servidores comissionados. (Com informações da CBN Londrina).

ROLÂNDIA: UPA 24 HORAS DA VILA COMEÇA NA QUINTA


Segundo entrevista do prefeito Zé de Paula na TV 27, o Posto de Saúde da Vila começara a atender 24 horas na quinta. Em uma outra oportunidade isso já aconteceu e durou pouco tempo. Esperamos agora que dê certo. Esta UPA foi promessa desde dos tempos de Perazolo nos anos 80, mas ninguém até agora conseguiu concretizá-la. Boa sorte Zé de Paula. JOSÉ CARLOS FARINA

BARBOSA NETO VOLTA À TELEVISÃO


O ex-prefeito de Londrina Homero Barbosa Neto apresentará a partir de hoje um programa policial na televisão.

OFERTA DE EMPREGOS EM ROLÂNDIA - PR.

20/07/2015


informações pelo telefone (43) 3255 1118 ou na Avenida Expedicionários.


* VENDEDOR INTERNO
* ELETRICISTA AUXILIAR
* ELETRICISTA INDUSTRIAL
* ASSISTENTE DE CONTADORIA FISCAL
* OPERADOR DE CALDEIRA

LORENZO FARINA DE OLIVEIRA


Assaltantes atiram 30 vezes contra ônibus

Redação Bonde - 20/07/2015 

Bandidos tentaram assaltar um ônibus na madrugada de domingo (19), na PR-444, no trecho entre Arapongas e Mandaguari. Os suspeitos estavam em um veículo de cor branca, mas o modelo não foi identificado. 

O motorista do coletivo relatou à Polícia Militar que foi cercado pelos criminosos na rodovia. Ele contou que seguiu a viagem mudando várias vezes de pista para despistar os assaltantes. 

Os suspeitos atiraram pelo menos 30 vezes contra o ônibus e desistiram da ação. As vítimas conseguiram parar no pedágio e então solicitaram apoio policial. 

Várias marcas de tiros foram percebidas na parte de fora do veículo. O coletivo com 36 passageiros fazia a linha Rio de Janeiro/Buenos Aires. Ninguém ficou ferido. 

O caso foi encaminhado a delegacia. Nenhum dos envolvidos foi localizado durante o domingo.