JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 16 de junho de 2015

2º VÍDEO DA CAMINHADA ECOLÓGICA EM ROLÂNDIA 2015 By FARINA

AS MAIORES COBRAS DO MUNDO ( FILME )

ROLÂNDIA: JUIZ LIBEROU VERBA DOS FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL SÃO RAFAEL


O procurador do Município Lucas Fernando da Silva   acaba de informar a este blogueiro que nos autos 590.12.2014 da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rolândia, a requerimento do departamento jurídico do hospital São Rafael, foi deferido hoje a tarde ( 19 horas ) o pedido de desbloqueio da penhora "on line" do dinheiro repassado pelo Município para pagamento de cerca de 57 funcionários do convênio com o Município.  O titular da Vara, Dr. Marcos Rocha, entendeu que se trata de uma verba especifica do referido convenio firmado entre o município e o hospital.  TEXTO  by JOSÉ CARLOS FARINA

Pátio de manobras dos trens sairá do centro de Rolândia


Foto arquivo pessoal do presidente da Câmara,

Na tarde desta terça-feira, 16 de junho, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes   
(DNIT) em Brasília, o Prefeito de Rolândia, José de Paula Martins, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ernesto Nogueira, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Alex Santana e o chefe de gabinete do Deputado Federal Sérgio Souza, Ronaldo Troncha tiveram uma audiência com o Diretor de Infraestrutura Ferroviária do DNIT, Mário Dirani.

Na oportunidade, com o protocolo 5060900122812013-79, ficou definido que a cidade de Rolândia vai estar inserida no orçamento de projetos do DNIT para 2016 e assim, o município será contemplado com a transferência do pátio ferroviário de manobras do centro para uma outra área na cidade, anseio antigo de Rolândia.   Assessoria da PMR

Rolândia: câmaras de monitoramento não funcionam

O vereador Reginaldo Silva (PP) apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (15), o requerimento de nº 300 solicitando que a Prefeitura de Rolândia, para explique os motivos da suspensão da manutenção das câmeras de segurança pública instaladas no Município.
COMENTÁRIO:
Serviço mal feito. Praticamente nunca funcionou. O Ministério Público e os vereadores têm que responsabilizar os culpados por isso. Foi uma "grana" alta usado no projeto. Por enquanto só projeto. FARINA

250 QUILOS DE COCAÍNA APREENDIDO EM CAMBÉ

ELIANDRO PIVA


Agora pouco uma grande apreensão de pasta base de Cocaína e armas na zona rural de Cambé. Seis pistolas e 252 kg da droga foram localizados em uma plantação de milho, dando um grande prejuízo ao traficante. No local ninguém foi preso. Todo o entorpecente está sendo encaminhado a sede do Denarc. A droga está avaliada em R$5.000.000,00 reais.

FRIO CASTIGA NO SUL DO BRASIL



Em Curitiba, a temperatura chegou a 1 grau no início da manhã. Nos parques e gramados, foi possível constatar uma pequena camada de gelo, como mostram as fotos acima. O inverno começa oficialmente no próximo domingo, 21
A chegada de uma frente fria fez a temperatura cair no Sul do país. No Paraná, a temperatura mais baixa foi registrada em Guarapuava, menos 1,5 grau centígrado. Em Curitiba, a temperatura chegou a 1 grau no início da manhã. Nos...
BOCAMALDITA.COM

REINAUGURAÇÃO DO TEMPLO DE IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL EM ROLÂNDIA

Com muita alegria e gratidão a Deus, estaremos inaugurando o nosso templo completamente reformado. Para isso vamos realizar um Culto de Louvor ao nosso Deus e você é o nosso convidado.
04/07/15 - 19:30 HORAS

ATÉ CORONEL É INVESTIGADO PELO GAECO EM LONDRINA


O tenente-coronel Mauro Rolim de Moura, chefe do Estado-Maior do 2º Comando Regional – autoridade no comando de cinco batalhões de policiais militares e...
JORNALDELONDRINA.COM.BR

Conta de luz residencial subirá mais 14,62% no Paraná

SOCORRO!.... QUEM IRÁ NOS SALVAR???
GAZETADOPOVO.COM.BR

CAMPANHA DO BLOG DO FARINA CONTRA O TABACO, ÁLCOOL E DROGAS

VOCÊ É UM PROJETO PERFEITO DE DEUS....
SEU CORPO É PERFEITO
TODOS OS SEUS ÓRGÃOS TEM UMA FUNÇÃO...
NADA ESTÁ SOBRANDO
EXEMPLOS:
SEU PULMÃO SERVE PARA ABSORVER OXIGÊNIO PURO PARA O SEU SANGUE E ÓRGÃOS...
SEU NARIZ SERVE PARA DETECTAR AROMAS....

SEUS RINS SERVEM APENAS PARA FILTRAR O SEU SANGUE..
ENTÃO.. AJUDE DEUS A CUIDAR DE VOCÊ...
NÃO FUME... NEM CIGARROS.. MUITO MENOS MACONHA
E CRAQUE...

NÃO EXAGERE NAS BEBIDAS ALCOÓLICAS....
NÃO CHEIRE OUTRA COISA QUE NÃO SEJA PERFUMES
E AROMAS DE COMIDAS SAUDÁVEIS...
JESUS TE AMA!...
VIVA MAIS.. PRATIQUE ESPORTES...
GLÓRIA A DEUS!....


MAIS UM SETOR DO GOVERNO BETO RICHA SENDO INVESTIGADO

Gaeco faz busca e apreensão na casa do presidente do IAP

Mandados foram cumpridos em Curitiba, Paranaguá e Jacarezinho; sede do órgão ambiental também foi alvo da ação

  •  
  •  
  •  -GAZETA DO POVO
A casa do presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, recebeu agentes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na manhã desta segunda-feira (15), para a apreensão de documentos. Também a sede do órgão, no bairro Rebouças, e mais outros oito pontos – em Curitiba, Paranaguá e Jacarezinho –, inclusive nas casas de outros quatro funcionários, foram visitados por policiais para a busca de provas. A ordem partiu da juíza Ariane Maria Hasemann, da 1ª Vara Criminal de Paranaguá, acatando o pedido da promotora Priscila da Mata Cavalcante. No fundo falso de um armário na casa de um dos investigados foram apreendidos R$ 649 mil (em dinheiro). O nome do funcionário que estava com o dinheiro não foi informado pelo Ministério Público. Ao todo, 14 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
A Operação Superagüi foi desencadeada por causa de uma licença ambiental, com suspeita de irregularidades, concedida à empresa Green Logística para um pátio de caminhões, às margens da BR-277, para a derrubada de 10 hectares de vegetação em Paranaguá. A obra acabou sendo embargada, em fevereiro, pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
A Justiça chegou a determinar, em maio, o afastamento de Tarcísio do cargo, mas ele conseguiu um habeas corpus antes mesmo de a decisão ser cumprida. O Ministério Público está recorrendo da decisão. O presidente do IAP responde a ações de improbidade administrativa e abuso de autoridade, e também a processos penais, por suspeitas de irregularidades em licenças ambientais. Tarcísio é funcionário de carreira da instituição e ocupa a presidência do IAP desde 2011. Os demais funcionários investigados – um diretor jurídico, um chefe regional e dois fiscais – foram afastados dos cargos.
O IAP não é o único órgão do governo do Paraná a ser alvo de operações policiais nos últimos meses. Também a Secretaria de Estado de Administração e Receita Estadual em Londrina tiveram documentos apreendidos por decisão judicial em investigações que envolvem licitação irregular e suspeitas de corrupção.
Em nota, o governo estadual declarou que todos os documentos buscados sempre estiveram disponíveis nos procedimentos administrativos instaurados e relativos aos pedidos de licenciamento. “Resta evidente que as medidas adotadas são descabidas, desnecessárias e desproporcionais pela absoluta falta de urgência nos provimentos”, diz o texto.

TURISMO EM ROLÂNDIA

TRABALHAR NO QUE GOSTA, TER AUTONOMIA, SER INVENTIVO, CONQUISTAR AMIGOS-FREGUESES, TRANSFORMAR O LUGAR ONDE VIVE... VAMOS FAZER PARTE DESSE TAL DO TURISMO? HOJE ÀS 18:30H, NO CENTRO CULTURAL NANUK DE ROLÂNDIA. DANIEL  STEIDLE

Casos de doenças cardíacas aumentam no inverno

FOLHA DE LONDRINA

studos mostram que a cada queda de dez graus de temperatura, incidência de complicações crescem em torno de 30% a 40%

Shutterstock
Atividade física, mesmo com baixas temperaturas, é importante para manter a saúde no inverno
Rio - O inverno está associado ao aumento dos casos de doenças cardíacas e da mortalidade cardiovascular, alerta o diretor da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (Socerj), Claudio Tinoco. Estudos mostram que a cada queda de dez graus de temperatura, há aumento da incidência de complicações cardíacas em torno de 30% a 40%. 

Alguns motivos contribuem para isso. O primeiro é o aumento das infecções respiratórias que ocorrem na época do inverno. Gripes e resfriados provocam uma sobrecarga no sistema circulatório. "O coração tem que trabalhar mais, bombear mais sangue para atender às necessidades. Além disso, a infecção agride os vasos na sua superfície de recobrimento mais interno, chamado endotélio, e este fica mais vulnerável a processos de trombose, seja o acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, seja o infarto do miocárdio ou ataque cardíaco", diz o médico. 

Tinoco adverte que as pessoas com problemas cardíacos, como a dilatação das câmaras do coração, que leva a uma diminuição do funcionamento do órgão, também têm maior taxa de internações no inverno, devido a essas infecções respiratórias e, em consequência, maior mortalidade. 

O frio leva ainda a um fenômeno chamado vasoconstrição. "Os vasos ficam contraídos para impedir a perda do calor. Por isso, é comum as mãos e a ponta do nariz das pessoas ficarem geladas no período do inverno, porque os vasos contraem, para manter o sangue circulando na parte central do corpo e que não haja perda de calor." Essa vasoconstrição leva também a uma sobrecarga do coração, que passa a trabalhar com mais força, para atender às necessidades cardíacas. 

Outro problema observado no inverno é que as pessoas tendem a comer alimentos mais pesados e aumentar o consumo de bebidas alcoólicas. O diretor da Socerj assegurou que a soma de todos esses fatores acaba aumentando o risco das arritmias, do infarto e outras complicações cardíacas. Para evitar esses problemas, é importante que as pessoas sigam as orientações do médico clínico ou cardiologista e façam exames preventivos. 

O controle rigoroso da pressão arterial, evitar o tabagismo, fazer atividades físicas, controlar a glicose, o peso e o colesterol são a base de uma saúde adequada. Esses cuidados se somam a outros na época do inverno. "Como o frio aumenta as complicações cardíacas, a gente recomenda que as pessoas evitem se expor desnecessariamente a temperaturas muito baixas, sem proteção, em atividades ao ar livre, especialmente se forem pessoas que têm problemas cardíacos", alerta Tinoco. 

Outra recomendação direcionada à população mais idosa, acima de 70 anos, é a vacinação contra a gripe no período que antecede o inverno. Tinoco alertou que a campanha de vacinação do governo teve uma adesão baixa da população. A vacina protege não só das infecções respiratórias, como das complicações, das quais a mais temida é a pneumonia. "Também diminuem as complicações cardiovasculares quando as pessoas tomam as vacinas." 

O presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), Pedro Pablo Komlós, alerta que o sistema vascular pode ser afetado na época do inverno. No tocante às veias ou varizes, que têm a característica de se dilatarem no verão, gerando inchaço das pernas, sensação de peso e cansaço, os sintomas tendem a melhorar no inverno. Já no que diz respeito às artérias, que levam o sangue limpo, cheio de oxigênio, do coração para as extremidades do corpo, o frio pode causar um estreitamento dos vasos, principalmente quando há deficiências. "Quando o sistema é normal, as extremidades não sentem tanto." 

Pedro Komlós explica que há algumas doenças funcionais que dependem de maior dilatação ou constrição dos vasos. Entre elas está a Doença de Raynaud, que se caracteriza por palidez cadavérica de extremidades, que ocorre em especial em pessoas com grande sensibilidade ao frio. Essa palidez é passageira e se manifesta mais no Rio Grande do Sul do que em Estados de temperatura amena. "Os problemas arteriais é que têm os sintomas agravados com o frio". Não há, porém, risco direto de morte para esses pacientes", descarta. 

A recomendação da SBACV é que os pacientes portadores de doenças arteriais, principalmente no início do inverno, mantenham as extremidades aquecidas, evitem contraste brusco de temperatura e traumatismos maiores nas extremidades porque, com a diminuição do fluxo arterial, isso pode ter uma evolução mais agressiva. "Mas, fundamentalmente, que se mantenham em controle com um especialista", completa.

Alana Gandra
Agência Brasil