JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

quinta-feira, 14 de maio de 2015

ROLÂNDIA: 5 CONJUNTOS SEM ÁGUA

14/05/15 - 21 HORAS -
 
Elisangela Polli comunica:

Boa noite farina cinco conjunto sem agua desde começo da tarde nem uma gota até agora.
COMENTÁRIO:
Pedimos providências.

ROLÂNDIA: VAZAMENTO GIGANTESCO DE ÁGUA NA AV. CASTRO ALVES

14/05/15 - 20 HORAS - Vazamento muito grande na rede mestre da SANEPAR causou danos a imóveis da citada avenida. Até o asfalto  (no meio da avenida) trincou. Um verdadeiro rio foi formado. A causa é a mesmo de outros acontecimentos semelhantes verificados na cidade: Encanamento de ferro fundido colocados nas décadas de 50 e  60 (do tempo da Sanerol) que agora enferrujaram e corroeram. Existem ainda centenas de metros de tubulação de ferro para serem substituídos em toda a cidade.  Encerraram os serviços agora a pouco, mas amanhã retornam. Enquanto não for resolvido o problema um bom conselho é economizar a agua que mantém nas caixa d´água. FOTOS By JOSÉ CARLOS FARINA



























































Empresa de Rolândia (PR) deve indenizar mulher obrigada a ficar de lingerie.

A Agrícola Jandelle, de Rolândia, no norte do Paraná, foi condenada a pagar R$ 5.000 por danos morais a uma ex-funcionária que, de acordo com o processo, era obrigada a ficar só de lingerie para receber o uniforme de trabalho diariamente. Ainda cabe recurso da decisão.
A mulher trabalhou como auxiliar de serviços gerais por oito meses. Segundo o processo, ela recebia o uniforme limpo dentro de um barracão, onde as funcionárias faziam fila, e usavam apenas roupas íntimas enquanto aguardavam. Em julho de 2012, ela rompeu o contrato e entrou com ação na Justiça do Trabalho em Rolândia, pedindo indenização. A juíza que analisou o caso deu razão à ex-funcionária por violação do direito à intimidade. A empresa recorreu, mas o TRT-PR (Tribunal Regional do Trabalho do Paraná) manteve a decisão por ver o procedimento como desnecessário e embaraçoso. Além da violação de intimidade, a Justiça também condenou a empresa por fazer o transporte dos funcionários de maneira insegura. De acordo com testemunhas, o ônibus utilizado tinha janelas sem vidros, vazamento de óleo e sofria pane mecânica constantemente. O UOL tentou ouvir a empresa, mas não obteve contato até a publicação desta notícia.
Fonte: Bol.com.br

ROLÂNDIA: ACIDENTE DE TRABALHO NO BIG FRANGO

Redação Bonde - 14/05/2015 -

Uma força-tarefa interditou a Big Frango, unidade de abate de frangos da JBS em Rolândia.
O frigorífico abate diariamente em torno de 400 mil frangos e emprega aproximadamente quatro mil trabalhadores. A operação é acompanhada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação, Federação dos Empregados nas Indústrias de Alimentação do Paraná e Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Arapongas e Rolândia.

Considerada a maior força-tarefa do setor já realizada no Brasil, a "Grande Escolha" foi a primeira a congregar esforços do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego, Receita Federal, INSS e Advocacia Geral da União.

MPT/Divulgação
MPT/Divulgação


Os auditores fiscais do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego encontraram irregularidades graves em 45 máquinas que foram interditadas por apresentarem riscos à saúde e segurança do trabalhador, sendo quatro das interdições relacionadas à ergonomia. A produção da fábrica foi parcialmente interrompida em razão das interdições ocorridas nas máquinas e equipamentos. Na força-tarefa, constatou-se que alguns dos trabalhadores chegavam a fazer movimentação manual de cargas acima de 30 toneladas.

Por meio dos relatórios foi possível observar que, em 2014, os cerca de quatro mil trabalhadores da Big Frango foram submetidos a 2.033 consultas ocupacionais, ou seja, consultas médicas por causas relacionadas ao trabalho, e buscaram 70.279 atendimentos de enfermagem, uma média de 225 por dia - ou seja, em média 6% dos trabalhadores buscaram atendimento de enfermagem a cada dia. Em 2014, os afastamentos por CIDs relacionados a doenças osteomusculares ou traumas somaram mais de 6 mil dias. No mesmo período a empresa registrou 60 afastamentos com CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), uma média de um afastamento a cada semana trabalhada.

Em contraposição à situação dos trabalhadores, a JBS registrou no primeiro trimestre de 2015, segundo o jornal Valor Econômico, um lucro líquido de R$1,393 bilhões, valor 20 vezes maior que o lucro do mesmo período do ano passado.

Pesquisa
Além da inspeção, nessa terça-feira (12) também foi realizada uma pesquisa com quase 400 trabalhadores. Nos últimos 12 meses, mais da metade (52,9%) dos entrevistados assumiram ter tomado remédio ou aplicado emplastos ou compressas para poder trabalhar. Apenas 15,6% disseram não sentir qualquer tipo de desconforto durante o trabalho, como dor, formigamento ou perda de força, enquanto 38% disseram sentir dor forte na realização de suas atividades. 49,6% dos trabalhadores relataram sentir frio durante a realização de suas atividades e 25,8% disseram sentir frio às vezes. Ao final de um dia de trabalho, 17,3% se disseram exaustos, 23% muito cansados e 35,1% cansados, ou seja, 75,4% dos trabalhadores ficam entre cansados e exaustos ao final da jornada diária.

As condições de trabalho são ainda mais preocupantes considerando-se as estatísticas de acidentes de trabalho do setor. Segundo dados do INSS, o abate de suínos, aves e outros pequenos animais é a segunda atividade econômica que mais registra acidentes de trabalho no sul do Brasil e no Paraná, perdendo apenas para a atividade de atendimento hospitalar. O sul foi responsável, em 2013, por 6.314 dos 10.386 acidentes do setor no Brasil, o correspondente a 60,8%. No mesmo período, o Paraná registrou 3.498 acidentes.



VÍDEO REPORTAGEM DO BLOG DO FARINA NO BIG FRANGO DE ROLÂNDIA


FARINA RECEBE NOVO ELOGIO ( JANE ROSS )

(BLOG DO FARINA) O melhor blog do face, só  verdades e coisas legais para se ver...  impressionante, o paladino indormido de nossa linda cidade, tão amada.  feito por um filho da terra querida.
COMENTÁRIO:
Obrigado amiga. Continuo atento a tudo e a todos. Estamos vigilantes. Um abraço. Deus te abençoe. FARINA

BLOG DE JOSÉ CARLOS FARINA RECEBE ELOGIO DE HORÁCIO NEGRÃO

A HISTÓRIA DO NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA

Horácio Negrão  escreveu:
 "Os homens que construíram nossa cidade não podem ser esquecidos. O querido NAC, em sua origem, tem histórias fascinantes e que, com o passar do tempo, estão se perdendo por falta de registro, razão pela qual iniciativas como a sua merecem nosso reconhecimento. Parabéns."
RESPOSTA:
É Horácio... o seu pai de saudosa memória, o meu pai ( tbm de saudosa memória) e outros grandes homens do passado "deram o sangue" pelo nosso glorioso NAC.... Eu estou fazendo a minha parte... publicando a sua história... como tenho tbm entrevistado dezenas de ex-jogadores e filmado mts jogos da década de 80 para cá... Obrigado pelo elogio. Um abraço do Farina.