JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

50 ANOS DO COLÉGIO DR.VITÓRIO FRANKLIN DE ROLÂNDIA by FARINA

FOTOS By  JOSÉ  CARLOS FARINA





















































































PROF. E DIRETORA MARLENE SARAIVA com colegas MARILENE FELTRIN e LOURDES KRELING
























Prof. Margarida Valin





Dr. Vitório Franklin




Padre Zé, Prof. e vereador Silas Neves, Darci Pozobon, ?, Dona Ingue, Dr. Luiz Liberatti.




















































GRATA SATISFAÇÃO TEVE ESTE BLOGUEIRO AO DESCOBRIR EM UM TRABALHO INFANTIL FOTOS TIRADAS DO MEU BLOG "HISTÓRIA DE ROLÂNDIA"... DENTRE ESTAS ONDE EU APAREÇO AINDA PEQUENININHO AO LADO DE MINHA MÃE, AVÓS E IRMÃOS(2ª EM BAIXO À DIR.) E OS MEUS TIOS TONI E MANÉ AO LADO DE UMA CAVALO (NO MEIO À ESQU.) . MUITO OBRIGADO. SENTI-ME HOMENAGEADO





























PROF. E DIRETORA MARLENE SARAIVA

























































































CHAVES DO SBT MORREU

Roberto Gómez Bolaños morre aos 85 anos em Cancun, diz CNN

o UOL, em São Paulo
O ator Roberto Bolaños morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancun, no México, segundo informação da CNN do México. 

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún, no México, segundo informações do jornal "El Universal", publicadas na segunda-feira, dia 28 de abril.
 
"Os problemas respiratórios e as dificuldade para andar e se mover são os motivos pelos quais ele está isolado em Cancún. Mas ele está bem", afirmou na ocasião Roberto Gómez Férnandez, em entrevista ao jornal mexicano.
 
Ainda segundo Roberto, o pai se mantinha vivo por meio da escrita e da leitura. "Nós não sabemos o que ele está escrevendo, mas ele não precisa correr para entregar para nenhum editor ou produtor, apenas aproveitar. Isso o mantém vivo todos os dias", afirmou Fernandez para publicação.
 
Bolanõs faz suspense sobre o conteúdo de seu material e os filhos sabem da responsabilidade que terão no futuro. "Esses escritos são mantidos por ele e apenas diz que nós saberemos o que fazer com eles quando chegar a hora. Nós (os filhos) temos certeza de que teremos de lidar com isso com muito cuidado", afirmou Roberto.
 
Biografia
 
Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Bolaños começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. Começou a representar como ator em 1960, no filme "Dois Criados Malcriados". 
 
Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado à espanhola, se leria "Chespirito".
 
Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.
 
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.
 
Bolaños casou-se pela primeira vez com Graciela Fernández Pierre, com quem teve os filhos Paulina, Graciela, Marcela, Teresa, Cecília e Roberto. 
 
Depois de 27 anos convivendo com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos inclusive a Dona Florinda, Bolaños finalmente se casou com ela em 2004. O casal não teve filhos.
 
Leia mais em: http://zip.net/bpqj6w

Ensino de Rolândia recebe premiação ( Projeto Khan )



Projeto Khan, de Rolândia, é premiado


O Projeto Khan, que implantou o ensino de matemática através de plataformas digitais na rede municipal de ensino de Rolândia, foi um dos escolhidos para receber o 2° Prêmio Gestor Público Paraná. A solenidade de premiação vai acontecer na noite de segunda-feira 1° de dezembro no plenário da Assembleia Legislativa, em Curitiba.



Promovido pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), o Prêmio Gestor Público tem por objetivo reconhecer e contemplar os gestores públicos municipais do Estado que desenvolvem boas práticas administrativas e projetos de administração pública  que estimulam o desenvolvimento econômico e social.



Rolândia foi o município pioneiro na adoção do sistema Khan no Paraná. O projeto está implantado em dez escolas municipais e é dirigido a alunos dos 4° e 5° anos do ensino fundamental. Cada aluno avança no seu próprio ritmo, assistindo aos vídeos e fazendo os exercícios correspondentes. Já os professores monitoram a aprendizagem de cada estudante em tempo real.



Isso permite um planejamento de aulas personalizado, considerando as dificuldades e as demandas individuais. Assim, os professores podem intervir com aqueles que apresentam mais dificuldade ou estimular quem já pode avançar para o próximo assunto.



Nesta edição do Prêmio Gestor Público, 61 prefeituras enviaram 133 projetos, dos quais 36 foram selecionados como finalistas. As premiações serão realizadas nas categorias Prêmio Especial, Prêmio Destaque Saúde, Prêmio Administração Tributária, Prêmio Tecnologia da Informação e Comunicação, Prêmio Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.



Os vencedores de cada categoria somente serão anunciados na segunda-feira. A confirmação de que o Projeto Khan foi contemplado com uma delas veio através de comunicado do Sindafesp convidando o prefeito Johnny Lehmann a comparecer à solenidade na Assembleia Legislativa. Ass. de Imprensa da prefeitura.

Coral Kantetoka de Rolândia embarca dia 4 para a Argentina





Ensaio aberto à população, na noite do dia 2, encerra preparativos do grupo Kantetoka para o Festival Serrano


De 4 a 8 de dezembro, o Coro Juvenil Kantetoka, da Associação Cultural e Recreativa Illuminare, de São Martinho, distrito de Rolândia, vai participar do VI Festival Coral Serrano, na cidade de Capilla Del Monte, província de Córdoba, Argentina. Formado por 24 jovens, o grupo está finalizando os ensaios, que normalmente acontecem às sextas-feiras, das 19h30 às 22 horas, no Centro de Catequese da Paróquia de São Martinho. Na terça-feira 2 de dezembro, a partir das 19h30, na Igreja Matriz, o grupo um ensaio aberto à população, o último antes do embarque para a Argentina.

No repertório do Kantekoca, que tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, estão músicas como “Sabiá”, de Luiz Gonzaga, “Selva de Feras” (Arnaud Rodrigues), “Cantando Xote” (Beto Pires), além de outras mais contemplativas, como “Onde Está Você” (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves). No total, o grupo cantará 12 músicas em duas apresentações, nos dias 5 e 6.

Para a Argentina, vão embarcar no dia 4, no Aeroporto de Londrina, 17 cantores e cinco músicos-professores da Associação Illuminare: Priscilla Sousa (violoncelo), Ibsen Fahir (violino), Israel de Oliveira (teclado) e os convidados Célio Fabiano Machado (violão e viola caipira) e Euler dos Santos (percussão).

O regente Edvaldo Alves de Souza afirma que o grupo já não é um simples coro que se junta para cantar e sim uma pequena confraria onde todos querem atingir o mesmo objetivo, “que é mostrar o trabalho realizado durante o ano e representar bem o município em terras argentinas”.

O regente destaca que o grupo está focado, “com orgulho de mais uma vez poder representar culturalmente o distrito de São Martinho e o município de Rolândia, e desta vez num cenário internacional”. Ass. de Imprensa prefeitura.