JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 19 de outubro de 2014

ACIDENTE GRAVE EM ROLÂNDIA AGORA POUCO COM TRÊS FERIDOS

FONTE: PORTAL ROLÂNDIA 190

Duas carretas colidem frontalmente em Rolândia e três ficam feridos

Equipe Rolândia 190   
 
Uma colisão frontal entre duas carretas, deixou três feridos, em Rolândia. O acidente aconteceu  por volta das 14h da tarde de hoje (19), na PR-170, que liga o município de Rolândia ao distrito de São Martinho.

O motorista, que conduzia a carreta modelo Volvo, com placas de Arapongas, teve o pé preso as ferragens.  Segundo informações, uma das veículos teria estourado o pneu, perdido o controle e invadido a pista contrária.

(Em instantes o nome e o estado de saúde das vítimas).
Rolândia 190 - Notícias de Rolândia -  acidente carreta

sentido são Martinho, posto 7


acidente sentido são martinho




acidente pr 170 são martinho

acidente São Martinho/Rolândia - Três feridos

ROLÂNDIA - OKTOBERFEST E TRADIÇÕES ALEMÃS - HISTÓRIA e FOLCLORE

FOLHA DE LONDRINA

Tradições alemãs por meio da música e da dança

Rolândia é uma cidade colonizada e construída por imigrantes de diversas nacionalidades, mas a colônia alemã é sem dúvida a que mais se destaca e com ela vem a gastronomia, as festas e é claro, a música e a dança. Empolgante e rica, a dança alemã chama atenção pelos passos diferenciados dos homens e pela alegria dos casais. As roupas são um show à parte. Coloridas, bordadas e cheias de detalhes, elas têm significados que variam conforme a região da Alemanha que representam.

Para celebrar as tradições, foi montado em 1988 em Rolândia o grupo Rotkappen de dança Alemã, o objetivo inicial era se apresentar na primeira Oktoberfest, mas os integrantes gostaram da ideia e continuaram os ensaios e as apresentações em outras festas e eventos. De lá para cá a formação dos integrantes foi mudando e hoje, além dos 15 casais um novo grupo foi formado. "Nos reuníamos para ensaiar e levávamos as crianças. Elas ficaram animadas e quiseram montar um grupo infantil que hoje nos acompanha em algumas apresentações", comenta a coordenadora cultural do grupo, Ângela Eloisa Gair. De acordo com ela, o interesse das crianças é o grande trunfo do grupo. "Quando vemos que a tradição se perpetua nós ficamos felizes", aponta.

Os primeiros integrantes do grupo eram de origem alemã e aprenderam os passos com dançarinos que já atuavam na cidade de Maringá. Hoje a maioria dos integrantes não tem ligação genética com a Alemanha, mas nem por isso o empenho e a dedicação são menores. "Todos os anos vamos para Gramado (RS) fazer um curso de dança para aprimorar o nosso trabalho", salienta Ângela. Ela acrescenta que o curso é ministrado por professores que vêm da Alemanha com o objetivo de transmitir com fidelidade a cultura daquele país.

A coordenadora destaca que as danças e os trajes típicos são todos pesquisados. A cor das flores, os detalhes dos vestidos, tudo tem um significado dentro da cultura alemã. Nas apresentações, os trajes e a dança são explicados para o público. Um traje especial tem representadas as araucárias para simbolizar o Paraná e o café que faz referência à Rolândia. "Este acabou se tornando o traje oficial do nosso grupo", comenta Ângela.

Serviço:
Quem quiser saber mais sobre o grupo pode entrar em contato com a Ângela pelo telefone 3255-5143.
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Há 26 anos, o grupo Rotkappen divulga a dança e a música alemã em festas e eventos

Michelle Aligleri
Reportagem Local

OS SONHOS DO TCHARLES DO NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA

TCHARLES JÁ MATOU UM DESEJO  QUE FEZ A DEUS:  FAZER O NACIONAL RETORNAR À PRIMEIRA DIVISÃO. AGORA TEM MAIS DOIS PEDIDOS... SER O ARTILHEIRO DO CAMPEONATO E O TÍTULO DE CAMPEÃO DA 2º DIVISÃO. AMANHÃ TODOS NO ESTÁDIO. É ROLÂNDIA CONTRA CASCAVEL. PRECISAMOS DESTA VITÓRIA. TEXTO E FOTO By JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - DESFILE DA OKTOBERFEST 2014 - DIRETO DA AVENIDA

FOTO By WILSON GARCIA LEAL


FOTO By WILSON GARCIA LEAL


 FOTO By WILSON GARCIA LEAL









FOTO By WILSON GARCIA LEAL
 

FOTO By WILSON GARCIA LEAL
 


FOTO By WILSON GARCIA LEAL
 FOTO By WILSON GARCIA LEAL



  FOTO By DANIEL STEIDLE


FOTO By DANIEL STEIDLE
  
DIRETO DA AVENIDA

Desfile da Oktoberfest em Rolândia:
Quanta cor! Quanta música! Quanta alegria! Quanto calor!















FOTO GUISELA KOPP