JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 29 de abril de 2014

ROLÂNDIA - ALERTA CONTRA O MOSQUITO DA DENGUE

O  município de Rolândia  apresenta 222 notificações e 55 casos positivos; desses, 42 na área central, o que caracteriza um quadro de surto localizado da doença. O último levantamento de índice amostral (LIRAa) foi de 2,1%, estando 1,1% acima do tolerado pela Organização Mundial de Saúde, permanecendo, como principal criadouro, pratos aparadores de vasos de planta.

         Os trabalhos de bloqueio de casos notificados na região central acompanharam a livre demanda, ou seja, quando apresentados ao serviço de saúde eram bloqueados em até 24 horas mecanicamente (remoção de criadouros) e quimicamente (aspersão de inseticidas), o que contribuiu para a quebra da cadeia de transmissão nesta região da cidade.

         Cabe elencar que, neste momento, o município não está em epidemia, que se caracteriza por 300 casos para cada 100.000 habitantes, o que, para Rolândia, significaria 183 casos positivos de dengue.

         O clamor pelo “carro fumacê” sempre emerge em momentos de enfrentamentos da dengue; porém, a utilização desta ferramenta é extremamente restrita e controlada pela Secretaria Estadual de Saúde, sendo como o primeiro item para aprovação do uso do equipamento o fato do  município se encontrar em situação de epidemia. A utilização do “carro fumacê” possui eficiência baixa quando comparado aos bloqueios realizados pelos operadores de bomba de aspersão costal, uma vez que, neste tipo de bloqueio, os profissionais adentram os imóveis, o que permite a dispersão do inseticida para uma área interna, o que não ocorre no fumacê, que dispersa o inseticida da via pública em frente aos imóveis.
         A Secretaria de Saúde do município tem realizado desde o início do ano letivo escolar trabalhos de orientação aos alunos da rede escolar no que diz respeito ao controle e combate da doença no município, partindo da premissa de que as crianças possuem grande poder de persuasão junto aos seus pais e responsáveis.

         Com intuito de fortalecer as ações de combate à dengue, o município vai contratar 20 agentes de endemias, que vão somar forças aos 16 existentes, atingindo, assim, o número recomendado pelo Programa Nacional de Combate à Dengue, que é de 36 agentes para o município de Rolândia.

         A Secretaria de Rolândia conclama todos os moradores para se engajarem nesta luta, evitando a todo custo a deposição de materiais que possam funcionar como criadouros expostos ao meio ambiente, bem como, colaborar com o acesso dos agentes às residências e estarem vigilantes em relação a criadouros tradicionais, que estão sempre perto das pessoas e em muitos momentos passam despercebido, como foi constatado no último LIRAa na região central do município, o que corroborou para que o surto se implantasse.


Rolândia, 29 de abril de 2014

Giseli Tolini Roza de Freitas – Secretária Municipal de Saúde
Anadélia Liaschi Ducci – Diretora de Vigilância em Saúde

Rafael André Ferreira Dias – Gerente de Vigilância Ambiental

Homem é assassinado com 40 facadas

Mariana Franco Ramos - Folha de Londrina

Um homem de aproximadamente 30 anos foi encontrado morto por volta das 7h deste domingo (27) na Rua Antônio José Bonato, no bairro Ganchinho, em Curitiba. Segundo a Delegacia de Homicídios (DH) da capital, que investiga o caso, o corpo continha pelo menos 40 perfurações de arma branca, provavelmente uma faca, e marcas de estrangulamento.Os investigadores informaram que quando chegaram à cena do crime não encontraram testemunhas, nem indícios de sangue, o que indica que o suspeito deixou a vítima já em óbito na via pública, fugindo em seguida. O relatório do Instituto Médico Legal (IML) aponta que o homem vestia apenas uma cueca branca; estava enrolado em um lençol. A polícia aguarda a identificação por parte da família para dar sequência às investigações. 
Outros crimes 

O IML registrou outras sete mortes em Curitiba e região desde o início da manhã de hoje. As vítimas, uma do sexo feminino e seis do sexo masculino, tinham entre 18 e 52 anos. Foram três homicídios, sendo um enforcamento e dois causados por disparos de arma de fogo, além de um acidente de trânsito e uma queda. Os demais óbitos ainda não foram esclarecidos.Jurandir de Lima, de 40 anos, foi assassinado por volta de meia-noite com um tiro na cabeça na Rua Guarituba, em Piraquara. Conforme a Polícia Militar (PM),ele estava chegando de um bar quando foi alvejado. Após ouvir o tiro, o filho da vítima correu para frente da casa e se deparou com o pai ferido, que não resistiu e faleceu no local. A delegacia do município irá conduzir as investigações.

ZÉ DE PAULA FAZ NOVAS CRÍTICAS A ADMINISTRAÇÃO JOHNNY LEHMANN

O vereador Zé de Paula teceu os seguintes comentários na sessão de ontem ( 28/04/14):
- Está do lado dos agricultores contra a instalação de um Parque Industrial com industrias poluentes na região do km. 7 até São Martinho. "Temos que proteger aqueles solos que são um dos mais férteis do Município e as várias nascentes que servem aquele "espigão".
- O prefeito Johnny Lehmann prometeu que a Industria Selmi daria 800 novos empregos, mas na realidade foram poucos, e a maioria para funcionários de Londrina.
- Está sendo procurado por várias pessoas que reclamam que não tem remédios básicos no Posto de Saúde Central.
- Tem muito lixo e mato na cidade e isto pode agravar a expansão da dengue;
- Tem muitos agentes que  comparecem nas casas... não fiscalizam nada...  só assinam a papeleta e vão embora. Na minha casa passou um que agiu assim.
- Alguém viu o fumacê passar por aí? eu não vi....
- O caso das horas extras.. deu um prejuízo de R$ 70 mil para o povo.. foi feito um sindicância e agora dizem que vão formar outra comissão para investigar. "tenho medo que vão querer jogar para debaixo do tapete".
- JOhnny tem alguns secretários bons, mas no geral está mal assessorado. Falta comando.
- Sobre a falta de respostas para os pedidos de informações Zé de Paula disse para a reportagem que vai procurar a Promotoria ainda esta semana para relatar o caso.
COMENTÁRIO: Parabéns Zé de Paula. Assino em baixo. JOSÉ CARLOS FARINA

KARINA BRANCO NO RANCHO DA COSTELA

NESTA QUARTA FEIRA, O RANCHO ESTARÁ ABERTO A PARTIR DAS 18:00 HORAS , COM A TRADICIONAL COSTELA ASSADA NO BAFO, SE VOCÊ AINDA NÃO PROVOU, VENHA PROVAR, AQUI VOCÊ SABOREIA NOSSOS DELICIOSOS PRATOS, TOMA UM CHOPP FABRICA 1 GELADO E AINDA OUVE BOA MUSICA COM KARINA BRANCO, VENHA PARA O RANCHO DA COSTELA, UM AMBIENTE FAMILIAR, AQUI TRABALHAMOS EM FAMÍLIA PARA ATENDER BEM A SUA FAMÍLIA. ESPERAMOS VOCÊ AQUI !!!!!!!!

ROLÂNDIA - SENHORA DO CONJUNTO PERAZOLO RECLAMA

Uma senhora  do Conjunto José Perazolo protestou hoje no canal 27 pela falta de um quebra-molas na rua principal e aproveitou e emendou: "colocaram a gente aqui.. pensam que está tudo bem mas não está não.. está faltando um monte de coisas"

ROLÂNDIA - ASFALTO SUMIU

No fim da Rua Dr Ferreira Braga no jardim terezópolis...  faz anos e ninguém da jeito.FOTO MARCIO LUIZ DA SILVA

ROLÂNDIA - ODIR POLACO DIZ QUE PREFEITO NÃO RESPONDE PEDIDOS DE INFORMAÇÕES

O vereador Odir Polaco reclamou ontem que Prefeitura não está cumprindo o prazo de 30 dias para o prefeito responder os pedidos de informações. Odir disse que tem alguns pedidos já com 60 dias sem resposta e sem explicação do porque do atraso. Odir mencionou o descaso de alguns secretários. Falta de respeito. E olha que tem funcionários sobrando... "se eu fizer a cobrança em tom mais agressivo é por este motivo.".  A presidente da Câmara concordou com a crítica e disse que irá falar com o prefeito pedindo para que a lei seja cumprida.
COMENTÁRIO: Os pedidos são encaminhados ao Exmo. prefeito. É ele que responde pela ausência de resposta. Pelo que conheço da lei se o prefeito não responder os pedidos de informações no prazo da lei, de duas uma: ou abrem uma CPI ou denunciam na  Promotoria. O juramento que o prefeito e os vereadores fizeram ainda está falendo... "juro respeitar e obedecer a Constituição Federal.. a Lei Orgânica do Município e todas as leis brasileiras e zelar pelo bem comum". Nos paises democráticos os ocupantes do poder publico têm que se sujeitar ao poder de fiscalização do legislativo. No tempo da ditadura até que podia deixar de responder. Mas não é o nosso caso aqui né?. JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - RUAS E CALÇADAS ESTÃO UM CAOS

Neste final de semana fui visitar minha mãe e aproveitei para dar uma olhadinha em umas casas pra alugar... de preferencia perto da minha mãe ... devido a enfermidade q se encontra ... pra mim seria melhor ficar mais perto... mais fiquei muito surpresa com o estado das ruas e calçadas das casas .... quando tiver oportunidade passa pelas ruas na região da igreja Arca de noé ....nossa q vergonha ... onde esta o prefeito.. aqui na minha cidade é obrigado a fazer calçadas ou leva multa .... me desculpa ...f oi só um desabafo... LEDA

COMENTÁRIO: Não é apenas nesta região não Leda... aqui perto de casa tbm temos vários casos assim. De fato... falta pulso do prefeito em mandar a fiscalização trabalhar mais. JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - LIXO NO CENTRO DA CIDADE



JÁ FAZ MAIS DE DUAS SEMANAS QUE AS RUAS PARANAGUÁ E MARECHAL DEODORO DA FONSECA, REGIÃO CENTRAL DA CIDADE ESTÃO EMPILHADA DE MATOS NEM OS SACOS DOS VARREDORES DE LIXO FORAM RECOLHIDOS.AMANHÃ CEDO EU VOU FAZER MUITAS VIAGENS COM MEU CARRO, MAIS VOCÊS PODEM TER CERTEZA QUE TODO ESTE LIXO VAI SER LEVADO NA FRENTE DA PREFEITURA PORQUE A TAXA DE LIXO DO MEU IPTU FOI PAGA EM DIA.
Curtir ·  · 

VÍDEO LUCIANO AIRES MARANO E A BANDA HUMANISH

-X-X-X-X-



-X-X-X-X-X-X



-X-X-X-X-X-X-


ROLÂNDIA - FESTA DO TRABALHADOR - 1º MAIO

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

10h – Recreação para melhor idade – Atividade será conduzida pela professora Regina Gorla.
10H30 – Banda Impacto
10h45 – Teatro de Saúde Bucal - A equipe da Odontologia da Secretaria de Saúde apresenta o a peça teatral “O Trio Fantástico”, enfatizando a saúde bucal para as crianças.
11h – Abertura oficial – Solenidade com a presença do prefeito e autoridades.
11h30 – Show com a dupla Edu e Eduardo
13h – Orquestra Jovem Illuminare - A Associação Cultural e Recreativa Illuminare (ACRI), de São Martinho, é formada por alunos que recebem aulas de violino, teclado e violoncelo.
13h45 – Grupo de Dança do Ventre – Apresentação da professora Givanete Tonin e suas alunas.
14h00 – Show com Luciano e Leonardo


YOUSSEF DEU GOLPE TAMBÉM NOS CORREIOS

Doleiro usou empresa de Londrina para embolsar R$ 77,5 milhões dos Correios

Redação Bonde
Arquivo/Folha de Londrina

O doleiro Alberto Youssef, principal personagem de esquema de lavagem de dinheiro desbaratado pela Polícia Federal (PF) através da Operação Lava Jato, teria usado a empresa  JN Rent a Car, de Londrina, para embolsar R$ 77,5 milhões dos Correios. É o que denuncia a edição desta semana da revista Istoé

A empresa de locação de carro teria recebido o dinheiro da estatal nos últimos oito anos. No inquérito da PF, a JN aparece fazendo transações financeiras com a MO Consultoria, do doleiro Youssef. De 2005 até 2013, a locadora de veículos multiplicou seus ganhos nos Correios em até 20 vezes, com a ampliação e renovação automática de contratos que receberam nada menos que dez aditivos. 

A revista Istoé aponta, ainda, que a empresa tem como dono Assad Jannani, irmão do ex-deputado José Janene (PP), réu do mensalão que morreu em 2010 de enfarte e que era um dos parlamentares mais próximos de Youssef. 

Istoé  também ouviu com exclusividade o empresário Hermes Magnus, testemunha-chave da Operação Lava Jato. Ele ficou responsável por informar à PF que Youssef havia voltado a operar - além dos Correios, o doleiro teria se utilizado de verba da Petrobras e do Ministério da Saúde em seus esquemas. "Eles usavam a JN Rent a Car para lavar dinheiro", garantiu Magnus. (com informações da revista Istoé)

NOTA DE FALECIMENTO EM ROLÂNDIA - 29/04/14


FALECIMENTO


JOSÉ DOS SANTOS - 79 ANOS

VELORIO: CAPELA DO CENTRO

NOSSOS SENTIMENTOS DE PESAR À FAMÍLIA

ROLÂNDIA - MORADORA RECLAMA DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA


Uma moradora da Rua Dr. João de Menezes, nos fundos do Edificio São Francisco, próximo do Mercadinho, ligou aqui e denunciou que nas proxidades tem um cidadão que cria galinhas e que tem muita água parada no quintal. Neste lugar já foi constatado o mosquito da dengue recentemente. A denunciante ligou na vigilância sanitária para pedir nova fiscalização e a pessoa disse que tem que seguir a agenda. Ela mandou escrever que o foco maior de dengue está sendo verificado naquela região razão pela qual deveriam dar atenção a esta denuncia. JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - GRAMA ALTA NO JARDIM NOVO HORIZONTE

28/04/2014 - POPULAÇÃO PEDE MELHOR CUIDADO. FOTO  By  JOSÉ CARLOS FARINA