JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

DIRCEU MATOS é o novo TÉCNICO do nacional NAC de Rolândia

O atual secretário de Esportes de Rolândia, Dirceu Mattos, deve ser anunciado como novo técnico do Nacional ainda nesta semana. Ele substitui a Richard Malka que, após cinco rodadas no comando do NAC, pediu demissão do cargo no início da tarde da segunda-feira (25). Malka foi contratado no dia quatro deste mês, após a demissão do técnico Carlos Nunes, que havia feito a pré-temporada e as primeiras 5 partidas do  time pelo campeonato.

TURISMO EM TOMAZINA - PR.


Tomazina: sossego, rios e aventura a 2 horas de Londrina
Tranquila, acolhedora e dona de belas paisagens: é impossivel não se apaixonar por essa cidadezinha no Norte Pioneiro do Paraná
Redação Bonde
Tomazina é sem dúvida um lugar de total tranquilidade. Uma caminhada pela ruas é um bom começo para desfrutar de toda paz e sossego que a cidade oferece. Mas se a sua 'praia' é adrenalina, não tem problema, o lugar também é perfeito para a prática do turismo de aventura. 

Cortada pelos Rio das Cinzas, Tomazina abriga, bem próximo ao centro da cidade, belas cachoeiras e corredeiras, além do Salto Cavalcanti, um dos mais bonitos do Brasil, com 15 metros de altura e 150 metros de extensão. A cidade ainda tem vocação para o turismo rural, com ótimos hotéis fazenda, passeios a cavalo, charretes pelas ruas da cidade, além do ar puro e natureza exuberante. 

Reprodução

Salto do Cavalcanti


Agraciada pelas corredeiras do Rio das Cinzas, a cidade desenvolveu uma vocação natural para os esportes aquáticos. A canoagem foi a primeira modalidade a despontar na região. Hoje, Tomazina faz parte do Circuito Nacional de Canoagem, realizando anualmente (sempre em novembro) o Festival de Canoagem, que durante três dias recebe atletas e visitantes de todo o País. 

Reprodução

Parque das Corredeiras


A região atambém é propícia para a realização de trilhas, subidas às cavernas nos morros que rodeiam a cidade, rafting, motocross e muito mais. Na cidade não deixe de visitar locais como o Horto Florestal Municipal, a Reserva Ecológica Bordignon, a Reserva Ecológica da Tribo Indígena Pinhalzinho, o Ninhal das Garças, as Grutas do Grotão e as Ruínas da Ponte de Ferro. 

Reprodução

Reprodução

Rio das Cinzas


Atraídos pela diversidade natural no entorno do Rio das Cinzas, na região é comum encontrar animais como gato-do-mato, jaguatirica, anta, veado, macaco-prego, tatu-galinha, tatu, capivara, paca, paca-cateto, irara, ouriço, gambá, morcego, queixada, lontra, preá, quati, lebre, serelepe, lagarto, jacutinga, jacutinga-saracuri. 

Com tantas atrações, essa cidadezinha de aproximadamente 9 mil habitantes, atrai muita gente no verão, quando chega a acolher cerca de 25 mil habitantes, entre moradores locais e população flutuante. Só falta mesmo você! Tomazina fica entre duas e três horas de Londrina (cerca de 200 km), o que significa que é possível visitá-la em um fim de semana, que pode ser prá lá de divertido!

MITOS E VERDADES SOBRE OS ALIMENTOS ( DIETA e CORAÇÃO)


Errado! Conheça 10 mitos nutricionais que não passam de mitos:
pode comer pele de frango
1. Açúcar é ruim para você: a verdade é que açúcar é essencial na cozinha. Afinal, é do açúcar que tiramos nossas energias. Adoçantes naturais, como o mel, são iguais ao açúcar refinado na prática, nosso organismo os processa da mesma forma. Grande parte dos nutricionistas afirmam que o açúcar deve constituir 10% de sua dieta. Por exemplo, se você tem uma dieta de 2000 calorias, 200 devem ser provenientes do açúcar.

2. Comer ovos aumenta o colesterol: o colesterol dos ovos não influencia tanto assim o colesterol de seu organismo. Parece estranho? A confusão vem do uso da palavra “colesterol” que pode descrever duas coisas diferentes. O colesterol “dietário” é o presente em moléculas de alimentos de procedência animal (como os ovos). O outro colesterol é o que entope suas veias. Como seu corpo produz o próprio colesterol dietário, ele não absorve o que está presente nos ovos. O que aumenta seu colesterol são gorduras saturadas e trans – então se você fritar os ovos em um óleo reutilizado pode ter certeza que estará ingerindo um monte de colesterol, mas se os preparar de forma saudável, pode comer ovos sem preocupação.
3. Todas as gorduras saturadas aumentam seu colesterol: gorduras saturadas são ruins, mas nem todas. Há vários tipos de gorduras saturadas e cada tipo reage diferente em seu corpo. O ácido esteriárico, que está presente em cacau, palmito e óleo de coco, não aumenta o nível de colesterol LDL (o colesterol ruim) e aumenta o colesterol HDL (o bom) de seu sangue.
4. O único álcool que faz bem é o encontrado em vinho tinto: na verdade o álcool da cerveja, do licor e de outras bebidas oferecem os mesmos benefícios do vinho tinto. Pesquisas recentes mostram que os antioxidantes são a resposta – o álcool aumenta o colesterol bom, previne entupimento das artérias e, conseqüentemente, problemas cardíacos. Ou seja, bebidas consumidas com muita moderação fazem bem para a saúde.
5. Colocar mais sal nos pratos é ruim: muito sal seria ruim para sua saúde porque seria o mesmo que adicionar sódio à comida. O sódio é um grande problema para pessoas hipertensas. Mas, na verdade, salgar seus pratos pode fazer com que os vegetais fiquem ainda mais nutritivos. O sal faz com que as vitaminas não saiam dos vegetais durante seu cozimento e fiquem no caldo que é jogado fora. Estudos mostram que pouquíssimo sódio é absorvido. Mesmo assim, a parcimônia ainda é recomendada.
6. Frituras sempre são gordurosas: você sabe como o processo de fritura realmente funciona? Quando a comida é jogada no óleo quente a água que está dentro do alimento ferve e vai até a superfície, entrando em contato com o óleo. Assim que a umidade do alimento sai, ela cria uma barreira que impede grande parte do óleo de entrar em contato com o alimento. O pouco óleo que penetra na comida forma aquela casquinha saborosa típica da fritura. O que importa é que a fritura seja feita da forma certa: não deixe o óleo esfriar, ou então o alimento vai ficar ensopado de gordura. Use um termômetro específico, se ajudar. Além disso, após fritar a comida, coloque-a sobre um papel-toalha absorvente que irá sugar o excesso de óleo. Não estamos dizendo que agora as frituras estão liberadas – moderação é necessária, mas você pode se esbaldar de vez em quando.
7. Quanto mais fibras você come, melhor: nem todas as fibras são boas para você. O que importa é de onde elas vêm. Atualmente, a fibra está na moda e você a encontra até mesmo em iogurtes que, originalmente, não vêm com fibra nenhuma. Alguns especialistas duvidam que esse tipo de fibras artificiais seja tão bom quanto o tipo encontrado em alimentos “naturalmente fibrosos”, como frutas e vegetais.
8. Você sempre deve tirar a pele do frango antes de comer: na verdade você pode comer a pele do frango sem maiores preocupações. Apesar do peito de frango – a mais sem graça das fontes de proteína do mundo – estar na moda, quem resiste àquela casca douradinha que derrete na boca? A verdade é que peito de frango é uma carne magra com pele ou não. Pesquisas mostram que 55% da gordura da pele do frango é saudável.
9. Comidas orgânicas são mais nutritivas do que as convencionais: se você compra alimentos orgânicos achando que eles não fazem mal para o meio ambiente, que isso ajuda pequenos proprietários ou então que eles são mais saborosos então não tem problema e você está certo. No entanto nenhum estudo prova que eles são mais nutritivos do que os convencionais – tirando, é claro, o problema dos agrotóxicos.
10. Cozinhar com azeite de oliva faz com que os benefícios do azeite sumam: na verdade o azeite de oliva, assim como seus nutrientes, consegue agüentar o calor. É só não deixar que a substância passe do ponto certo – que seria quando começa a liberar fumaça. [CNN]
- See more at: http://hypescience.com/pode-comer-a-pele-do-frango-10-mitos-nutricionais-detonados/#sthash.x1cqmkK4.dpuf

A ESCADA MAIS DIFÍCIL DE SUBIR NA CHINA


The most dangerous hike in the world....China

















The most dangerous hike in the world....China

TESTANDO O JIPE EM CIMA DE UMA GRANDE PEDRA


Only the hummer can walk such this way.


VÍDEO VÍDEOS DE LONDRINA LINDOS BELÍSSIMOS

CLIQUE AQUI PARA VE-LOS
FOTO By  FARINA

" Pokemon " de Rolândia em 5º lugar em Cornélio Procópio-Pr.


POLÍCIA MONTADA FAZ BOM TRABALHO EM LONDRINA


QUERO AQUI, PARABENIZAR
TODOS OS POLICIAIS MILITARES DE LONDRINA.PR..
QUE TIVERAM UMA OPERAÇÃO DELICADA POR ESTES DIAS..
ESTÃO VENCENDO...
E pelas RUAS de LONDRINA.PR
POLÍCIA MILITAR nas PREVENÇÕES E COMBATE AO CRIME...
PARABÉNS













Pelas RUAS de LONDRINA.PR
POLÍCIA MILITAR nas PREVENÇÕES E COMBATE AO CRIME...
PARABÉNS

ROLÂNDIA - SR. JONI LEHMANN - VAMOS IMITAR LONDRINA

Olhem só a organização.. limpeza e beleza... O que nos impede de transformarmos o Lago São Fernando em nosso cartão de visitas? A partir de hoje vou pegar no pé do atual e dos futuros prefeitos de Rolândia... Chega de inércia!... Queremos uma área verde para contemplação, pesca, passeios, esportes e tudo mais... IGUAL AO LAGO IGAPÓ DE LONDRINA. O nosso lago é uma vergonha. Não tem nada organizado. Tá faltando assessoria. O saudoso Perazolo fez a parte dele os outros nem conservar conseguem. Argh!...O povo tem que cobrar. Texto e Vídeo by JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - TRECHOS DA CICLOVIA AINDA NO MATO

FOTO DE HOJE ( 26/02/2013)  By  JOSÉ CARLOS FARINA

ENDURO DA SOBREVIVÊNCIA EM LONDRINA ( 11/05/13)


11 e 12.05 - LONDRINA.PR
mais informações aqui - https://www.facebook.com/pages/Trail-Clube-de-Londrina/190673304305029


OS 50 LUGARES MAIS VISITADOS DO MUNDO PLANETA TURISMO

1) Times Square, Nova York
Visitantes anuais: 39,2 milhões
Ano após ano, milhões de turistas visitam Nova York e ficam deslumbrados com o brilho de seus arranha-céus. E nenhum lugar caracteriza a grandeza da Grande Maçã como a área de Times Square, sempre caótica, barulhenta, com sinais luminosos e telas coloridas, além de muitos turistas e espetáculos da Broadway. Desde 2009, Times Square conta com áreas só para pedestres, criando um atrativo ainda maior para visitantes.

2) Central Park, Nova York
Visitantes anuais: 38 milhões
Nenhum parque no mundo é tão famoso (nem frequentado) como o Central Park, coração e pulmão de Nova York no centro de Manhattan. Próximo da 5ª Avenida, o Central Park é um oásis verde em meio a alguns dos maiores prédios do planeta, tanto para turistas quanto para os moradores da cidade, que têm a grama do parque como ponto de encontro em dias ensolarados.

3) Union Station, Washington
Visitantes anuais: 37 milhões
Inaugurada em 1907, esta estação de trem leva mais de 10 mil passageiros dos subúrbios de Washington para o centro da capital norte-americana. Mas o maior fluxo da estação deve-se ao grande número de turistas que visita o local para aproveitar a beleza de sua arquitetura, com influências clássicas a barrocas. Mais de 70 lojas fazem de Union Station um dos melhores lugares da cidade para fazer compras.

4) Strip, Las Vegas
Visitantes anuais: 29,4 milhões
A chamada Strip de Las Vegas é um trecho de sete quilômetros do Boulevard Sul da Cidade do Pecado, com os mais famosos cassinos e hotéis. Em 2010, 79% dos turistas de Las Vegas se hospedaram em alguns dos hotéis do Strip e apostaram em lendários cassinos locais, como o Bellagio ou o The Palms.

5) Cataratas do Niágara, Nova York e Ontário
Visitantes anuais: 22,5 milhões
Encravadas na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, nos estados de Nova York e Ontário, as Cataratas do Niágara impressionam por seu volume constante e intenso de água: são mais de 150 mil metros cúbicos de água por minuto. O grande número de turistas deve-se, não só à beleza das quedas, mas também ao fácil acesso a partir de grandes cidades como Nova York e Boston.

6) Grand Central Terminal, Nova York
Visitantes anuais: 21,6 milhões
Milhares de nova-iorquinos passam apressados pela estação de Grand Central Terminal todas as manhãs para pegar um de seus metrôs ou trens suburbanos. Mas, além de uma estação, o Grand Central Terminal, nas Avenidas Park e 42nd, em Manhattan, é um dos destinos turísticos mais visitados de Nova York. A beleza de sua arquitetura e de seu teto pintado com constelações de estrelas, além das dezenas de lojas e restaurantes como o Oyster Bar, são algumas das atrações buscadas pelos visitantes.

7) Faneuil Hall Marketplace, Boston
Visitantes anuais: 18 milhões 
No coração de Boston, no nordeste dos Estados Unidos, o Faneuil Hall Marketplace funcionava como mercado no ano de 1742. O local foi um marco da independência americana, sendo palco de discursos de figuras como George Washington. Hoje, o mercado tem mais de 100 lojas, restaurantes e cafés, em uma área para pedestres onde turistas circulam em meio a artistas de rua.

8) Magic Kingdom, Orlando
Visitantes anuais: 16,9 milhões
O sonho de milhões de crianças é realizado anualmente ao visitar o parque de diversões Magic Kingdom, em Orlando, que faz parte dos parques da Walt Disney. Simbolizado pelo clássico Castelo da Cinderela, onde crianças e adultos se reúnem para ver diariamente a queima de fogos de artifício, o Magic Kingdom tem uma superfície de 443 mil m², com jogos para todas as idades.

9) Disneyland Park, Anaheim, Califórnia
Visitantes anuais: 15,9 milhões
O Disneyland Park de Anaheim, na Califórnia, foi o primeiro parque da Disney. Mesmo sendo menor do que o imenso parque de Orlando, ele parece ser grande o suficiente para ter o posto de segundo parque temático mais visitado do mundo. Entre suas atrações, está o Indiana Jones Adventure.

10) Grand Bazaar, Istambul
Visitantes anuais: 15 milhões 
O Grand Bazaar de Istambul é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Construído no século 15, o Grand Bazaar tem mais de 50 ruas cobertas com todo tipo de artesanatos locais, como cerâmicas pintadas à mão, lâmpadas, tapetes e joalheria de estilo bizantino. O mercado, que virou um dos principais destinos turísticos da Turquia, tem também lugares para descansar enquanto come um delicioso kebab ou toma café e chás locais.

11) Disneyland, Tóquio
Visitantes anuais: 14,4 milhões
Seguindo os passos de seus "parentes" americanos, o parque de Tóquio recebe quase 15 milhões de visitantes anualmente. Após o terremoto que assolou o Japão em março de 2011, o parque esteve fechado durante um mês, mas reabriu em seguida, trazendo diversão a japoneses e turistas. Entre suas atrações e brinquedos, estão a Torre do Terror e o Templo da Caveira de Cristal de Indiana Jones.

12) Píer 39, São Francisco
Visitantes anuais: 14 milhões
O Píer 39 é uma das principais atrações da Baía de San Francisco. Conhecido por seus leões-marinhos, o Píer 39 tem lojas, restaurantes, performances de artistas de rua e um parque temático com mamíferos marinhos. Tudo isso com vista para a ilha de Alcatraz e o Golden Gate.

13) Catedral de Notre-Dame, Paris
Visitantes anuais: 13,6 milhões
No coração de Paris, sobre uma ilha do Rio Sena, a chamada Île de la Cité, a majestosa Catedral de Notre-Dame faz parte da capital francesa desde o término de sua construção, em 1345, após quase dois séculos em obras. Atualmente, a beleza de sua arquitetura gótica, com suas famosas torres e gárgulas atrai milhões de visitantes anualmente. Vale a pena subir até o alto para ter uma deslumbrante vista da Cidade Luz.

14) Golden Gate Park, São Francisco
Visitantes anuais: 13 milhões
Descendo por quase 5 km a partir do parque de Panhandle até o Pacífico, com mais de 400 hectares, o Golden Gate Park da cidade de São Francisco é ainda maior que o Central Park. Tem museus e belezas botânicas (como um jardim japonês e um conservatório de flores), além de mais de 70 mil árvores.

15) Cidade Proibida, Pequim
Visitantes anuais: 12,8 milhões
Por cerca de 500 anos, imperadores viveram nesta área de mais de 400 hectares e decidiam quem entrava e quem saía. Hoje, os portões da Cidade Proibida estão abertos para visitantes, que vêm aos milhares, entrando pela praça de Tinanmen para descobrir, com seus próprios olhos, as maravilhas do Palácio Imperial da capital chinesa.

16) Epcot, Lake Buena Vista, Flórida
Visitantes anuais: 10,8 milhões
Próximo de Orlando, na pequena cidade de Lake Buena Vista, na Flórida, o parque temático Epcot, antigamente conhecido como Epcot Center, é o parque futurista da Disney. O local costuma ser frequentado por um público mais maduro do que o dos parques vizinhos. Os restaurantes, com sabores mais sofisticados e festivais de vinho e comidas internacionais, atraem adultos, enquanto os mais jovens se divertem nos brinquedos, voltados para a tecnologia e o mundo espacial.

17) Disneyland, Paris
Visitantes anuais: 10,5 milhões
Quando o primeiro parque da Disney na Europa foi inaugurado em 1992, sob o nome de Eurodisney, os franceses reclamaram desta "invasão" cultural americana na periferia da capital do país. Hoje, o parque é chamado de Disneyland Paris e recebe grande número de visitantes (franceses e estrangeiros) a apenas 40 minutos do centro de Paris.

18) Basílica do Sacré Coeur, Paris
Visitantes anuais: 10,5 milhões
No topo da colina de Montmartre, bairro boêmio e cult de Paris, ergue-se a Basílica do Sacré Coeur, um dos mais belos cartões postais da cidade. Além da beleza de sua construção, Sacré Coeur tem como principal atrativo sua vista imperdível da Cidade Luz. É uma das melhores vistas da cidade, onde se reúnem habitantes locais, turistas e artistas de rua nas escadas que descem até a parte baixa de Montmartre.

19) Calçadão de Tsim Sha Tsui, Hong Kong
Visitantes anuais: 10 milhões
A Avenida das Estrelas, versão asiática da Calçada da Fama de Hollywood, percorre uma parte do calçadão de Tsim Sha Tsui, homenageando diferentes artistas de Hong Kong como Jackie Chan e Jet Li. Os visitantes adoram tirar fotos com uma estátua de Bruce Lee, e assistir ao famoso espetáculo de luzes que colore o céu de Hong Kong diariamente.

20) Victoria Peak, Hong Kong
Visitantes anuais: 10 milhões
Hong Kong é uma pequena ilha famosa por sua modernidade e que conta com mais de 7,5 mil arranha-céus. Para fugir do agito da cidade e aproveitar o céu e a vegetação, turistas pegam um bonde que os leva ao topo dos 552 metros do Victoria Peak, montanha de Hong Kong. De lá, mais de 10 milhões de visitantes apreciam, anualmente, a beleza das paisagens da ilha com uma bela visão de 360 graus.

21) Pike Place Market, Seattle Visitantes anuais: 10 milhões O Pike Place Market é um dos mercados mais antigos dos Estados Unidos. Inaugurado em 1907, o local é hoje mais conhecido por ser um dos principais destinos turísticos da cidade de Seattle, com lojas de lembranças, restaurantes de frutos-do-mar e sua "nojenta", porém característica, parede de chicletes, com chicletes grudados por décadas de visitantes.
22) Zócalo, Cidade do México
Visitantes anuais: 10 milhões
Principal praça do centro histórico da gigantesca Cidade do México, o Zócalo vê passar dez milhões de turistas a cada ano. Esse número é apenas uma fração quando se compara ao de moradores que passam pelo Zócalo todos os dias, próximo à Catedral Metropolitana e ao Palácio Nacional.

23) Disney Animal Kingdom, Orlando
Visitantes anuais: 9,6 milhões 
Desde 1998, este parque temático voltado para os animais reúne o mundo de Mickey Mouse a gorilas, girafas e leões. Para os que amam animais e querem vê-los de perto é uma boa oportunidade. Entre suas maiores atrações, estão os safáris Kilimanjaro.

24) Disney's Hollywood Studios, Lake Buena Vista, Flórida
Visitantes anuais: 9,6 milhões 
Construído em uma área de 60 hectares, o parque temático Disney's Hollywood Studios, no Walt Disney World Resort de Lake Buena Vista, na Flórida, é uma espécie de estúdio de cinema em tamanho real. Com ruas, prédios e réplicas de lugares famosos relacionados ao mundo do cinema, o Hollywood Studios aproxima adultos e em atrações como o Toy Story Midway Mania.

25) Great Smoky Mountains National Park
Visitantes anuais: 9,4 milhões 
O Great Smoky Mountains National Park é o parque nacional mais visitado dos Estados Unidos e foi inaugurado em 1940. Cobrindo uma área de mais de 200 mil hectares nos estados de Tennessee e Carolina do Norte, o local tem mais de 1.200 km de trilhas, onde visitantes podem apreciar as belezas das montanhas do local.

26) Grande Muralha da China
Visitantes anuais: 9 milhões 
A Grande Muralha da China é um conjunto de fortalezas construídas ao longo de 2 mil anos. A soma das diferentes parcelas vai da fronteira com a Coreia do Sul até o deserto de Gobi, em uma distância de quase 9 mil km. A parte de Badaling é a mais próxima de Pequim - e também uma das mais bonitas.

27) South Street Seaport, Nova York
Visitantes anuais: 9 milhões 
No sudeste de Manhattan, o South Street Seaport é o porto histórico de Nova York e ainda funciona. O local tem um calçadão com lojas, restaurantes e píeres, como o famoso Píer 17, que tem um antigo barco transformado em shopping. A história está presente em lugares como o Museu Marítimo de South Street Seaport, com duas belas escunas que datam do século 19.

28) Navy Pier, Chicago
Visitantes anuais: 8,6 milhões 
Píer de mais de mil metros à beira do Lago Michigan, em Chicago, o Navy Pier tem diversas atrações com parques de diversões, cinemas e diferentes restaurantes, além de um museu de vitrais. O Navy Pier é um lugar "queridinho" dos habitantes da cidade, mas também para milhões de turistas ano após ano.

29) Museu do Louvre, Paris
Visitantes anuais: 8,5 milhões
Com uma área de mais de 200 mil m² e cerca de 35 mil obras , o Louvre é um dos maiores e mais importantes museus do planeta. Famoso por suas pirâmides de vidro, mas, principalmente, por receber obras como a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, o Louvre é um dos símbolos da história e da cultura que vivem em cada canto de Paris.

30) Museu Nacional do Ar e do Espaço, Washington
Visitantes anuais: 8,3 milhões 
Maior coleção de aviões e naves espaciais do planeta, com mais de 50 mil peças originais, o Museu Nacional do Ar e do Espaço, do Instituto Smithsonian, foi inaugurado em 1976 e, desde então, aproxima crianças e adultos de seus sonhos a milhares de pés de altura. Além das peças permanentes e exposições temporárias, o museu tem atrações como simuladores de voo, cinema 3D e um planetário.

31) Universal Studios Japão, Osaka
Visitantes anuais: 8,1 milhões 
Aberto em 2001, em uma réplica quase perfeita do parque original de Orlando, porém com um toque japonês, o parque temático Universal Studios Japão se tornou rapidamente uma das atrações mais visitadas da Terra do Sol Nascente. Com jogos como uma montanha-russa do filme Jurassic Park, o Universal Studios Japão encontra-se na cidade de Osaka, no sul do país.

32) Ópera de Sydney
Visitantes anuais: 7,4 milhões
Com sua estrutura inconfundível, símbolo da maior cidade australiana, a Ópera de Sydney é um ponto de passagem para a maioria dos turistas. Muitos vão ao local apenas para tirar uma foto, mas também é possível visitar os bastidores da Ópera, assistir a uma das mais de 40 apresentações semanais ou ver o pôr do sol do local enquanto toma um drinque no bar.

33) Everland, Gyeonggi-Do
Visitantes anuais: 6,8 milhões
O parque de diversões Everland, na cidade de Gyeonggi-do, perto de Seul, na Coreia do Sul, foi inaugurado em 1973 e vem inovando ano após ano para atrair mais visitantes. Dividido em áreas temáticas como American Adventure, que imita o velho oeste americano, e Zoo-Topia, voltada para a vida selvagem e que tem um simulador do rio Amazonas, Everland tem também o recorde da montanha-russa de madeira mais íngreme do mundo.

34) Museu Nacional de História Natural, Washington
Visitantes anuais: 6,8 milhões
Esqueletos de dinossauros, fósseis e insetos pré-históricos são alguns dos mais de 120 milhões de itens do Museu Nacional de História Natural, do Instituto Smithsonian, em Washington. O museu inova e se renova frequentemente para atrair novas gerações de visitantes. Como se não bastasse para atrair turistas, sua entrada é gratuita.

35) Torre Eiffel, Paris
Visitantes anuais: 6,7 milhões
Símbolo da capital francesa, a Torre Eiffel foi projetada pelo arquiteto Gustave Eiffel para a Exposição Universal de 1889. Em frente ao Rio Sena, a estrutura tem 324 metros e usa mais de dez mil toneladas de aço. Quem sobe até o topo pode ter uma bela vista da cidade. Para evitar as sempre longas filas, compre seu ingresso pela internet.

36) Lincoln Memorial, Washington
Visitantes anuais: 6 milhões
O Lincoln Memorial foi criado em 1922 para homenagear o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln. O memorial é hoje um dos principais monumentos da capital dos EUA e tanto a estátua do ex-presidente, quanto as escadas em frente a um lago artificial são alguns dos principais símbolos de Washington e aparecem em numerosos filmes.

37) Bourbon Street, Nova Orleans
Visitantes anuais: 6 milhões
Bourbon Street é uma rua histórica da cidade de Nova Orleans e, nela, uma parcela de oito quarteirões, conhecida como "Upper Bourbon Street", é um dos principais locais turísticos da cidade. É impossível passear pela Bourbon Street sem se deixar contagiar pelo bom humor e, claro, pela boa música. Muito jazz e barzinhos com drinques baratos são alguns dos atrativos locais, que reúnem o melhor de Nova Orleans.

38) Island of Adventures, Orlando
Visitantes anuais: 5,9 milhões
Segundo dos parques da Universal, inaugurado em 1999, em Orlando, Island of Adventures ganhou um grande impulso no número de seus visitantes quando abriu o parque Mundo Mágico de Harry Potter, com brinquedos e atrações inspiradas nas aventuras do famoso mago da literatura e do cinema. Outros brinquedos, baseados, por exemplo, nos personagens de histórias em quadrinhos da Marvel, também divertem muitos visitantes.

39) Palácio de Versalhes, Paris
Visitantes anuais: 5,9 milhões
O Rei Luís 14 fez um excelente trabalho transformando o que começou como seu lugar de caça em um dos palácios mais magníficos do planeta. A meia hora do centro de Paris, o Palácio de Versalhes ilustra a riqueza e o luxo da antiga monarquia francesa, tanto em seu interior, em lugares como a Galeria dos Espelhos, quanto em seus belíssimos jardins.

40) British Museum, Londres
Visitantes anuais: 5,8 milhões
Com mais de quatro quilômetros de galerias e sete milhões de objetos, o British Museum é um dos principais museus da Europa, com peças importantíssimas da história da humanidade, como a Pedra de Roseta. Com coleções impressionantes da Ásia, do Egito, da Grécia e de Roma, o museu tem também entrada livre. É surpreendente que o número de visitantes não seja ainda maior. 41) Lotte World, Seul
Visitantes anuais: 5,5 milhões
O Lotte World é um gigantesco complexo em Seul, na Coreia do Sul, que conta com o maior parque de diversões coberto do mundo, além de um parque de diversões ao ar livre, hotéis, museus e centros comerciais.

42) Calçada da Fama, Hollywood
Visitantes anuais: 5,4 milhões
Nenhum lugar de Hollywood reúne tantas estrelas quanto a famosa Calçada da Fama. Com estrelas em homenagem a mais de 2 mil figuras das indústrias do cinema, da televisão e da música, a Calçada da Fama é a parte mais frequentada do Hollywood Boulevard.

43) French Market, Nova Orleans
Visitantes anuais: 5,3 milhões
O French Market é um dos mercados mais antigos dos Estados Unidos, com partes que existem há mais de 200 anos. Visitantes passeiam entre as diferentes bancas de produtos frescos e antiguidades, enquanto ouvem o tradicional jazz de Nova Orleans, com vistas para o Mississipi.

44) Museum of Metropolitan Art (MoMa), Nova York
Visitantes anuais: 5,2 milhões
Com uma coleção permanente de mais de 2 milhões de peças, além de obras emprestadas de outros museus do mundo inteiro, o MoMa é um grande ímã para turistas que visitam Nova York.

45) Disneyland, Hong Kong
Visitantes anuais: 5,2 milhões
Inaugurado em 2005, em uma área de 114 hectares na ilha de Lantau, o parque Disneyland de Hong Kong foi a aposta mais recente da Disney para o público asiático. Com atrações típicas de outros parques da Disney, como a montanha-russa Space Mountain, o parque se diferencia por ter sido projetado segundo as regras do feng-shui, o que deu um toque da cultura local.

46) Coliseu, Roma
Visitantes anuais: 5,1 milhões
Desde que sua construção foi concluída, no ano 80 depois de Cristo, o Coliseu sempre foi um símbolo de Roma. Antigo palco de jogos e lutas entre gladiadores, com capacidade para mais de 50 mil espectadores, o Coliseu é hoje um cartão-postal repleto de história para turistas em visita à capital italiana.

47) Ocean Park, Hong Kong
Visitantes anuais: 5,1 milhões
No sul da Ilha de Hong Kong, o Ocean Park é um parque temático do mundo marinho. Ele tem algumas montanhas-russas, mas é conhecido principalmente por suas atrações mais tranquilas. O Sea Jelly Spectacular, por exemplo, é um aquário com mais de mil águas-vivas, muitas deles fosforescentes. O parque está dividido por montanhas que você pode atravessar de ônibus, trem e até de teleférico.

48) Sea World, Orlando
Visitantes anuais: 5,1 milhões
Crianças adoram ver animais realizando proezas, trate-se de simpáticos golfinhos ou perigosas orcas. O parque temático de Sea World, em Orlando, tem espetáculos com os animais, além de brinquedos aquáticos e outras atividades relacionadas aos animais marinhos.

49) Tate Modern, Londres
Visitantes anuais: 5 milhões
Sobre a margem direita do Rio Tâmisa, o museu Tate Modern reúne as melhores obras da arte contemporânea em quatro alas e três andares. O Tate foi instalado em uma antiga central elétrica e é, hoje, um dos museus mais conhecidos e frequentados de Londres.

50) Universal Studios, Los Angeles
Visitantes anuais: 5 milhões
O Universal Studios é mais do que um parque temático sobre o mundo do cinema. O parque faz parte de um verdadeiro estúdio de cinema, o mais antigo de Hollywood, onde ainda são filmadas diversas produções. No local, além de brinquedos e montanhas-russas, você pode aprender sobre a criação de filmes e dos efeitos especiais.

OS LUGARES MAIS LINDOS DO MUNDO - BELOS - TURISMO


AMÉRICAS
Sobrevoei o Pantanal pela primeira vez em 1992, e o fumacê das queimadas mudava os tons do entardecer. Vi paisagens, grafismos e cores mais vibrantes à medida que o sol buscava o horizonte. Deixei a região acreditando ter visto o lugar mais bonito do mundo. Vinte anos depois, ainda tenho a mesma convicção. Depois de meia centena de viagens à região, digo que é de lá a melhor luz que um fotógrafo pode desejar; fora isso, entrei em contato com a cultura do homem pantaneiro, a fauna, os rios que invadem as terras na estação das chuvas e dão àquele lugar características tão próprias. Ao contrário das savanas aficanas, não é fácil ver os animais do Pantanal, embora ali seja um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com cerca de 1 100 espécies. O céu na época da seca está sempre coalhado de aves muito diferentes, mas os mamíferos raramente se deixam ver. Por mais que você palmilhe o Pantanal, que você cruze boa parte do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, há sempre algo mais para ver, há sempre uma razão para voltar. (VC)
Na estação da cheia (outubro a março), a água renova o visual e tudo fica verdinho. O Pantanal tem três tipos de hospedagem: as voltadas para ecoturistas, as próprias para os pescadores e os hotéis do centro. Uma referência é o Hotel SESC Porto Cerrado (sescpantanal.com.br; diárias desde R$ 280), com estrutura voltada para o turismo ecológico e sustentável. Os hóspedes podem praticar arvorismo, fazer trilhas e observar animais.
O hype está no High Line ou no Brooklyn, mas suba ao topo do Hotel Gansevoort (9th Street) e veja o skyline de tantos filmes à sua frente
Para ver outro skyline incrível – de frente para o Empire State Building – e provar coquetéis, vá ao 230 Fifith (230 Fifth Avenue, 230-fifth.com), um rooftop lindíssimo com vista para Midtown. Como não há placas, pouca gente sabe que ele existe. A Nascimento (11/3156-9944, nascimento.com.br) tem pacote de cinco noites no Roosevelt Hotel desde US$ 1.953.
  • Alasca EUA
Sarah Palin não é páreo para as belezas de seu estado. A Glacial Bay dá ideia de como foi a era glacial, e Juneau tem minas da corrida do ouro
Quem quiser fazer um cruzeiro nas geleiras pode visitar o Kenai Fjords National Park (nps.gov/kefj), com muita chance de ver de perto baleias, glaciares, fiordes e labirintos de canais ladeados por muito gelo. Até as focas costumam dar as caras durante o passeio.
Precipícios a 2 mil metros, 5 milhões de pessoas por ano. Vá de mula, de barco, de helicóptero desde Vegas
O que pouca gente sabe é que o Grand Canyon é uma das sete maravilhas do mundo. A A Agaxtur (11/3067-0900, agaxtur.com.br) leva para lá, num pacote com quatro noites em Las Vegas e passeios no Monument Valley – terra dos índios Navajo - e no Zion National Park (nps.gov/zion), em Utah, desde US$ 1.718.
O deserto de sal rodeado de vulcões a quase 4 mil metros de altitude é inóspito e belo. A quebrar a imensidão branca, só os cactos gigantes
A maneira mais comum de ir ao salar é fazer o passeio conjugado com o Deserto do Atacama, no Chile. O pacote dura em média quatro dias e inclui vistas além do deserto de sal: lagoas multicoloridas, vulcões e talvez o céu mais estrelado do mundo. O ponto de partida é Uyuni, vilarejo de onde saem os jipes (também é possível fazer a viagem contrária, partindo do Chile). Cada 4x4 leva até seis pessoas. As agências mais recomendadas são a Senda Andina (sendaandina.com) e a Tonito (bolivianexpeditions.com). Os pacotes custam desde US$ 110.
  • El Chaltén Argentina
Nos confins da Patagônia, rivaliza com o vizinho Calafate pela atenção dos turistas. Seu trunfo é o lindo Cerro Fitz Roy
Depois de observar a paisagem direto dos picos nevados de El Chatén, com direito a avistar o Cerro Fitz Roy, você pode curtir a cidade que é conhecida como a capital argentina do trekking. Em El Chatén, o Hotel Destino Sur (hoteldestinosur.com; diárias desde US$ 212) tem 40 quartos com vista para a montanha e o Hotel Los Cerros (loscerrosdelchalten.com; diárias desde US$ 197) tem spa com hidromassagem e sauna, também em meio aos picos nevados.
As maiores cavernas do país impressionam pela beleza das formações de calcário, pelas dimensões de suas entradas, pelos raios de luz que incidem em claraboias e pelos rios de água potável que as atravessam. Pouco fiscalizado, o Parque Estadual Terra Ronca segue preservado graças à localização remota, em São Domingos, na divisa de Goiás com a Bahia. Calcula- se que tenha 95 cavernas, quatro abertas ao turismo. A maior delas, Angélica, tem 14 quilômetros de galerias. Ela, Terra Ronca, e São Vicente revelam suas belezas só a quem se dispõe a molhar o tênis e caminhar seguindo o curso de seus rios interiores.
A Pousada São Mateus (pousadasaomateus.com.br; diárias desde R$ 140) é praticamente a segunda sede do Parque Estadual Terra Ronca - e funciona como parada quase obrigatória para quem deseja visitar as cavernas. Na sede do parque é possível contratar guias (desde R$ 80 por dia para grupos de até seis pessoas). Ligue para agendar uma visita na Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (62/ 3265-1358).
Entre 1737 e 1942, Fernando de Noronha era sinônimo de inferno. A natureza não era muito diferente do que se vê hoje em dia, mas a ocupação era apenas de criminosos, presos políticos e desterrados em geral. Só nos anos 1970 é que seu relevo, a cor de suas águas, as praias recortadas e a diversidade de vida marinha ganharam fama, atraindo visitantes do mundo inteiro. Das únicas cinco praias cinco-estrelas do Brasil segundo o GUIA BRASIL 2012, duas estão em Noronha. A do Sancho, uma delas, é também a melhor praia do país no Prêmio VT. (VC)
Para conhecer algumas das mais belas praias do Brasil há um rígido controle de preservação – por dia, 450 pessoas podem desembarcar na ilha. Antes de embarcar, pague a taxa ambiental obrigatória pela internet (noronha.pe.gov.br). Assim, você se livra de uma fila considerável ao chegar ao aeroporto.
  • Rio Tapajós Brasil
Com a chegada da seca, em agosto, surgem pontais de areia de curvas sensuais a adornar esse rio de 850 quilômetros de extensão, um dos mais belos afluentes do Amazonas. Livre de mosquitos, piranhas ou jacarés, convida ao banho e deixa claro que cada rio é um universo próprio na região. Sua beleza é saturada no distrito de Alter do Chão, em Santarém (PA), quando, no fim do ano, revela 19 praias de areia branca. Nade sem receio, experimente a piracaia (peixe na grelha pescado na hora) e contemple o céu estrelado, longe de qualquer sinal de civilização. (CV)
Alter do Chão ganhou reconhecimento internacional em 2009, quando o jornal inglês The Guardian a colocou entre as dez mais belas praias do Brasil. O melhor período para visitar a cidade é entre agosto e fevereiro, quando chove menos e lindas praias surgem no meio do rio. No período da vazante o hotel Beloalter (beloalter.com.br; diárias desde R$ 193) ganha um trecho de praia quase exclusivo para aos hóspedes.
O Pico Yerupaja brilha no Maciço de Huayhuash, em HuarazO Pico Yerupaja brilha no Maciço de Huayhuash, em Huaraz, Peru - Foto: Caio Vilela
  • Huaraz Peru
A 400 quilômetros de Lima, a porção mais alta dos Andes peruanos tem belezas ao alcance de todos. Quem faz os circuitos de trekking vê de perto o relevo dramático dos vales nevados que se erguem rumo aos ilustres picos Alpamayo e Huscarán (este o mais alto do Peru, com 6 768 metros) e outros. Um ônibus leva a um dos lugares mais belos da região, a base do nevado Pastoruri, a 5 200 metros, onde uma caverna de gelo diminui a cada ano com o aquecimento global. Para ir ao Maciço de Huayhuash é preciso bem mais disposição: são dez dias de pernada. (CV)
Huaraz tem fama de ser a melhor área de alpinismo de toda a América do Sul. A Pisa Trekking (11/5052-4085, pisa.tur.br) vende um roteiro de sete noites, que começa em Lima. Da capital são seis horas de ônibus até Huaraz, ponto de partida para os trekkings: às ruínas incas em Willcawain, ao sítio arqueológico de Chavin e a três lagos do Parque Nacional Huascaran, desde US$ 1.620. Não inclui aéreo.
  • San Blás Panamá
Se as Maldivas ou o Taiti parecerem longe demais – dos pontos de vista financeiro e geográfico –, vale olhar com atenção a foto ao lado. O Arquipélago de San Blás, no Caribe panamenho, a três horas de carro da Cidade do Panamá, tem 360 ilhotas de areia branquinha forradas de coqueiros. Mas o lugar vai além do apelo polinésio. Aqui o viajante pode conhecer a cultura dos índios kuna, de origem caribenha, que governam o primeiro território indígena autônomo da América Latina. É preciso um pouco de boa vontade com a hospedagem, já que as pousadas são espartanas. (VC)
O hotel Cabañas Kuanidup (507/6635-6737; diárias desde US$ 160, com pensão completa) tem bangalôs rústicos, mas confortáveis, construídos sobre palafitas, de frente para o mar, na Ilha de Kuanidup. A ilha pode ser visitada o ano todo, mas é bom ficar atento aos meses de agosto e setembro, os mais propensos a furacões na região do Caribe. A Copa Airlines (11/3549-2672, copaair.com) tem dois voos diários para a Cidade do Panamá, partindo de São Paulo, desde US$ 1.400.
O deserto mais inóspito do mundo, com taxas de umidade dignas dos invernos paulistanos, é também um dos mais cênicos. E muito provavelmente o mais colorido. Verde por causa dos arbustos rasteiros; azul graças a seu céu implacável; e branco, cortesia dos nevados de seus picos – quase sempre cumes de vulcões inativos dos Andes, a cordilheira que bordeja o Atacama. Para completar, há ainda os salares que abrem enormes áreas brancas e, claro, os flamingos a dar o toque final, colorindo o céu de rosa-escarlate. (VC)
A Lagoa da Gaivota, uma das muitas dos Lençóis MaranhensesO vilarejo de San Pedro de Atacama, a 1.300 quilômetros ao norte de Santiago, é a base para os passeios no deserto mais seco do mundo. A Grado 10 (turismogrado10.com) leva aos principais highlights, como o Valle de La Luna e os Gêiseres delTatio. Para ter uma aula de astronomia com o francês Alain Maury, vá à Space (spaceobs.com). Na cidade também há o interessante Museo Arqueológico (www3.ucn.cl/museo).
A Lagoa da Gaivota, uma das muitas dos Lençóis - Foto: Valdemir Cunha
Quilômetros de dunas entrecortadas por lagoas verde-esmeralda que estão cheias depois das chuvas do começo do ano. Se muitos viajantes ficam na periferia do Parque Nacional em bate e voltas desde Barreirinhas, a proposta é avançar. Em quatro dias de caminhada, outras lagoas e o cotidiano de quem mora naquele lugar improvável se descortinam, e aí dá para entender a razão de tudo aquilo ser chamado de deserto. As caminhadas são feitas com sol baixo, quando diferentes tons de amarelo, vermelho e rosa pintam areias e dunas. (VC)
Pequenos aviões fretados saem de São Luis rumo a Barreirinhas. A viagem dura 50 minutos e é feita pela Top Line (toplinetaxiaereo.com.br). Para se hospedar em Barreirinhas, o Porto Preguiças Resort (portopreguicas.com.br; diária desde R$ 395) tem piscina natural, praia de água doce e caiaques para passeio.
  • Arches National Park EUA
O deserto no Utah é cheio de arcos e outras formações rochosas, o que o torna um dos favoritos dos fotógrafos
Um dos parques mais bonitos do sudoeste dos Estados Unidos (nps.gov/arch) é famoso por preservar mais de 2000 arcos de arenito naturais. Muitos são facilmente encontrados por estradas pavimentadas e trilhas relativamente curtas. Dá para se hospedar perto, nas montanhas de Utah, em Park City, no Sundance Resort (sundanceresort.com; diárias desde US$ 245) que é de propriedade do ator e diretor Robert Redford.
Muito arborizada e cheia de parques, é uma metrópole mais do que cênica entre o mar e as Montanhas Rochosas
Eleita a melhor cidade do mundo para se viver, segundo a revista The Economist em 2011, dá para curtir a cidade com um pé na natureza e o outro nas delícias da vida urbana. A melhor época para visitá-la é entre abril e outubro. Para ir ao Canadá é preciso tirar o visto, que custa cerca de R$ 145 e é válido por seis meses (canadainternational.gc.ca).
Cancún, Tulum, Chichén Itzá, Mérida e os cenotes, as cavernas alagadas da linda península mexicana, combinação de natureza prodigiosa e fausto maia
Com o fim da obrigatoriedade de visto para o México, em 2010 - agora podemos entrar com visto americano válido ou apenas tirando uma autorização eletrônica no site do Consulado Mexicano (inm.gob.mx) – contribuiu para aumentar a frequência de brasileiros no país. Cancún continua sendo o arquipélago preferido: com lindas praias e dos resorts, a cidade também é excelente para as compras, com pelo menos cinco shoppings na zona hoteleira. O La Isla Shopping (laislacancun.com.mx) tem ruas ao ar livre à beira da laguna e o ForumbytheSea (forumbythesea.com.mx) reserva cinemas modernos, um Hard Rock Café e a megaloja de discos CocoBongo.
  • Big Island EUA
A menos americanizada das ilhas do Havaí tem ondas gigantes, praias paradisíacas, vulcões ativos, dançarinas de hula e florestas tropicais
Para quem gosta de belezas naturais e um toque de emoção, Big Island tem, além das praias de sonho, um vulcão ativo, o Kilauea, que despeja lama no mar. A Nascimento (11/3156-9944, nascimento.com.br) tem pacotes de 11 dias para o Havaí, passando pelas ilhas de Oahu, Kauai, Kona, Maui, Big Island e os vulcões, desde US$ 4.504.
Um vale rochoso monumental protegido pelo terceiro mais antigo parque nacional americano, lar de ursos, águias e escaladores
O Parque Nacional Yosemite (yosemitepark.com) ocupa uma área que equivale a mil vezes o tamanho do Central Park e sua cadeia de montanhas é a meca dos escaladores. Apesar de representar apenas 5% da área do parque, dedique seu tempo ao Yosemite Valley. Deixe o carro de lado e embarque em um tour pelo Valley Floor (reservas no 1-209/372-4386; US$ 25 por pessoa), que é feito em jardineiras abertas. O passeio dura duas horas e você avista pontos muito famosos, como os maciços graníticos Half Dome e El Capitan, as cachoeiras Yosemite e Bridalveil. Aproveite também para fazer uma refeição no luxuoso Ahwahnee Hotel (yosemitepark.com/the-ahwahnee), construído com pedra e madeira.
  • Antelope Canyon EUA
Na terra dos índios navajos, em Page, no norte do Arizona, bem perto do Grand Canyon, esse estreito cânion esculpido pelo tempo revela cores e formas distintas a cada visitante que o adentra. E essas cores e formas se alteram ao longo do dia. Ter-se tornado uma locação requisitadíssima de ensaios fotográficos foi um pulo. Os navajos sabem valorizar a atração e cobram um preço de ingresso diferente para cada tipo de visitante (fotógrafos profissionais pagam mais). Mas são acolhedores, principalmente com os estrangeiros. (CV)
Apenas grupos fechados e com guias são autorizados a entrar no parque. Melhor fazer reserva com antecedência, principalmente no período de pico (de maio a setembro). A Overland Canyon Tours (overlandcanyontours.com) em Page, no Arizona, é especialista no passeio e cobra desde US$ 265 por pessoa. As visitas acontecem entre 8h e 16h e a viagem até a entrada do cânion é feita num 4x4, com muitas chacoalhadas e derrapagens de areia.
  • Palenque México
Em meio à neblina da floresta úmida, o conjunto de ruínas de Chiapas mostra o engenho maia do século 7
A profecia que o mundo acaba este ano é atribuída ao famoso calendário dos maias, que compreende 5.125 anos e termina no dia 21 de dezembro de 2012. Sendo assim, Palenque é um testemunho real desta era clássica. A cidade está a 191 quilômetros de San Cristóbal de Las Casas, no estado de Chiapas. A visita obrigatória se faz no Parque Nacional Palenque (parque-palenque.com). A entrada dá direito a visitar o museu, que funciona de 10h às 17h e fecha nas segundas-feiras.
  • Nunavut Canadá
Ursos-polares, belugas e esquimós são os parceiros nas caminhadas sobre o gelo na zona mais ártica do país
São José dos AusentesOcupando uma área um pouco maior que a da Amazônia, Nunavut (“nossa terra”, em Inuktitut, o idioma local), é uma profusão de geleiras e ilhas, ocupadas por 28 mil habitantes. A porta de entrada é a cidade de Iqaluit, mais próxima da Groenlândia. Agências locais organizam pacotes diferentes para cada estação – e nenhum turista encara o inverno. No verão, os dias são intermináveis, com quase 24 horas de luz, favorecendo cruzeiros e passeios de caiaque entre os icebergs. As companhias aéreas First Air (firstair.ca) e Canadian North (cdn-north.com) atendem a maioria dos povoados.
São José dos Ausentes, Brasil - Foto: Valdemir Cunha
A região mais alta e fria do Rio Grande do Sul abriga cânions como o Monte Negro, a 1 400 metros. Dá para ver o mar de lá
Um trajeto em que o destino é o próprio caminho. Saindo de Porto Alegre rumo à cidade são 292 quilômetros pela BR-116 e pela RS-235. A rota não é curta. Mas a recompensa é a vista que se tem dos vales do Quilombo e do Rio Caí. Chegando a São José dos Ausentes programe-se para visitar o pico mais alto do estado: o Cânyon Monte Negro (fazendamontenegro.com.br).
Shangri-lá da Bahia, a península ao norte de Itacaré tem praias desertas, piscinas naturais e muito mangue
O acesso difícil talvez explique o motivo pelo qual Barra Grande, a vila mais conhecida da Península de Maraú, ainda preserva o clima sossegado. A melhor opção para chegar à vila é deixar o carro em Camamu e atravessar o Rio Acaraí em lanchas (30 minutos, R$ 30) ou barcos (1h30, R$ 6), que saem diariamente do porto. Quem prefere ir de carro deve partir de Itacaré, seguir por 15 quilômetros pela BA-001 e, depois, encarar mais 40 quilômetros de terra na BR-030, que costumam ficar intransitáveis com muita chuva.
  • Big Sur EUA
Ao sul de Carmel, o mais lindo pedaço da costa californiana. Praias, lontras e uma estrada mítica na paisagem
Cenário mais convidativo impossível: de um lado está o Pacífico, do outro, a cadeia de montanhas Santa Lucia. A região abriga um dos melhores spas do mundo, o Post Ranch Inn (postranchinn.com; diárias desde US$ 675). Sessões com um xamã prometem ativar a energias. Há tratamentos para a pele e relaxamento com cristais e técnicas tibetanas. Estrelas de Hollywood costumam aparecer por lá.
O ápice do engenho arquitetônico e astronômico dos incas disponível a 2 500 espantados turistas por dia
Se o seu objetivo for fazer a trilha inca, é bom reservar com pelo menos dois meses de antecedência. E, em fevereiro, ela é fechada para manutenção. Machu Picchu é indicado para aventureiros ou quem gosta de cultura e história. Uma sugestão de hospedagem é em Cusco, no Hotel Rio Sagrado (riosagrado.com; diárias desde US$ 315), da rede Orient Express, que tem o spa MayuHilka com tratamentos terapêuticos e massagens, jacuzzi, restaurante e bar aberto, que servem especiarias peruanas; além de estar em meio às montanhas.
Cavernas, cachoeiras, montanhas e vales rochosos. O melhor: na Bahia. Considere ir ficando, ficando...
O céu azul e temperaturas amenas tornam o ambiente perfeito para percorrer as trilhas durante o período da estiagem, até novembro. A Freeway (11/5088-0999, freeway.tur.br) tem um pacote de sete noites na pousada Vila Serrano e passeios de Cachoeira da Primavera, Salão de Areias Coloridas e Pedra do Mirante, sempre com guias, desde R$ 2.412.
O son está no ar. Assim como as loas ao regime, cujos heróis fizeram de Havana um parque temático dos anos 1950
Eis um roteiro para explorar Havana em dois dias: não deixe de bater pernas em Havana Vieja passando pelas ruas entre as quatro praças coloniais, onde há uma grande variedade de museus. O Museo de la Ciudad (Tacón, 1) é o destaque, enquanto o Museo de la Revolución (Calle Refugio, 1, entre Monserrate e Zulueta) e o Museo de Bellas Artes (museonacional.cult.cu), com seus nomes autoexplicativos, em Centro Habana, são imperdíveis. À noite vá aos típicos bares cubanos, como o Bar dos Hermanos (San Pedro, 304), que funciona 24 horas e foi o preferido do poeta Federico García Lorca durante sua temporada cubana. O El Floridita (Obispo, 557) foi popularizado por Ernest Hemingway.
Conjunto monumental de 275 quedas acessíveis por barco ou, do lado argentino, por passarelas diabólicas
Um dos destinos mais procurados pelos estrangeiros no Brasil graças ao exuberante Parque Nacional do Iguaçu (cataratasdoiguacu.com.br; R$ 24,60), suas exuberantes cataratas e ótima estrutura ao visitante. O mesmo nível de organização é encontrado do lado argentino no Parque Nacional Iguazú (iguazuargentina.com), na vizinha argentina Puerto Iguazú. A visita aos dois parques é indispensável.
  • Baja California México
Penhascos e baías rochosas marcam a península de 1 280 quilômetros onde brilha, no extremo sul, Cabo San Lucas
Esqueça os resortes mexicanos pé na areia. Na Baja California, o rústico é confortável – e combina muito com o clima local. O Baja Camp (bajacamp.com; diárias desde US$ 500, com pensão completa e transfer da cidade de La Paz, na Baja California) na Ilha Espírito Santo, tem tendas de luxo cercadas por dunas e cactos, onde leões-marinhos são os moradores principais. A praia, deserta e isolada, é quase que exclusiva de quem se hospeda ali. À noite, lâmpadas iluminam a mesa de jantar com receitas fartas em frutos do mar.
  • Península Valdés Argentina
Lar de pinguins, elefantes-marinhos, orcas e aves, a península patagônica é um santuário da vida selvagem
Destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros que rumam ao território vizinho, a Península Valdés é um segredinho da Patagônia. A principal atração local é navegar e mergulhar ao lado de animais marinhos. A base turística é a cidade costeira de Puerto Madryn, a cinco quilômetros de um pequeno aeroporto. Ali chegam voos vindos do Aeroparque de Buenos Aires, operados pela Andes (andesonline.com), desde US$ 150. Mas a maioria dos turistas chega pelo aeroporto de Trelew, a 60 quilômetros, onde pousam os aviões da Aerolíneas Argentinas (0800-707-3313; aerolineas.com.ar), desde US$ 85.
No mais remoto Pacífico, cerca de 900 figuras de pedra. Um mistério a desvendar de bicicleta
A ilha está isolada no Pacífico, a 4.200 quilômetros a leste do Taiti e 3.700 quilômetros a oeste da costa do Chile. Todos os voos fazem conexão em Santiago. A LAN (0800-7610056, lan.com) leva da capital chilena desde US$ 659. Na ilha, guias da agência Ka Koe Tour (kiakoetour.cl) ajudam a conhecer a região.
Jericoacoara, Brasil - Foto: Valdemir Cunha
Isolada por dunas e com o pôr do sol mais famoso do Brasil, Jeri hoje está longe de ser um segredo. Quem liga?
JericoacoaraChegar lá não é tarefa das mais fáceis, mas o esforço vale a viagem. Os 287 quilômetros de Fortaleza a Jijoca podem ser percorridos de ônibus (Fretcar, 85/3402-2244, R$ 57). De Jijoca, caminhonetes fazem o trajeto até Jeri (40 minutos, R$ 10). Ao chegar lá, explore a Praia Jericoacoara – onde os kitesurfistas dão cor ao mar com suas pranchas e os bares são animados durante todo o ano.
  • Rochosas Canadá
Protegidas por parques nacionais, as idílicas Montanhas Rochosas são ainda mais idílicas em Banff e Jasper
Anote esse nome: Parque Nacional de Banff (pc.gc.pa), na província de Alberta. O parque mais antigo do Canadá tem 7 mil quilômetros quadrados e pode ser explorado por vários dias, com pausa apenas para pernoites em barracas. Uma regra que precisa ser obedecida à risca é nunca largar comida fora da tenda, para não atrair os ursos. Eles são espantados toda noite com uma fogueira, onde os turistas se aquecem com vinho e chocolate. Gostou? Pois saiba que ainda dá para explorar o parque a cavalo, com a Warner Guiding & Outfitting (horseback.com), que cobra desde US$ 950 por pessoa para o tour de quatro dias, incluindo refeições, bebidas e traslado de Banff.
Três monolitos de granito de até 2 500 metros. Boa razão para o parque ser amado pelos trekkers do mundo
Na cidade mais próxima, Puerto Natales, a grande novidade do ano é o super confortável The Singular (thesingular.com; diárias desde US$ 610 no sistema all-inclusive), hotel instalado em um antigo frigorífico de 1915 e que aproveita a nova estrada de acesso ao Parque Nacional Torres Del Paine (são 130 quilômetros até a portaria). Os quartos têm vista para as belezas cênicas da região - e as refeições, incluídas na diária, costumam ter cordeiro e caranguejo gigante.
Praias desertas, vulcões ativos, cormorões. Pouco mudou desde a visita do viajante que revolucionou a ciência
Para preservar Galápagos, as normas são rígidas: não leve conchas, pedras ou penas para casa, não moleste os animais, não fume e não jogue lixo. O pacote de seis noites, com mergulho e passeio de caiaque em Isla Lobos, trilha e mountain bike e caminhada até o Vulcão Sierra Negra é feito pela Landscape (11/3124-3366, landscape.com.br) e custa desde US$ 4.199.
  • Ilha do Sol Bolívia
Na mitologia inca, o sol teria nascido aqui, nas alturas do Lago Titicaca e na vizinhança de Copacabana – a deles
O Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo. A boa por lá é entrar numa totora, barco a vela usado pelos incas para navegá-lo. O aluguel do barco custa cerca de US$ 5 a hora. Na Bolívia, em geral, as opções de hospedagem são bem modestas. Para ficar na Copacabana deles, o Utama (utamahotel.com; diárias desde US$ 25), é um hotel simples, mas com bela vista para o lago, sauna e salão de jogos.
Uma das formações mais antigas e especiais da Terra, na fronteira com Venezuela e Guiana
Só é possível chegar ao Monte Roraima pela Venezuela. De Boa Vista, os viajantes seguem por terra, geralmente em vans, até a cidade venezuelana de Santa Elena de Uairén. Depois de trocar o veículo por um 4X4, a viagem segue até a aldeia de Paraitepuy, onde começa a caminhada. A Roraima Adventures (roraima-brasil.com.br) organiza trekkings de seis a oito dias, incluindo os principais atrativos da região. O pacote custa desde R$ 1.390 por pessoa para grupos a partir de cinco pessoas, com traslado a partir de Boa Vista, guias, alimentação e equipamentos de camping.