JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 22 de maio de 2012

DIA DA BIODIVERSIDADE


ROLÂNDIA - TRIBUNAL CONDENA HOMEM QUE MATOU 2

BONDENEWS

O Tribunal de Justiça do Paraná condenou Juliano Lopes pela morte de duas pessoas em um acidente de trânsito ocorrido em 1º de maio de 2009 na BR-369, próximo ao Lago San Fernando, em Rolândia. 


José Arnaldo dos Santos, de 45 anos, e Júlio dos Santos Queiroz, de 19, empurravam uma Parati com placas de Colombo que ficou sem combustível quando foram atingidas pela camionete D-20 conduzida por Juliano. 



O motorista foi condenado a dois anos e oito meses de prisão por homicídio culposo, já que dirigia embriagado e em excesso de velocidade. A pena restritiva foi substituída por prestação de serviços comunitários e multa. 



A sentença do TJ reforma a decisão do Juízo da Vara Criminal de Rolândia, que julgou improcedente a denúncia do Ministério Público e absolveu o acusado. 



O relator do recurso, desembargador Campos Marques, argumentou em seu voto que, apesar da velocidade imprimida pelo condutor não tenha sido precisamente registrado, outras evidências apontam para o excesso. "O local em que foi arremessado o veículo que estava sendo impulsionado manualmente pelas vítimas, que só parou a uma considerável distância. Segundo o policial rodoviário que atendeu a ocorrência, Sd. José Carlos Costa Alecrim, foi jogado de 14 a 20 metros, o que revela induvidosamente uma velocidade bem superior a que o acusado disse estar trafegando e que, assim, configura a imprudência." 



O desembargador também ressalta a imprudência das vítimas, que empurravam o veículo sobre a pista no período noturno, mas garante que isto não invalida a culpa do motorista. "A procedência da ação, assim, em relação aos crimes de homicídio culposo, por duas vezes, e lesão corporal culposa, é incontestável", concluiu o relator. Resumo: não vai pra cadeia.

NACIONAL NAC DE ROLÂNDIA JOGA BEM MAS PERDE PARA O CINCÃO

O Cincão Esporte Clube, mesmo com um jogador a menos em quase toda a partida, conseguiu vencer o Nacional, de Rolândia, por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (21), em partida no Estádio do Café, em Londrina. Com isso, manteve a vice-liderança e a invencibilidade no Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso, com 14 pontos. O meia-atacante Felipe marcou o gol da vitória aos 39 minutos do segundo tempo. FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA BRILHA no Campeonato Brasileiro de Ciclismo.

Campeonato Brasileiro de Ciclismo.
Realizado em Maringá, durante na última semana, o Campeonato contou coma participação da equipe rolandense por meio da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Rolândia com os 8 atletas. A equipe de Rolândia se consagrou como a 2ª melhor do Paraná, ficando como 4° lugar em todo o Brasil.
A atleta Jenifer Kolbem da categoria infanto-juvenil campeã Brasileira nas provas de contra-relógio e resistência foi destaque entre os atletas. Já Renata da Silva Lopes da categoria juvenil, conquistou 2 medalhas de bronze nas provas descret (7,5 Km) no velódromo e no contra-relógio. Vitor Bayerl da categoria juvenil ficou com a medalha de bronze na prova de resistência.
No evento participaram 230 atletas de todo o país nas categorias Júnior, Juvenil e Infanto-juvenil. Para o Secretário de Esportes a equipe de Rolândia está entre as melhores do Brasil. “Conquistar 5 medalhas num Campeonato Brasileiro é excelente”, completou.
Segundo o Professor e técnico da Equipe de Rolândia José Ricardo “além de todos os esforços já realizados, será necessário um grande patrocinador para manter a garotada competindo em alto nível por Rolândia”.

ROLÂNDIA - FLORES EM VEZ DE CHUMBO


DESFILE “FLORES EM VEZ DE CHUMBO!

(Semana do Meio Ambiente)

Dia 09 de junho, sábado, às 9 da manhã, em Rolândia, começando, na frente da Estátua do Roland.

O “Movimento Mães de Rolândia” pretende fazer o desfile: "Flores em vez de chumbo!"

Parece que um "mundo livre de chumbo" depende da gritaria de mães...
Juntos temos que lutar por um mundo livre de chumbo!
Que muitas vozes se façam ouvir para que logo mudem tecnologias. Progresso: SIM! Desenvolvimento e conforto a custa da saúde de nossos filhos: NÃO!

Também homens e crianças, igrejas, clubes, ciclistas, escoteiros, músicos e outros municípios podem e devem participar na celebração da vida em Rolândia.

Girassóis serão distribuídos à população expectadora.

          Movimento das Mães de Rolândia, 22-05-12.

ROLÂNDIA - RESIDENCIAL MUNIQUE

RESIDENCIAL MUNIQUE
CONSTRUTORA FAVORETO
LOCALIZAÇÃO: ANTIGO HOTEL ROLÂNDIA
FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - RESIDENCIAL MAANAIM

CONSTRUTORA IMPACTO
LOCALIZAÇÃO: RUA WILIE DAVIDS - SAÍDA PARA CARAMURÚ
FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - RESIDENCIAL "VILA ROMANA"

CONSTRUTORA ARTENGE
DUAS TORRES COM 8 ANDARES CADA
COM ELEVADORES - PLAYGROUND - JARDIM - CANCHA ESPORTIVA
SALÃO DE FESTAS - CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA
INÍCIO DE OBRAS MAIO 2012 ( EM ANDAMENTO )
CONCLUSÃO EM DOIS ANOS
FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

ROLÂNDIA - RESIDENCIAL ARAUCÁRIA

CONSTRUTORA AMPLA
LOCALIZAÇÃO: PRÓXIMO AO MANOEL MULLER
TÉRMINO PREVISTO PARA FINAL DE AGOSTO
FOTO By  JOSÉ CARLOS FARINA

Antonio ALIMA

H

CHEGADA DE WILLIE DAVIDS À LONDRINA

FOLHAWEB

Recém-aberta, a ''estrada de autos'' desviava-se de antigos caminhos, só aproveitando os últimos seis quilômetros do ''Velho Picadão Três Bocas'' até o Patrimônio, na bacia esquerda do ribeirão. Os cinco quilômetros remanescentes situam-se entre a Universidade Tecnológica Federal, em Londrina, e um conjunto habitacional próximo à BR-369 em Ibiporã. 


''Lembro-me daquele longínquo dia de maio de 1932'', começou a escrever Vladimir Revenski em 1959. O narrador é russo e menciona dois escoceses já no primeiro parágrafo. ''Quando após ter pernoitado em Jatahy, na casa do sr. Maxwell em companhia do corajoso Ian Fraser, dirigimo-nos Dr. Willie e eu, num pé de bode de cor marrom, guiado pelo chauffeur João Rochinski, à balsa sobre o Rio Tibagi''. 

Às 10 horas ''aproximadamente'' o Ford entrou na estrada. ''Tinha chovido à noite e ameaçava continuar. Isto não demorou. Até o acampamento do Miguel Bender e da sua turma de construção da aludida estrada, conseguimos chegar relativamente bem e paramos ali para tomar um cafezinho. Sem, infelizmente, aceitar o almoço que nos era oferecido.'' 

''Dali para diante (...) as dificuldades começaram. A chuva não desmerecia (desvanecia) e a estrada, recém-construída, bordada de mata virgem, era escorregadia, formando nas baixadas verdadeiros lagos que tínhamos de atravessar a grande custo. Muitas vezes Dr. Willie e eu descíamos do carro para o empurrar e tomávamos verdadeiros banhos de cima, o de chuva, com água limpa; de baixo, das rodas do carro, de água barrenta, vermelha, que os pneus derrapando nos borrifavam em profusão. (...)'' 

''Enfim, lá pelas oito horas da noite conseguimos, sujos, cansados e famintos, chegar ao hotel da Companhia de Terras Norte do Paraná, bem na divisa do princípio dos seus terrenos.'' 

Revenski viera para o Brasil em 1929, ingressou na Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná em 1930 e a seguir na Companhia de Terras, ''recebendo os materiais para a construção da sede, das casas do Dr. Willie, do médico, do escritório, enfim erguendo a futura Londrina'', palavras suas no legado histórico.
Widson Schwartz 

Paulista de Campinas, tinha fama de british

Outra efeméride neste 22 de maio envolve Willie Davids: os 60 anos da inauguração do busto, na praça, em 1952. Presentes a esposa, Carloto Peixoto Davids, filhos, parentes e amigos de Willie; às 11 horas, o presidente da Associação Comercial, David Dequêch, convidou o prefeito Milton Ribeiro Menezes ''a descerrar a bandeira que cobria o busto do saudoso bandeirante''. 

Conforme as reportagens da FOLHA (22 e 24/5/52), a iniciativa se deveu à ''velha guarda'' (pioneiros), representada em comissão organizadora integrada por Arthur Thomas, Celso Garcia Cid, Raymundo Durães, Luiz Estrella e David Dequêch. A banda executou uma ''marcha batida'' e o advogado Ruy Ferraz de Carvalho, ao longo do discurso, ressaltou que a imagem de bronze ''plantada no coração da cidade'', ali ficaria ''perpetuando a memória de Willie e constituindo, por certo, para os cidadãos londrinenses, um exemplo e uma inspiração''. 

Willie Brabazon da Fonseca Davids, engenheiro eletricista formado na Inglaterra, acumulou credenciais da Light em São Paulo e Companhia City de Santos; a seguir no Paraná, entre 1914 e 1925, prefeito de Jacarezinho e deputado estadual. Fazendeiro no Norte Velho desde 1911 e um dos incorporadores da ferrovia Ourinhos-Cambará, integrou as primeiras expedições ao Norte Novo por interesse do grupo de lorde Lovat. 

A partir de 1932, Willie administra a abertura de estradas e a implantação da infraestrutura urbana, apressando a transição de Patrimônio para Cidade, em dois anos sede do município que o elegeria prefeito. Exerce o cargo entre entre 2 de dezembro de 1935 e 30 de maio de 1940 (nomeado a partir de 1937). 

ROLÂNDIA - HOSPITAL SÃO RAFAEL RECEBE VERBA


PREFEITURA REPASSA MAIS R$ 560 MIL REAIS AO HOSPITAL SÃO RAFAEL



Mais qualidade na saúde! Nesta segunda-feira (21), o Prefeito de Rolândia Johnny Lehmann, o Presidente da Câmara de Vereadores Danilson de Oliveira e o Presidente da Associação Beneficente São Rafael Marisbel Mungo assinaram um Termo de Convênio para o repasse de R$ 558.883,54 ao Hospital São Rafael.

O recurso é para a compra de equipamentos do novo centro cirúrgico e lavanderia hospitala, além de equipamentos que faltam para serviços de nutrição e dietética, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ainda troca de parte do mobiliário das enfermarias.

Além de destacar todo o apoio e contribuição da Fundação Martin Hilti, da Europa, junto ao Hospital São Rafael que possibilitou a reinauguração do Pronto Socorro, a construção de mais 3 andares no Hospital, sendo a UTI, o Centro Cirúrgico e ainda farmácia e almoxarifado, o Prefeito Johnny Lehmann lembrou quem ganha com a união são os rolandenses.

“Além de melhorar os repasses mensais e contribuir com o máximo que a lei nos permite, a nossa administração se orgulha e tem a consciência tranquila de que a nossa parte estamos fazendo. Precisamos que todos se unam em torno do objetivo maior: Salvar vidas”, afirmou o Prefeito acompanhado da primeira Dama Cristina Lehmann.

Idealizador da ação, o presidente da Câmara José Danilson Alves de Oliveira agradeceu o apoio. “Que este repasse sirva para melhorar ainda mais a qualidade da Saúde em Rolândia. Obrigado a todos na Câmara que me ajudaram a economizar nas despesas e assim propiciar este momento maravilhoso de ajudar ao próximo”, declarou ele.

Marisbel Mungo lembrou que nunca se fez tanto por um Hospital em Rolândia. “Temos hoje um novo centro cirúrgico com novos equipamentos e a partir de agora um convênio para ser utilizado na qualidade para a saúde de Rolândia. Isso é a resposta dos políticos honestos que ocupam os cargos da nossa cidade”, disse.

PRESENÇAS - A cerimônia realizada no novo centro cirúrgico do Hospital São Rafael, contou com a participação da Vice-Prefeita Sabine Giesen, do Diácono Antônio Castro Vieira (Toninho), Pastor Zaqueu Gomes de Carvalho, o Vice Presidente do Conselho de Saúde Luiz, a esposa de um dos fundadores do Hospital Matiude Kenffe, do Pastor Sebastião.

O Médico e Doutor Tertulino Aires, o empresário João Mungo e os vereadores Paulo Santis, Roberto Porto, Luiz Cesar Jaimes, Enéias Galvão, Márcio Vinícius, Eneide Huss e Renato Sartori também estiveram presentes. FOTO By  JOSÉ C. FARINA


LONDRINA - Barbosa e PDT serão multados por propaganda no Calçadão


BONDENEWS
Rafael Fantin - Redação Bonde
Cesar Augusto/Equipe Folha
O prefeito Barbosa Neto e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) serão multados por causa dapropaganda política antecipada realizada no último final de semana no Calçadão de Londrina. No sábado (19), uma panfletagem foi realizada no local com campanha a favor do prefeito, provável candidato pedetista nas eleições de outubro. 

Além da autuação prevista na lei nº 9504/97 entre R$ 2 mil e R$ 8 mil por propaganda em locais públicos, o PDT tem 48 horas para retirar faixas e bandeiras do partido, que permaneciam no Centro da cidade, na Avenida Paraná, até o início da tarde desta segunda-feira (21). A decisão judicial foi expedida no sábado (19) pelo juiz da 157ª Zona Eleitoral, Paulo César Roldão, que acatou o pedido formulado pelo MinistérioPúblico, que recebeu a denúncia de campanha antecipada de eleitores londrinenses. 

Ainda conforme o documento, o prefeito e o diretório municipal do PDT devem apresentar a defesa após a notificação, obedecendo o prazo de 48 horas. 

2º VÍDEO DA PALESTRA DO CHUMBO EM ROLÂNDIA