JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 21 de abril de 2012

COLUNA DO FARINA - ROLÂNDIA - TRIBUNA DO VALE - ROLÂNDIA - PR. - 21/04/2012


O HOMEM MAIS CORAJOSO DE ROLÂNDIA

SEBASTIÃO ULIAN
De saudosa mémoria era um homem muito honesto, trabalhador e bom chefe de família. Tive o prazer de ser seu amigo e captar dele algumas "estórias". Antes que alguém fale que as "estórias" são mentirosas digo de antemão que todas foram confirmadas por familiares e pessoas que conviveram com ele. 
Sebastião foi pioneiro em Rolândia-Pr. tendo chegado na década de 30. Em um determinado dia um dos seus vizinhos de lote (próximo da 1ª ponte do Caramurú) estava andando próximo ao rio e ouviu um barulho de alguém cortando lenha... Pan... pan.. pan... Procurou... procurou... e nada... até que olhou para cima. Lá estava o seu Sebastião em pé em cima de um dos galhos de uma enorme peroba usando o machado. O  vizinho com medo que ele caísse ficou quietinho olhando escondido, quase sem respirar. E assim viu que o seu Sebastião estava tirando um ninho de papagaio para pegar os filhotes. O medo era porque o seu Sebastião estava em pé do lado em que o galho iria cair. Mas deu tudo certo e ele pegou os filhotes de papagaio e desceu sem nenhum problema.
Em 1968 o prefeito Primo Lepri ordenou uma reforma total na praça Castelo Branco mandando destruir um lindo coreto que tínhamos lá em forma de tartaruga e no lugar foi instalado dois super postes  com lâmpadas enormes vindas da Alemanha. Estas duas lâmpadas sozinhas iluminavam toda a praça e até um raio de mais ou menos 500 metros do entorno. Para a instalação deste equipamento foi erguido enormes andaimes de  madeira com cerca de 30 metros de altura. Em um determinado dia os operários se descuidaram e adivinhem quem subiu até o fim do andaime e ficou em pé na última viga e acenou com o chapéu para cumprimentar o grande público presente? O engenheiro alemão quando viu o seu Sebastião em pé lá em cima ficou louco de raiva e já pensou que era um doido querendo se suicidar. Mas foi tudo bem e quando ele desceu foi cumprimentado como herói pelo público. A mesma façanha o seu Sebastião repetiu quando estavam instalando o telhado da igreja matriz. Ele me contou que lá também ficou em pé na última viga, e andando para lá e para cá cumprimentou o público abanando o chapéu.
O mesmo vizinho que me contou a estória dos papagaios  contou que no sítio do seu Sebastião tinha um touro que vivia dando "carrerão" nas pessoas. Um dia este touro correu atrás do seu Sebastião.... pra que?... se fosse outro teria corrido, mas o seu sebastião resolveu pegá-lo "a unha". Seu Sebastião agarrou-o pelos chifres e foi arrastado por muitos metros. Lutou... lutou.. até que o derrubou por um barranco ao lado do rio. E assim forma parar lá no riacho o seu Sebastião e o touro bravo. Diz a lenda que daquele dia em diante o touro só "bufava" e cavucava a terra com as patas quando ele passava, mas nunca mais deu "carreirão".  O touro marcou bem a fisionomia do seu Sebastião. Depois ficaram bons amigos.
Um dia o Sr. Nahin Adas, de saudosa memória, sem querer deixou cair os documentos em uma fossa em uso e contratou o seu Sebastião para o resgate. Chegando lá ele já foi descendo para o fundo da fossa sem usar cordas ou escadas. Ele era tão forte que conseguia descer pelo barranco usando as mãos e pernas. Desceu e subiu em poucos minutos trazendo de lá os documentos. Um pouco sujos mas trouxe. O Sr. Nahin quase desmaiou com medo que ele se afogasse. Ele não tinha nojo de nada. Uma pessoa o contratou para desentupir um esgoto. Chegando ao local foi logo enfiando a mão no tubo e tirando de lá sujeira de banheiro. O dono do serviço correu e lhe deu uma luva. Ele recusou e disse: - "eu não tenho nojo de nada... isso aqui (olhando para o cocô) é a nossa natureza... um dia todos vamos virar comida pra verme."
O Sr. Sebastião criava abelhas. Um dos seus vizinhos ( aqui próximo a saída para a represa do Ingá) reclamou contra ele na prefeitura e assim o fiscal passou lá para notificá-lo. Quando o fiscal chegou se apresentou como fiscal municipal. O seu Sebastião falou assim: - "Ah é... o senhor é fiscar municipar?... pois eu sou fiscar federar... Ponha-se daqui para fora porque as minhas abelhinhas não fazem mal pra ninguém"... E o vizinho ainda teve que ouvir umas boas.
Um dia estávamos conversando na varanda da minha casa e apareceu uma aranha de porte grande. Peguei o chinelo para matá-la mas seu Sebastião me impediu. Foi até a aranha, pegou-a com a mão e levando para perto do seu rosto começou a conversar com ela: - "Olha o Farina é meu amigo e tem medo de você então eu te peço que vai embora e não faça mal pra ele." Depois soltou a aranha na grama do jardim e ela se foi.
O seu Sebastião demandou na justiça contra um parente. Problemas com partilha de herança. Quando saiu a sentença favorável a ele, comprou uma caixa de foguetes, e andando de bicicleta em volta do Fórum, soltou um por um sem falar para ninguém os motivos de tal ato. Todos pensavam que se tratava de um maluco.
JOSÉ CARLOS FARINA

LONDRINA ANTIGA - FOTO RARA


PROTESTO CONTRA A CORRUPÇÃO EM ROLÂNDIA - COMENTÁRIO RECEBIDO



DIA DE PROTESTO NACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO

Marcell Micheletti Protesto dos Jovens? isso deveria ser um protesto de toda a sociedade, e nao encarar isso como um simples protesto que alguns jovens estao fazendo, isto é muito serio Corrupção MATA, " hein VOCE AI QUE ESTA PARADO VOCE TAMBEM JA FOI ROUBADO, EI VOCE QUE ESTA OLHANDO ELES TB ESTAO DE ROUBANDO...

    • Marcell Micheletti é Farina, unidos temos muita mais força do que os corruptos pensam, os dias deles estao contados..OU PÁRA A ROUBALHEIRA OU PARAMOS O BRASIL...
      RESPOSTA:
      O Brasil é um País muito rico, o problema é que temos 90% de políticos corruptos. É tudo superfaturado... as terceirizações estão esgotando as verbas públicas... e ninguém faz nada.. ninguém vê nada.... JOSÉ CARLOS FARINA


      • Marcell Micheletti É... deu para perceber por rolandia...  poucos  apareceram....  mais isso é um trabalho de  forminguinha...  mas enfim .... estamos organizando mais uma marcha nacional... e cuidado pq os cara pintada podem renascer novamente se nada mudar... nas demais cidades do Brasil, o dia do basta teve apoio da OAB e de varios outros sindicatos... Rolandia teve apoio de alguma coisa parecida?
        RESPOSTA:
        O Blog do Farina fez a sua parte...

         Parabens então farina por levar esse movimento a serio. Recados aos demais da sociedade: no dia da eleição exterminem os ficha sujas, so depende de vcs...

VÍDEO DO PROTESTO DOS JOVENS EM ROLÂNDIA CONTRA A CORRUPÇÃO

LONDRINA - DIA DO PROTESTO CONTRA A CORRUPÇÃO FOI UM SUCESSO

BONDENEWS

Auber Silva - Redação Bonde





 
Auber Silva/Equipe BondeB
Auber Silva/Equipe Bonde
Auber Silva/Equipe Bonde
Auber Silva/Equipe Bonde
Materializado na nebulosidade da tarde deste sábado (21) em Londrina, o cenário político brasileiro motivou cerca de 200 londrinenses a sair de suas casas para pedir mais justiça e competência das autoridades nacionais e locais. 

Organizado por meio das redes sociais e composto por diversos grupos e entidades, o protesto começou por volta das 16h30 na Concha Acústica. A intenção é fazer a cidade dar sua parcela de contribuição ao grito que ganha o Brasil no ''Dia do Basta'', organizado em diversas partes do País. Além das questões locais, teve destaque o pedido pelo fim do voto secreto parlamentar. 

''É um movimento nacional, mas que também tem desdobramentos na cidade. Queremos atingir o município e protestar contra os problemas da educação, o aumento do salário dos vereadores e a impunidade'', explica o estudante de Biologia Otávio Ferrarim Giatti, de 20 anos, um dos organizadores da manifestação. 

Comprovando a expressiva participação dos jovens, que compuseram a maior parcela dos envolvidos, o estudante Luan Belusco, 16, ressaltou a importância do encontro. ''A ideia é ir contra a corrupção, são vários grupos que estão aqui unidos para reclamar contra o quadro da política nacional'', disse ele, que também responde como um dos mobilizadores. 

Após a concentração na Concha Acústica, o cortejo ganhou as ruas do centro da cidade e chamou a atenção de diversos moradores, que correram às janelas para acompanhar o movimento. Junto do grupo desde o início, o artesão Edson dos Santos, 46, externou sua indignação como cidadão brasileiro. ''Até quando nós vamos ver ordem e progresso na bandeira e apenas ler? Vi pessoas morrendo na ditadura e digo que hoje estamos atravessando uma ainda pior'', opinou. 

Santos também aproveitou para ressaltar que a população precisa se mexer para conseguir mudar o panorama. ''Somos todos idiotas, otários. A gente deixa eles [os políticos] fazerem o que querem e ficamos rindo feito hienas'', finalizou.

DIA DO PROTESTO CONTRA A CORRUPÇÃO EM ROLÂNDIA

O Blog do Farina esteve presente no final dos protestos aqui em Rolândia contra a corrupção. Estamos editando o vídeo com entrevistas em clima de descontração. Não percam... Imperdível... ‎"Nunca duvide que um pequeno grupo de cidadãos, prestativos e responsáveis possa mudar o mundo. Na verdade é assim que tem acontecido sempre." -- Margareth Mead
TEXTO FARINA - FOTOS  By DÉO BEZERRA

FOTO HELICÓPTERO DA POLÍCIA NO NORTE DO PARANÁ

LONDRINA - MARCHA CONTRA A CORRUPÇÃO HOJE - 16 HORAS



  • Concha Acústica Londrina




  • ATENÇÃO: Inicio 16 horas!!!!!!! - MUDANÇA DE HORÁRIO!!!


    Marcha contra a corrução. Todos convidados.


    Confira aqui o documento que está sendo redigido como roteiro para
    coordenar todas as manifestações do Brasil.


    Não vamos mais nos passar por baderneiros! Somos um povo organizado e se exigimos ordem, temos que demonstrá-la em nossas manifestações.:


    https://www.facebook.com/note.php?note_id=253855581359439

ROLÂNDIA - MAIS UMA ÁRVORE SACRIFICADA NO CENTRO

UM LEITOR DO BLOG  PEDIU QUE EU REGISTRASSE...
BEM NO CENTRO DA CIDADE..
POR QUAL MOTIVO SERÁ QUE ESTA POBRE ÁRVORE FOI SACRIFICADA?
PERGUNTA O MORADOR.... ( E EU TBM)
ELA PARECE SADIA....

ARROZ NA GARRAFA PET

DEZ DICAS PARA OS IDOSOS - 3ª IDADE

- Faça pelos menos três refeições e dois lanches por dia. Não pule as refeições 

- Inclua diariamente seis porções de cereais (arroz, milho, trigo, tubérculos - batata, raízes, mandioca, aipim - e massas) nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma natural 

- Coma pelo menos três porções de legumes, verduras e três porções ou mais de frutas 

- Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos cinco vezes por semana 

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes (boi, aves, peixes ou ovos). Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves na preparação dos alimentos 

- Consuma no máximo uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina 

- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e guloseimas; coma-os no máximo duas vezes por semana 

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa 

- Beba pelo menos dois litros de água por dia (seis a oito copos). Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições 

- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo 

Fonte - Ministério da Saúde (www.saude.gov.br)

ROLÂNDIA - RUA CORINA CHAVES ESTÁ EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES



ESSA RUA AÍ DA FOTO  ( ESTILAC LEAL) DA ALTURA DO NUMERO 700 ATÉ O NUMERO 1000 ESTA SENDO RECAPEADA... E OLHA QUE QUE ELA PRECISA DE RECAPE... MAS  TEM UMA RUA AQUI NO JARDIM QUE MORO SITO A RUA CORINA CHAVES QUE FAZ MAIS OU MENOS 2 ANOS QUE ESTÁ PARA SÓ TAMPAR BURACOS.  VIERAM AQUI E JOGARAM UM LIQUIDO PRETO E NUNCA MAIS VOLTARAM....................ESTA INTRANSITÁVEL..... Déo Bezerra via Facebook
Paula Pusch Pasquini Saran Deoclides eu moro aqui na Rua Corina e tá terrível, eu to gravida e outro dia quase cai no meio dos burracos, quando será meu Deus que vão recapear essa rua?... Quando alguém se machucar pra valer....
FOTOS By DÉO BEZERRA
1ª -  RUA CORINA CHAVES
2ª - RUA ESTILAC LEAL


 ·  ·  · há 11 horas · 

ROLÂNDIA - A HISTÓRIA DO KARTÓDROMO JOSÉ NICOLA CALIENTO

AQUI TEM HISTÓRIA


    • Antonio Raab Esta pista tem história. Foi construída com os tratores da fazenda do meu pai e o asfalto foi uma troca da agua fornecida da nossa fazenda para a construção da rodovia que liga Rolandia a São Martinho. Nesta pista andaram muitos pilotos que fizeram história no automobilismo nacional e internacional.


    • Sidney Franchello Verdade Toni, passei bons momentos de minha vida nesta pista, e olhem, é uma das melhores do mundo. Tenho muitas historias pra contar sobre esta maravilhosa pista.

      Este tem historia!! Participei e vi várias delas! Marcou epoca!!!
      • gostoso  de tocar , abçs!!!



      • Fábio Vidotti Esta pista vai ficar na historia dos pilotos paranaenses, corri muito , no paranaensce e brasileiro ,perdi , ganhei , quebrei ate capotei ! , mais traçado gostoso  de tocar , abçs!!!

      • Ricardo Renno opa.....tambem já corri aí...e foi aí que aprendi muito do pouco que sei...contam historias que senna, na epoca de kart, tambem correu nessa pista..
        JOSÉ CARLOS FARINA  Sim.. Ailton Senna correu aqui.. eu vi a foto uma vez....