JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 19 de maio de 2012

IMPORTÂNCIA DAS ÁRVORES PARA O MEIO AMBIENTE



De maneira geral, todos nós, independente do grau de
instrução, temos consciência da importância das árvores na nossa vida. E não falo apenas das florestas, os grandes nichos de biodiversidade, como a Amazônia. Cada árvore tem a sua importância particular, devido à função que exerce para o microclima em que está inserida. 
A importância das árvores me foi reforçada por um texto que li no ''ecolnews'', um site especializado em notícias sobre sustentabilidade. O texto ressalta, em números, o tamanho da importância de contarmos - nas cidades, principalmente - com uma arborização plena, que nos traga conforto térmico e visual. 

Diariamente, uma árvore com 13 metros de altura absorve cerca de 250 litros de nutrientes que são dissolvidos no solo, transportando-os até o mais alto de suas folhas; as folhas, por sua vez, absorvem o gás carbônico (CO2), matéria bruta para a transformação dos sais minerais em carboidratos. Durante esse processo uma árvore de porte médio libera aproximadamente 2 metros cúbicos de oxigênio puro. 

As raízes são os órgãos de alimentação, fixação e sustentação. Todas as plantas funcionam como fábricas de matéria orgânica e produzem alimento para quase todos os animais sob a forma de raízes, folhas, flores, frutos e sementes. Quando comemos carne, estamos comendo o capim que o boi comeu e transformou em sua própria carne. Calcula-se que uma árvore de porte médio transpira o equivalente a 60 litros d'água por dia, lançando vapor ao ser redor. 

As árvores são eficientes removedoras de poeiras nas ruas. Uma pesquisa feita na Alemanha demonstrou que o teor de partículas de poeira em ruas arborizadas é de apenas 25% em relação às não arborizadas. 

Por isto, as árvores podem refrescar muito uma rua, um bairro, uma cidade e uma nação. Uma árvore de porte médio tem o mesmo poder de resfriamento de quatro máquinas de ar condicionado. 

De suas folhas, raízes e frutos extraem-se óleos e substâncias medicinais para fabricação de remédios. A copa das árvores quebra o impacto das gotas de chuvas e, ao mesmo tempo, o solo fica coberto por uma camada de folhas e galhos secos que caem das árvores formando um excelente adubo orgânico, sendo que essa camada que se forma por cima do solo funciona como uma esponja que absorve a água que cai de mansinho por entre a folhagem das copas. Essa água irá penetrar devagar na terra e alimentar as águas dos lençóis freáticos. 

As árvores são seres vivos que nascem, crescem, se reproduzem e morrem! 

Respeitar a natureza é respeitar a vida! Uma boa semana a todos. 

Fernando de Barros é engenheiro civil, especialista em Planejamento e Gestão Ambiental, mestre em Engenharia de Edificações e Saneamento e responsável técnico da Master Ambiental. Sugestões de temas: fernando@masterambiental.com.br.

Fernando de Barros

*** O CARA PENSA QUE NÃO GOSTA DE ÁRVORES... MAS QUANDO QUER ESTACIONÁRIO O CARRÃO DÁ UM GRITO DE ALEGRIA QUANDO ACHA UMA ÁRVORE  FRONDOSA... VC NÃO É ASSIM NÉ CARA PÁLIDA?

Nenhum comentário:

Postar um comentário