JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

terça-feira, 15 de novembro de 2011

BOSQUE DE LONDRINA - AÇÃO NA JUSTIÇA


ODIARIO.COM

Os manifstantes que integram o movimento Ocupa Londrina começaram na última segundafeira (15) a colher assinaturas para pedir o tombamento histórico do Bosque Central. A medida surge após a derrubada de pelo menos 18 árvores nativas do Zerinho do local para a abertura da Rua Piauí.
As podas ocorreram na última sexta-feira (11) e desde então estão sendo realizados protestos contra a ação da Prefeitura de Londrina. Nesta terça-feira (15), feriado de Proclamação da República, haverá limpeza do local e plantio de pelo menos 150 mudas de árvores nativas na área devastada. "O plantio das mudas deve ser simbólico. Não vamos plantar no local onde tudo foi destruído, porque essas árvores podem ser arrancadas novamente", comentou um dos organizadores do movimento, o jornalista Guto Rocha.
Nesta terça também está prevista uma programação recreativa para crianças e adultos. Segundo o jornalista, o encontro realizado na última segunda-feira (14) possibilitou que a população que reside e transita pelo Bosque pudesse dar sua contribuição. A maioria, de acordo com ele, é contra o corte das árvores e quer que o local seja preservado.
"Como era véspera de feriado foi um momento bom. As pessoas pararam para emitir sua opinião e teve gente que pediu cópia do abaixo-assinado para levar para os prédios ao redor", comentou. Ainda não há um número contabilizado de assinaturas e nem por quanto tempo o documento deve rodar a cidade. Rocha contou que devido ao feriado, os órgãos de Patrimônio Público em Curitiba e Londrina estavam fechados e por isso eles ainda se organizam quanto aos prazos.
Os manifestantes não medem esforços para evitar nova ação da Prefeitura de Londrina no local. O organizador comentou que, apesar de não estar fechado dentro do grupo um protesto mais drástico, como acorrentar-se às árvores ou deitar no trajeto par a impedir máquinas de transitar, eles não descartam essas opções.
A página Ocupa Londrina na rede social Facebook já possui 594 membros. A intenção é organizar o grupo para definir as próximas estratégias de atuação.

Arquivo pessoal Guto Rocha
Manifestantes querem tombamento histórico do Bosque Central em Londrina. Arquivo pessoal Guto Rocha
Região ficou devastada após ação da Prefeitura de Londrina

O secretário municipal de Governo, Marco Cito, criticou os recentes protestos e afirmou que a Rua Piauí será aberta, como forma de liberar o trânsito na região. De acordo com ele, o Instituto de Planejamento e Pesquisa de Londrina (Ippul), que elaborou o projeto de revitalização da área e abertura da via, realizou pesquisa com a população e também sobre a melhora no fluxo de veículos.
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) solicitou que representantes da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema), Ippul, da secretaria de Obras apresentem suas justificativas na manhã desta quarta-feira (16). A ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) também deve ajuizar nesta semana uma ação civil pública contra a ação da prefeitura, pedindo a paralisação das obras.
Arquivo pessoal Mariana Lorenzo
Manifestantes querem tombamento histórico do Bosque Central em Londrina. Arquivo pessoal Mariana Lorenzo
Protesto colocou cruzes no local onde as árvores foram derrubadas em Londrina

VÍDEO ATENTADO À BOMBA EM CULTO NA CONCHA ACÚSTICA DE LONDRINA - 15/11/11

JONATHAN TRAUMANN ELOGIA O BLOG DO FARINA


Meu querido amigo Farina! Seu trabalho e esforço por divulgar a cidade e a região de Rolandia, é algo extraordinario.Voce é um verdadeiro embaixador da cidade.Parabens pelo seu trabalho! É realmente fantástico o que voce faz! 
Um abraço!
 Jonathan Traumann (Morando e trabalhando atualmente em Cascavel)

VÍDEO Nº 5 - CONCURSO DE BANDAS E FANFARRAS EM ROLÂNDIA

TED PEREZ FALA SOBRE O CONCURSO DE BANDAS DE ROLÂNDIA




                                                                        FOTO BY JOSÉ CARLOS FARINA
Adorei o trabalho promovido pela ACREBI e acredito que no ano que vem será melhor ainda. Lamentamos a ausência de nossas autoridades em um evento de nível nacional quem como este. Não  estiveram presentes nem  na abertura que contou com a presença da Banda da Polícia Militar do Paraná. Que vergonha. Sabemos que o prefeito esta de Licença, mas nem a secretária de cultura Maria Luiza Muller esteve por lá e depois fala que incentiva a Cultura... Bom tirando essas falhas,   que não passaram desapercebidos pelos integrantes das delegações que perguntavam sobre o poder público, representantes da cidade que não estavam alí, foi algo fantástico. Parabéns Jorge Luis - presidente da ACREBI e todos os seus associados e a você  Farina pela cobertura, mostrando seu amor pela cidade de Rolândia. Ted Perez - radialista

TRIBUNAL PROCESSA JUIZA DE LONDRINA


BONDENEWS
A sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, ocorrida sexta-feira (11), deliberou pela abertura de processo contra a juíza da 3ª Vara Criminal de Londrina, Oneide Negrão de Freitas. Ela está afastada das funções desde o dia 13 de setembro. O afastamento por três meses é preventivo. Oneide Negrão é acusada por manter servidor comissionado ao invés de convocar escrivão concursado e por engavetamento de processo. A Corregedoria encontrou 90 processos trancados em gavetas da 3ª Vara, entre eles pedidos de busca e apreensão e cumprimento de cartas precatórias. Oneide Negrão contratou o criminalista Elias Mattar Assad para defendê-la. O advogado acompanhou a sessão especial na última semana e prepara a defesa da magistrada. O conteúdo não é revelado, já que o processo corre sob sigilo. "Quando há uma investigação contra magistrado tem uma lei específica, a Lei Orgânica da Magistratura Nacional, que prevê sigilo na tramitação. Foi instaurado o procedimento", disse. Mattar Assad negou que a magistrada tenha incorrido em erros a frente da 3ª Vara. "Eu me limito a dizer que ela não violou nenhuma norma inerente ao cargo, se serventuários violaram, aí cabe à corte analisar. O que eu posso falar é que tenho perspectivas boas de que ela será inocentada e reassumirá suas funções", afirmou.Ao término do processo, se condenada, Oneide Negrão pode receber aposentadoria compulsória. Os trabalhos na 3ª Vara Criminal são coordenador pelo juiz substituto Juliano Nanúncio.

FARINA REBATE MARCO CITO DE LONDRINA ( bosque de Londrina )

foto by josé carlos farina


O secretário municipal de governo, Marco Cito, criticou os protestos que estão ocorrendo por conta da derrubada de árvores no Bosque Central de Londrina afirmando que tudo não passa de revanchismo político. No meu caso, sou morador de Rolândia e ambientalista há mais de 25 anos e respondo  que a Prefeitura de Londrina quando tiver assuntos tão delicados como esse tem que promover um amplo debate com a comunidade. É impossível este prefeito e qualquer outro que seja  "detonar"  um área  remanescente de floresta que é de preservação permanente sem que haja um graaaandeeeeee  debate. Afinal a Cia de Terras não planejou este bosque há mais de 80 anos para que um único "inteligente"  possa decidir a sua erradicação. Se eu votasse em Londrina jamais votaria em quem pensa e age assim. O Bosque de Londrina por ser a única reserva de floresta que temos no centro da cidade é de valor inestimável.  Vale muito... muito.... muito mais do que uma simples rua. Ele pertence as futuras gerações. JOSÉ CARLOS FARINA - ADVOGADO - ROLÂNDIA-PR.

VENDA DE ÁREAS PÚBLICAS DE ROLÂNDIA NA FOLHA DE LONDRINA


CARTA DE FARINA NA FOLHA - ESTRAGO NO BOSQUE DE LONDRINA