JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

domingo, 26 de dezembro de 2010

NIKOLAUS SCHAUFF - FALA SOBRE TRADIÇÕES ALEMÃES

NIKOLAUS SCHAUFF

Nikolaus Schauff, um dos pioneiros da localidade. Aos 70 anos, o agricultor, que chegou à região em 1939, também viu seu pai, perseguido político por Hitler, voltar à Europa em 1950. Testemunha e protagonista do processo de colonização, Schauff elenca o que chama de “o que sobrou da influência alemã” na cidade: grupos folclóricos que têm seus pontos altos durante a Oktoberfest; sessões de filme em alemão no Centro Cultural Brasil-Alemanha e mesas-redondas no Clube Concórdia, locais em que os mais velhos se reúnem para preservar a cultura. Há ainda prédios históricos que datam do período de pujança que iniciou com o café, beneficiado pela terra roxa da região, que a fez ser conhecida como a “Canaã Brasileira”.
Nikolaus além de fazendeiro, foi vereador de 1982 a 1988

INFILTRAÇÕES NO GINÁSIO DE ESPORTES EM ROLÂNDIA

GINÁSIO DE ESPORTES CORRE RISCOS DE DESABAR
(FOTO By FARINA)
Na comunidade "Rolândia Politika" do Orkut um dos sócios postou que a bomba d´água existente embaixo do piso da quadra (que serve para bombear para fora a água da chuva) está quebrada há muito tempo.Não sou engenheiro, mas pelo que aprendi com meu irmão PauloAdemir Farina, a água é inimiga das edificações....
Vc não pode deixar água infiltrar por debaixo dos alicerces...Como é um principio da física e da química posso dizer que já há danos de dificil recuperação (pelo tamanho da obra) Isso se chama descaso e incompetencia (de todas as administrações que sucederam de 1974 até hoje.
JOSÉ CARLOS FARINA