JOSÉ CARLOS FARINA, BLOGUEIRO E YOUTUBER

sábado, 25 de dezembro de 2010

QUEM FUNDOU ROLÂNDIA ? By FARINA

APENAS A VERDADE

(foto de Hans Kopp)

Rolândia foi fundada pela Companhia de Terras Norte do Paraná, a partir de 1932. Os primeiros trabalhos de colonização a Companhia fez tudo sozinha: a)- Planejamento; b)- projetos; c)- mapas; d)- levantamento topografico; e)- demarcação de todos os lotes rurais e urbanos; f)- abertura de todas as ruas e estradas; g)- preocupação com construção de hotel; h)- construção da linha férrea e estação ferroviária; i) - venda dos lotes.
Pessoas como Koch Wesser, Johannes Schauff e Osvald Nixdorf contribuiram para as reservas de lotes em glebas separadas para alemães e judeus, ajudando-os nos primeiros anos da colonização. Os demais pioneiros italianos, japoneses, suiços, portugueses, brasileiros, e outros tiveram que se virar sozinhos. A maior parte das florestas foram derrubadas por trabalhadores braçais vindos do Estado de São Paulo e muitos mineiros e baianos.
Toda a colonização do norte do paraná foi muito bem organizada pela Companhia de terras. Quase nunca houve reclamação de áreas faltantes. Todos os diretores, funcionários e corretores da Companhia eram  homens de bem, e honraram sempre a palavra e os contratos estabelecidos.
O norte do paraná só é o que é hoje graça ao trabalho e seriedade da Companhia de terras.
JOSÉ CARLOS FARINA

CONSELHOS SÁBIOS PARA A VIDA TODA

LEIA E VIVA-OS EM SEU CORAÇÃO


Você tem o direito de ter raiva mas não pode ser cruel...

Plante um jardim e decore a sua alma em vez de esperar que lhe tragam flores...

Não importa onde você chegou mas para onde está indo...

Heróis são aqueles que fizeram o que tinha de ser feito ...

Paciência requer muita prática...

Há muito mais de  vossos pais em você do que imaginava....

Não importa o QUE você tem na vida, mas QUEM você tem na vida ....

A vida nos tira tão rápido as pessoas que amamos....por isso devemos dar a elas todo o nosso carinho e atenção SEMPRE...

WILLIAN SHAKESPEARE